Comportamento-moral

Comportamento Moral no Trabalho – A Importância de Manter a Postura no Ambiente Profissional

Por: Pollyana Ribeiro | Blog | 12 de agosto de 2019

Em qualquer contexto, seja profissional ou pessoal, é essencial cultivar um comportamento moral. Tal atitude demonstra que você tem caráter e preza por honestidade e cumprimento de regras e prazos. No fim das contas, o profissional que se mantém correto, apesar dos influenciadores externos, é aquele que não deve nada ao patrão ou à justiça, pois as suas ações são impecáveis. 

Afinal, ninguém precisa cooperar com a imagem do brasileiro que dá um jeitinho em tudo, não é mesmo. Fuja desse estereótipo e seja a referência enquanto pessoa, dentro e fora do trabalho. Os comportamentos positivos e honestos são os melhores exemplos que líderes podem dar à sua equipe. Do mesmo modo, os liderados devem zelar por uma cultura onde a honestidade seja um valor cultivado por todos.

Se você se interessou pelo tema e gostaria de aprender mais a respeito da importância do comportamento moral no trabalho, é só continuar a ler este artigo. Acompanhe! 

Conquiste resultados verdadeiramente extraordinários na sua vida!
Quer saber como? Clique aqui e dê o primeiro passo rumo ao topo!

A relevância do comportamento moral no trabalho

Manter uma postura ética no ambiente de trabalho e um comportamento moral vem da formação de caráter de cada indivíduo. Assim, se o colaborador não tem valores positivos e congruentes, acaba repetindo dentro da empresa, o que já faz de errado fora dela, o que é muito nocivo.  

Aqueles que, por exemplo, vêm à organização como um local onde devem manter o respeito às regras, cultivar a ética e também ter cuidado com o bem-estar comum, são os que melhor se adéquam à sua cultura. Por outro lado, os profissionais que acreditam que podem usar os recursos da empresa em benefício próprio, além de estarem se apropriando ilegalmente destes, também estão dando referências ruins aos demais.

Para que você entenda melhor do que estou falando e consiga identificar esse tipo de característica positiva ou negativa, veja os exemplos que selecionei para você. 

3 exemplos de atitudes positivas em ambiente profissional 

Confira agora mesmo alguns dos principais exemplos do que você deve fazer em seu dia a dia profissional para ter sempre um comportamento moral positivo. Veja: 

Evitar fofocas a todo o custo: falar mal das pessoas ou criar boatos em relação à empresa são exemplos de comportamentos imorais que todo profissional não deve fazer. Além de causarem sérios prejuízos à qualidade do ambiente de trabalho, esse tipo de atitude pode manchar a reputação das pessoas, causar alvoroços entre os membros da equipe e até prejudicar a produtividade e os resultados do time. 

Não usar os recursos da empresa: a organização é o seu local de trabalho e todos os seus gastos incidem em custos para o empregador. Assim, fazer impressões de documentos na impressora da organização ou usar seu telefone para ligações pessoais são exemplos de comportamentos errados que devem ser evitados. Uma pessoa ética jamais usa os recursos da organização em benefício próprio ou das vantagens do de cargo para atrair pessoas ou benefícios pessoais. Lembre-se disso!

Respeitar as regras da instituição: cumprir com os horários de entrada, almoço e saída; a hierarquia da instituição; códigos de ética; código de conduta; e prazos são exemplos de comportamentos positivos que todo colaborador deve ter em seu trabalho. Para que a cultura da empresa se torne viva ela precisa ser respeitada e vivenciada por todos. Um dos preceitos para isso é seguir suas regras e orientações e não corrompê-las.

Essas referências que você acabou de ler são essenciais para qualquer pessoa que esteja entrando no mercado de trabalho ou que já esteja lá há mais tempo. São comportamentos básicos que remetem às questões de honestidade, ética e moral que falei no início do texto. 

Vale lembrar que, ao não seguir o caminho da ética, você não tem moral para criticar outros profissionais e até mesmo políticos corruptos. Para mudarmos a situação ética do nosso país, precisamos nos ater a ideia de que somos os agentes da mudança, tanto na sociedade como dentro das empresas para as quais trabalhamos. Cultive o comportamento moral no trabalho e faça parte da construção de um país melhor e mais honesto dentro das empresas também.

Como identificar os profissionais não éticos

Infelizmente, não existe bola de cristal para descobrir logo de cara se a pessoa é ética ou não. Porém, é possível identificar algumas características suspeitas durante o processo de seleção e recrutamento. 

O profissional de recursos humanos (RH) deve estar atento às atitudes de todos os candidatos, sejam de recrutamento interno ou externo. Para isso, é preciso fazer uma entrevista de comportamento detalhada em relação ao passado profissional da pessoa. Investigue se houveram cenários em que a pessoa teve que tomar uma decisão desonesta e não se arrepende disso, pois era o que poderia ser feito na época.

Além disso, é interessante usar situações do dia a dia que exigem decisões rápidas e éticas como exemplos para que o candidato fale rápido qual seria reação dele. Dependendo da resposta, você já tem uma ideia do que ele considera como honesto ou não. 

Conquiste resultados verdadeiramente extraordinários na sua vida!
Quer saber como? Clique aqui e dê o primeiro passo rumo ao topo!

Para completar, é importante acompanhar a entrevista técnica com o profissional da área que abriu a vaga para conferir se o profissional muda alguma opinião ou fato a respeito da própria experiência. Alterar esse tipo de informação é um forte indício de que o candidato não é fã de ficar ao lado da verdade. 

O profissional de RH que deseja evoluir neste sentido pode contar com o coaching para essa caminhada. O método usa de técnicas eficazes que podem ajudar você a definir um mapa de comportamento de uma pessoa ou de mais colaboradores. 

Agora que você já leu sobre a importância de se manter um comportamento de ética e moral intactos no trabalho, é hora de começar a aplicar o novo conhecimento no dia a dia. Fique de olho para conferir se algum colega está faltando com a verdade e que pode estar prejudicando você, outras pessoas ou a empresa com a essa atitude. 

Você gostaria de acrescentar algo no texto, pessoa querida? É só escrever abaixo!

 

Copyright: https://www.shutterstock.com/

Deixe seu Comentário: