Na busca por estabilidade financeira, salários acima da média, benefícios, dentre outras razões, o interesse dos brasileiros por cargos públicos cresce intensamente. E junto a esse interesse, o número de concorrentes aumenta de maneira acentuada, o que torna a aprovação um objetivo que necessita de estudos, dedicação e foco.

Como o Coaching pode ajudar?

Os chamados “concurseiros” almejam as primeiras colocações, e para isso, precisam de planejamento, mudanças, motivação e disciplina, atribuições que o Coaching é capaz de oferecer. O Coaching é atualmente a melhor e mais eficiente metodologia de desenvolvimento e capacitação humana que tem como objetivo aumentar e acelerar a conquista de resultados extraordinários, através de sessões com um Coach, o profissonal que aplica esta metodologia.

As sessões são realizadas pelo Coach com o Coachee (concurseiro), e por meio de perguntas poderosas, ele conduz o processo e capacita o cliente a encontrar suas respostas, permitindo que ele explore toda sua capacidade em sua rotina de estudos, saindo do seu estado atual para seu estado desejado.

Como funciona a metodologia de trabalho?

O Coach utiliza técnicas e ferramentas do Coaching, direcionando da melhor maneira os recursos de seu Coachee para auxiliar na identificação e evolução de seus pontos de melhoria, potencializando seu desenvolvimento para alcançar os resultados almejados em curto espaço de tempo. Durante as sessões, serão traçadas metas rumo aos objetivos do candidato, com plano de ações que englobam os aspectos de seus hábitos de estudo e dedicação, assim como procurar manter o equilíbrio em todas as áreas de sua vida.

O comprometimento do concurseiro é imprescindível. Os encontros com o Coach são bastante significativos e o candidato deve ser fiel aos seus estudos, o que, muitas vezes, significa mudar hábitos durante o período de preparação para as provas. Se ele possui costumes como dormir tarde, noitadas e indisciplina, a mudança de comportamento deve ser firme, pois dela depende a aprovação de seu Coachee concurseiro.

O auxílio do Coach pode ser agregado desde as primeiras etapas, como a escolhas dos concursos a serem prestados, técnicas e rotinas de estudos, até o dia da prova. Mas não para por aí, pois o Coach auxiliará com excelência na gestão de sua carreira após ser efetivado no cargo público almejado.

A motivação é a chave do sucesso

PSC

Passar em um concurso público se assemelha bastante a uma maratona, ou melhor, àquela corrida pelos Andes que dura um total de três dias. Isso por que, assim como na analogia citada, o percurso que leva à aprovação é difícil e, principalmente, desgastante, sendo necessário manter-se sempre motivado para conseguir vencer o desafio.

Uma das maiores qualidades do processo de Coaching é trabalhar a motivação, impedindo que o Coachee fique desanimado ou mesmo desista de passar no concurso público. Além disso, o programa faz com que o concurseiro consiga utilizar o tempo da melhor forma possível. Isso não significa estudar 20h por dia, mas fazer com que às 10 valham por 20. Com auxílio de suas ferramentas, o candidado irá aprender a otimizar a absorção de conhecimento, sem exceder o seu ritmo.

Ferramentas de Coaching úteis para concurseiros

Roda da vida

Para passar em um concurso público, é preciso estar 100% focado nessa meta e não ter nada que possa atrapalhá-lo. Saúde, convívio familiar, vida pessoal e profissional, qualquer um desses aspectos pode estar afetando diretamente o seu sucesso. A ferramenta roda da vida consegue mapear os seus níveis de satisfação em cada um deles e determinar áreas que demandam atenção para conseguir focar totalmente no seu objetivo principal.

Autofeedback

Podendo ser usado diversas vezes até que consiga ser aprovado, o Autofeedback
é uma ferramenta que ajuda Coachee a mensurar os resultados e determinar se está trilhando o melhor caminho para atingir seus objetivos. Para obter as respostas com mais precisão, o Coaching possui uma série de perguntas poderosas.

Testes de sistema representativo

Nós compreendemos o mundo através de diferentes canais ou sentidos (visão, audição, sensação corporal, olfativo e gustativo), pelos quais recebemos, armazenamos e codificamos todas as informações. É também por meio desse sistema que percebemos o mundo e desenvolvemos o conhecimento. Por isso, identificar qual o sistema representativo predominante ajuda o Coachee a ter uma maior compreensão de si.