© Depositphotos.com / luminastock Esteja sempre preparado: conheça um pouco mais sobre o processo seletivo e sobre a empresa, adiantando a formulação de respostas básicas.

Quando não se conhece situações que serão vivenciadas, cria-se uma série de ilusões que só aumentam a insegurança e o medo. Momentos decisivos para o futuro profissional do indivíduo, nos quais falhas podem acabar com as chances de sucesso, acentuam ainda mais a preocupação e o receio. A entrevista de emprego é o mais famoso desses momentos, e se você ainda não experimentou essa sensação, seguramente o fará. Para que você se saia bem na entrevista e aumente suas chances de sucesso, separei algumas dicas poderosas. Confira:

Prepare-se

Tenha em mente que a preparação é a sua melhor amiga. A entrevista é um procedimento formal: tem começo meio e fim, testes, provas e muitas perguntas. Portanto, conheça um pouco mais sobre o processo seletivo e se adiante na formulação de respostas e elaboração de argumentos para não ser pego de surpresa.

Informe-se sobre os princípios e valores que tangem a organização e busque pontos de consonância com seus valores pessoais, pois esse alinhamento é importante para a empresa e merece ser ressaltado.

Estude sobre a atividade da empresa, sua história, concorrentes e mercado de atuação. Estas informações o auxiliarão no entendimento da estratégia da empresa e certamente o deixarão mais preparado para a entrevista, além de mais confiante.

Empenhe-se

Ao demonstrar interesse pelas atividades desenvolvidas e vontade de aprender sempre e crescer junto com a organização, você expressa também determinação, foco e motivação. Essas são algumas das competências profissionais que são estimadas pelos recrutadores e gestores das organizações.

Saiba ressaltar suas qualidades e assumir os pontos que necessita melhorar

PSC

Ser verdadeiro diante de entrevistadores é a melhor opção que você tem. Lembre-se de que as pessoas que estão diante de você são avaliadores profissionais, capazes de identificar afirmações falsas. Evidencie suas qualidades e tente associá-las a eventos nos quais elas foram postas em prática. Caso perguntado sobre seus defeitos, evite dizer que é perfeccionista ou qualquer outra dessas respostas prontas. Seja sincero, mostre que tem o problema esclarecido e que já traçou o caminho necessário para saná-lo.

Promova-se

A aparência, os aspectos comportamentais e a atenção a detalhes falam muito sobre você. Procure chegar com antecedência ao local da entrevista, com roupas condizentes com o ambiente de trabalho e apresentáveis. Mantenha-se calmo, pois a ansiedade e nervosismo transparecem na linguagem corporal. Ao falar, seja claro e direto, e não dê voltas para abordar um assunto.

Uma entrevista de emprego é uma das diversas ocasiões em que suas capacidades serão avaliadas e postas à prova durante a vida. Por isso, estar preparado suscitará maior confiança nos avaliadores e possibilitará maiores chances de sucesso.

E você, quais técnicas utiliza para se dar bem em entrevistas de emprego? Compartilhe comigo e em suas redes sociais!

Veja mais dicas sobre entrevistas de emprego em “5 dicas de como se comportar em uma entrevista de emprego” e “O certo e o errado em uma entrevista de emprego”.