O ser humano, de modo geral, tende a temer mais um desconhecido do que uma pessoa que ele conhece e convive. Contudo, a verdade é que a traição vem exatamente daquele que sabe quais são as suas vulnerabilidades. É claro que isso não é motivo para que desconfie de todos ao seu redor e sim que tome um pouco mais de cuidado ao escolher em quem vai confiar e acolher em sua vida e, também, para que evite desconfiar de um indivíduo apenas porque não o conhece bem.

Continue acompanhando e saiba como encontrar o equilíbrio para depositar sua confiança em quem realmente a merece e, por outro lado, evitar agir com desconfiança sem nem ao menos saber as intenções de uma pessoa.

A traição não pode partir de um desconhecido

A traição pode ocorrer de muitas maneiras, como em um casamento, nos negócios, entre amigos e familiares. Perceba que todas essas situações têm em comum o fato de que o gesto de deslealdade parte de alguém com quem se tem proximidade, que é o caso do cônjuge, de um sócio ou funcionário, de um amigo ou membro da família. Isso acontece porque, para trair uma pessoa, é preciso conhecê-la, saber qual é o seu calcanhar de Aquiles.

De acordo com o dicionário, a traição é a quebra da fidelidade prometida. Por esse motivo, ninguém é traído por um vizinho que mal conhece ou por um completo desconhecido, simplesmente porque não há uma relação de confiança a ser quebrada. O que torna casos de infidelidade tão trágicos e dolorosos é exatamente o fato de o traidor não ter honrado a confiança que lhe fora depositada.

Considerando tudo isso, é preciso dizer que ninguém deve sair por aí desconfiando de seus familiares, amigos, sócios e colegas de trabalho. Na realidade, não se deve desconfiar de ninguém que não deu motivo para isso, nem mesmo de um novo e desconhecido funcionário que chega para trabalhar contigo. O ponto não está em desconfiar de tudo e todos e sim em esperar o momento certo para depositar a sua confiança em alguém e evitar se decepcionar.

Vale lembrar que, mesmo tomando todos os cuidados antes confiar em uma pessoa, isso não é garantia de que nunca será traído. Embora ter cautela realmente ajude a minimizar os riscos, a verdade é que confiar é se arriscar, porque a vida é feita de incertezas e é isso que a torna fantástica e surpreendente. O segredo está em cuidar para que não aconteça, mas, caso venha a acontecer, saiba aproveitar a situação para tirar boas lições e evoluir, nunca para se culpar ou se julgar.

7 Dicas para construir confiança em relacionamentos

PSC

Depois de entender a relação entre confiança e traição, confira dicas para construir relacionamentos saudáveis, seja com familiares, amigos, colegas de trabalho ou a pessoa amada.

1 – Confie no seu valor

Antes de qualquer coisa, é fundamental que confie no seu valor, porque é assim que se sentirá digno do amor das pessoas ao seu redor. Quando não se tem essa consciência, a insegurança pode fazer com que pensamentos de desconfiança surjam a todo o momento e comprometam as relações. O indivíduo inseguro tende a exigir atenção demais, o que cansa a outra parte e gera o efeito oposto, fazendo com que ela se afaste.

2 – Honre sua palavra

Nossas ações são como bumerangues que, depois de lançados, retornam para nós. Desse modo, se deseja que as pessoas sejam verdadeiras contigo, faça o mesmo com elas. Cumpra suas promessas, guarde os segredos que lhe forem confiados e, principalmente, seja responsável com os sentimentos dos outros. Assim, sua postura irá aumentar as chances de que ajam com você da mesma forma.

3 – Preze sempre pela verdade

Confiança e verdade andam lado a lado, assim como traição e mentira. Então, se deseja manter laços sólidos e verdadeiros com os seus entes queridos, preze sempre pela verdade. Existem situações em que mentir parece mais fácil, contudo, esse ato, via de regra, tem suas consequências e certamente você será cobrado no futuro.

4 – Dê o benefício da dúvida

Imagine a seguinte situação: você tem um médico de confiança com quem se consulta há anos, porém, ele sai de férias e torna-se necessário procurar outro. Em vez de logo julgar que o novo profissional não é tão bom quanto o que já conhece, dê o benefício da dúvida, espere a consulta acontecer antes de formar sua opinião. Assim, evitará perder boas oportunidades por conta de ideias pré-concebidas.

5 – Mantenha o diálogo aberto

O diálogo é o que liga as pessoas, é a principal ferramenta para o entendimento. Dessa maneira, preze sempre por ele em seus relacionamentos. Caso faça algo que possa magoar alguém, converse, peça desculpas e explique seu ponto. Quando o contrário acontecer, tome a mesma atitude e diga o motivo pelo qual se magoou. Quanto mais conversas sinceras se tem, maior se torna a confiança.

6 – Esteja disposto a doar e a receber

Reciprocidade é a palavra de ordem para que um relacionamento seja marcado pela confiança e pelo respeito. Portanto, evite ser do tipo sanguessuga, que apenas recebe a dedicação das outras pessoas sem retribuir de nenhuma maneira. Saiba ouvir e acolher os seus entes queridos, esteja presente na vida deles em todos os momentos, oferecendo apoio quando precisarem e comemorando ao lado deles suas conquistas.

7 – Entenda que seres humanos falham

Por fim, entenda que seres humanos falham e uma quebra de confiança pode vir de onde menos se espera. Nesse caso, mesmo que não consiga manter a convivência, saiba perdoar, aceitar o que se passou e seguir em frente, sem permitir que esse fato isolado te leve a desconfiar de todos ao seu redor. Afinal de contas, amanhã poderá ser você cometendo um erro e decepcionando alguém, ninguém está livre de falhar, pois isso faz parte do desenvolvimento humano.

E você, quais são os requisitos para que confie em uma pessoa verdadeiramente? É do tipo que cria esse laço com facilidade ou é mais cauteloso? Conte-me sobre a sua relação com a confiança nos comentários abaixo!

Copyright: 1044410611 – https://www.shutterstock.com/pt/g/BogdanKhmelnytskyi