Para ser um bom empreendedor, é preciso, antes de tudo, ter comportamento empreendedor. Na prática, isso quer dizer que, além de pensar, você também deve agir como um empresário e ter atitudes condizentes com o líder de uma empresa. Por isso, independentemente do tamanho do seu negócio ou da sua área de atuação, é preciso que, desde o início, você saiba quais são esses comportamentos e os coloque em prática.

Como dono do seu próprio negócio, é em você que os seus funcionários vão se inspirar para saber como proceder nas suas respectivas funções, e também é com você que os fornecedores, sócios e parceiros vão se relacionar mais diretamente. Para sair-se bem em todos os momentos você precisa desenvolver uma postura diferenciada, dominar determinados conhecimentos sobre gestão de pessoas e de empresas e ter ações eficazes e congruentes no seu dia a dia.

Quer saber quais comportamentos são esses? Então, continue a leitura a seguir e saiba tudo sobre o assunto!

8 exemplos de comportamento empreendedor

Confira, na sequência, 8 comportamentos que expressam a identidade de um empreendedor de sucesso!

1. Comunicação efetiva

O empreendedor deve saber comunicar bem as suas ideias e ter uma boa comunicação, isto é, respeitosa e que não agrida ninguém. Na hora de dar feedbacks ou orientar e delegar as tarefas aos seus profissionais, o líder deve ser sempre bem claro, específico e conciso. Isso elimina retrabalhos, diminui erros, cria um ambiente de trabalho mais produtivo e harmônico, e as ações da equipe se tornam mais eficazes. A comunicação também deve ser empática, amigável e motivadora!

2. Liderança pelo exemplo

Liderança não é só o que dizemos, mas também o que fazemos. O empreendedor deve ter em mente, portanto, que ele é o líder da empresa e que os seus exemplos influenciam diretamente as atitudes e os resultados dos seus liderados. Assim, faça uma liderança pelo exemplo, esteja atento aos seus comportamentos, compartilhe o seu melhor, tenha congruência nas suas decisões e inspire os seus funcionários a seguir você voluntariamente. Seja empático, organizado, criativo e pontual sempre!

3. Visão inovadora

PSC

Um empreendedor é uma pessoa que vê oportunidades onde quase ninguém vê e que faz delas as chances de o seu negócio crescer. Assim, é possível expandir a sua atuação e aumentar o faturamento. Para isso, um dos principais comportamentos empreendedores é a inovação, que traz ao negócio um diferencial competitivo, agrega valor e o coloca à frente dos demais. Inovar não necessariamente significa elaborar um produto ou serviço 100% novo, podendo ser apenas um incremento ou aperfeiçoamento!

4. Determinação

Ser empresário é muito bom, mas também é uma ousadia, pois, no caminho, existem muitas dificuldades, e o trabalho sempre exige muito. Entretanto, o que faz toda a diferença é a determinação, além da vontade de superar os obstáculos, de crescer e de fazer do seu negócio um sucesso, mesmo com problemas e tropeços no caminho. Essa vontade de ir além é o que acende uma chama no coração do empreendedor e o impulsiona a seguir firme no seu propósito, vencendo os seus medos e adversidades para construir uma grande empresa com resiliência.

5.Conhecimento

Quanto mais conhecimentos e experiências práticas você agrega ao seu know-how, maiores também são as suas chances de gerenciar a sua empresa de forma efetiva e cometer menos erros na administração. Por isso, empreendedor, estude sempre, vá a palestras, faça cursos, participe de workshops, leia bons livros, converse com empresários mais experientes e acumule mais e mais informações, de modo que isso dê a você os subsídios necessários para ser mais eficaz como gestor da sua empresa.

6. Motivação

Não se pode falar em empreender sem motivação. Esse caminho é cheio de desafios: organizar-se financeiramente, esperar algum tempo até começar a ter lucro, lidar com clientes e fornecedores, treinar os funcionários, tomar decisões difíceis diariamente, planejar estrategicamente o marketing, fazer pesquisas de mercado, ficar de olho na concorrência… Realmente, é uma rotina cansativa.

Por isso, o empreendedor deve estar motivado, não só quando alcança as suas metas, mas ao longo de todo o percurso. Ele também deve ser capaz de transmitir essa motivação a todos os membros do negócio!

7. Planejamento estratégico

Planejar estrategicamente uma empresa é uma atividade que deve ser feita periodicamente, consistindo nos seguintes pontos:

  • Compreender o estado atual;
  • Definir o estado desejado;
  • Listar as ações que precisam ser feitas para sair do estado atual e chegar ao estado desejado;
  • Delegar funções de acordo com o nível de conhecimento de cada funcionário;
  • Ouvir as sugestões de todos e tomar decisões estratégicas;
  • Colocar o planejamento em prática;
  • Monitorar os resultados com frequência e realizar os ajustes necessários para garantir os melhores resultados possíveis.

Um bom empreendedor certamente segue todos os passos acima descritos para alcançar as suas metas.

8. Coragem

Por fim, não podemos deixar de citar que empreender é um ato de coragem. Ser dono do próprio negócio parece libertador (e até pode ser!), mas envolve muitos sacrifícios: de tempo, de dinheiro, de lazer, de descanso, e por aí vai. Além disso, é difícil saber se e quando o negócio vai começar a dar certo, especialmente na era dinâmica que temos vivido, marcada por elevada concorrência na maioria dos segmentos. Ter coragem, porém, não é não ter medo, mas sim agir na superação desse medo, por meio do planejamento estratégico.

Os 8 itens acima são comportamentos fundamentais a todo e qualquer empreendedor. Eles precisam ser desenvolvidos, exercitados e reciclados diariamente, pois só assim o empreendedor conseguirá alcançar o sucesso que tanto deseja. Por isso, se esse for o seu caso, salve este artigo em um lugar especial e releia-o quantas vezes forem necessárias!

E para você, querida pessoa, qual é comportamento que todo empreendedor deve ter? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas r