Não duvide – saber como abordar um cliente pela primeira vez é essencial, pois dependendo do modo como é feito este primeiro contato, as chances de conversão podem aumentar ou diminuir drasticamente. Por isso, é importante conhecer os diferentes perfis de clientes e dominar as técnicas de persuasão certas em cada momento. E ai, como você, profissional de vendas, age neste primeiro contato?

Pensando em tornar esta tarefa mais simples e assertiva eu trouxe algumas dicas de como fazer esta abordagem, lembrando sempre que antes de tudo, aquele potencial consumidor é um ser humano, com necessidades, sonhos, desejos e dores que precisam ser atendidas e sanadas. Continue lendo e veja como iniciar um processo de vendas de forma certeira.

3 Dicas de Como Abordar um Cliente pela Primeira Vez

Veja exemplos do que você pode fazer para melhorar seu primeiro atendimento e aumentar suas chances de conquistar seu cliente, converter vendas e fidelizá-lo para futuras novas compras.

Mostre Prestatividade, Mas Não Exagere!

Sempre que o cliente chega numa loja é normal que, ao abordá-lo, ele diga aquela velha e conhecida frase – “Estou apenas dando uma olhadinha”. Isso quer dizer, em outras palavras, que ele deseja ter espaço para procurar o que precisa, sem um vendedor acompanhando cada um de seus passos.

Entretanto, isso não impede você de se apresentar e mostrar-se solícito. Que tal dizer – Eu vi que você está dando uma olhadinha, eu sou fulano, se precisar de qualquer coisa ou tiver alguma dúvida, pode me chamar que estou à sua disposição, ok?

Isso marca a sua presença, mostra atenção e abre espaço para futuros contatos e para a comunicação entre vocês. Caso o cliente não precise de nenhuma informação naquele momento, ele dirá. Porém, assim que se decidir é de você que se lembrará para atendê-lo.

Respeite o Tempo do Cliente

PSC

Nada pior do que ser atropelado ou induzido veementemente a comprar algo. Cada pessoa tem um perfil comportamental diferente, ou seja, algumas podem gostar de uma abordagem mais direta e outros indivíduos podem ficar muito aborrecidos com as investidas do vendedor e, por isso, inclusive desistir da compra.

Portanto, uma das dicas de como abordar um cliente pela primeira vez é – respeite o tempo dele, procure observá-lo, entender suas necessidades e objetivos e dar o espaço que ele precisa para tomar sua decisão. Lembre-se que pressão não funciona com todo mundo e pode deixar uma péssima impressão do seu negócio. Tome cuidado!

Não Seja Invasivo

Esta dica casa com todas as demais anteriores, pois é importante entender que, mesmo interessado num produto ou serviço, se o vendedor for muito invasivo (ligar toda hora ou seguir o tempo todo o cliente na loja) ele pode sentir-se invadido e pressionado e acabar desistindo de comprar. Não mine suas possibilidades tendo atitudes prejudiciais ao seu trabalho. Fique atento!

Para isso, é importante que a pessoa sinta-se dona da situação e que, acima de tudo, o potencial cliente perceba que está sendo muito bem atendido. Por isso, busque ser prestativo, atencioso, decifrar o tempo de cada um, ter sempre respostas efetivas para as dúvidas, mas jamais seja invasivo e inconveniente.

Gostou das dicas? Por fim, seu tenho mais uma extra que certamente vai ajudar a impulsionar os seus resultados. Estou falando do Coaching em Vendas, treinamento voltado para o aprimoramento dos vendedores profissionais e que alia as técnicas de vendas e de Coaching para potencializar ainda mais os seus resultados.