Confiança Quebrada – Como Posso Recuperar a Reputação?

Por: José Roberto Marques | Blog | 13 de junho de 2017
Casal brigando após ter a confiança quebrada

Anetlanda/Shutterstock Confiança quebrada é sinônimo de conflitos

Dizem que confiança quebrada é como um copo rachado: nunca mais volta ao seu estado normal! Para muitos, uma vez quebrada, acabou a relação de amizade, profissional ou amorosa, e não tem volta. Entretanto, todos nós erramos e não podemos ser definidos apenas por um erro, afinal, por trás de todo erro, acredito que existe a intenção positiva de acertar.

Mesmo sem querer, nós cometemos erros que realmente podem manchar a nossa reputação pessoal e profissional. E como nem sempre as pessoas estão dispostas a nos perdoar, é possível que uma falha acabe repercutindo por muito tempo se não for ressignificada, entendida e perdoada.

Construa relações cada vez melhores e mais saudáveis!
Clique aqui e acesse meu desafio “Detox da Mente”!

Neste sentido, olhando para sua vida, até aqui, quais são os erros cometeu e que abalaram a visão das pessoas sobre você?  Ou ainda quais foram os erros que os outros cometeram e que você não foi capaz de esquecer e perdoar ainda? Estas são reflexões importantes que devemos nos fazer sempre em relação à confiança quebrada, pois assim como não queremos ser julgados e rotulados por nossos desvios, os outros também não gostam disso.

Confiança Quebrada – Motivos que Levam a Quebra de Confiança

Traições no namoro ou casamento, mentiras nas amizades, trapaças profissionais e financeiras: estes são alguns dos principais motivos que levam a quebra de confiança nas relações humanas. Isso acontece porque onde existe uma relação entre duas pessoas se cria vínculos de amizade, amor, respeito e confiança, que nos fazem crer no melhor da pessoa e oferecer o nosso melhor também.

Você é feliz?

Por isso mesmo, quando alguma das partes ou ambas têm comportamentos negativos, que vão de encontro a esta confiança construída, ao longo dos anos, este laço pode ser quebrado para sempre. Isso acontece porque nem todos estão prontos para entender e se colocar no lugar do outro e a perdoar.

Como Recobrar a Reputação

A grande questão é que mesmo uma pessoa com caráter reto e que tenha uma história de acertos, dependendo do erro, pode ter sua reputação marcada por toda vida, se não se perdoar e se não for perdoada por aqueles a quem magoou. Porém, isso não quer dizer que não seja possível recobrar a imagem positiva que tinha antes. Para tudo existe solução: às vezes, é um pedido de desculpas, às vezes, é o tempo que cura as feridas e traz os aprendizados.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Para isso, é essencial que a pessoa mostre arrependimento sincero e que tenha atitudes que ajudem a que seus comportamentos positivos sejam maiores que os seus erros. Portanto, é importante não criar expectativas demais, pois a vontade de fazer certo não vai trazer um perdão instantâneo. Porém, com certeza seu empenho vai ajudar a que as pessoas ao seu redor tenham muito mais abertura para reconhecer seus esforços em mudar, fazer as coisas diferentes e seguir pelo caminho certo.

Se você cometeu uma falha que atingiu negativamente outras pessoas ou a si mesmo, comece pelo autoperdão, pois isso é fundamental que veja sua intenção positiva, possa aprender com seus erros e não repeti-los mais.  Outro ponto é pedir desculpas e perdão ao amigo, parceiro ou parceira, colega ou mesmo desconhecido quem você atingiu com seu erro.  Tenha coragem, isso é sinal de sua grandeza e mostra sua vontade de consertar seu descaminho.

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: