Lidar com uma pessoa que tem complexo de superioridade pode ser desafiador, visto que se trata de um indivíduo que sempre se mostra acima de todos os outros ao seu redor. A chave para conviver em harmonia com alguém que tem esse problema é buscar compreender as razões que a levam o agir de tal forma e não dar-lhe tanta importância. Assim, conseguirá se blindar e não se deixará abater com atitudes negativas que tenha em relação a você.

Construa relações cada vez melhores e mais saudáveis!
Clique aqui e acesse meu desafio
“Detox da Mente”!

Características de um Indivíduo Com Complexo de Superioridade

A melhor forma de identificar uma pessoa com sentimento de superioridade é conhecer as características comuns dessa personalidade. É importante se atentar para não confundir uma pessoa que é confiante de suas qualidades com aquelas que apenas se sentem superiores e fazem questão de deixar isso claro a todo o momento. Veja quais são os comportamentos mais comuns.

  • Estão o tempo todo se vangloriando e dizendo o quanto são superiores aos outros, isso costuma incluir, principalmente, inteligência, aparência, dinheiro, sucesso, status e eficiência.
  • Não se contentam em apenas exaltar suas qualidades e gostam de se comparar com outras pessoas, apontando os defeitos delas.
  • Acreditam que precisam agir dessa forma para que sejam valorizadas.
  • Assim como qualquer outra pessoa possuem qualidades, mas se esforçam para superestimá-las.
  • Por mais que digam o contrário, têm uma grande preocupação com as opiniões alheias sobre si.
  • São pessoas que chamam a atenção por onde passam, seja pela forma como falam e agem ou pelo estilo de se vestir.
  • Têm dificuldade para aceitar o êxito dos outros e sempre encontram uma forma de apontar algum defeito.
  • Colocam a culpa em outras pessoas ou em fatores externos para justificar os seus fracassos.

Como Lidar Com Pessoas Que Têm Complexo de Superioridade

Seja na família, entre amigos ou no ambiente de trabalho, saber lidar com uma pessoa que tem complexo de superioridade é importante para evitar que ela exerça uma influência negativa sobre você e faça com que acredite que é inferior. Lembre-se que todos os indivíduos, sem exceção, possuem suas qualidades e talentos, bem como os pontos a serem melhorados.

Entenda as Limitações Dessa Pessoa

O primeiro ponto que deve ser considerado é que, apesar de não ser considerada uma patologia, o complexo de superioridade é um forte sinal de que aquele indivíduo tem grandes dificuldades de lidar com suas limitações e, no fundo, ressalta suas qualidades como forma de ser notado. A atitude de sempre se colocar como superior, nada mais é do que uma forma de tentar se convencer de que é bom o suficiente.

Então, antes de sentir raiva de alguém que tem esse complexo, o veja como uma pessoa insegura e que precisa de ajuda para lidar melhor com suas frustrações e medos. Uma forma simples e que está ao seu alcance é identificar os pontos fortes dela e fazer elogios sinceros. Isso poderá amenizar a necessidade que o indivíduo sente de se autoafirmar a todo o momento, já que perceberá que foi reconhecido.

Fale de Forma Confiante e Tranquila

PSC

Por mais que, em determinadas situações, pareça que a sua paciência vai se esgotar, procure manter a calma ao falar com uma pessoa que tem complexo de superioridade. Mostre que tem segurança sobre o que está dizendo e procure ouvi-la com atenção. Se ela disser algo com o qual discorda, analise se realmente vale a pena discordar. Caso chegue à conclusão de que deve falar, faça isso com tranquilidade. Dessa forma, poderá expor a sua opinião sem criar conflitos que atrapalhem a harmonia do ambiente.

Analise o Que Te Incomoda

É natural que alguém que tenha sentimento de superioridade e fique a todo o tempo exaltando suas qualidades, em um primeiro momento, incomode aqueles que convivem com ele. Entretanto, procure pensar exatamente no que te incomoda e quais são as razões para isso. Muitas vezes, o ato de racionalizar os seus sentimentos em relação a essa pessoa vai te ajudar a relevar e agir de forma mais natural, sem deixar que o comportamento dela te atinja e lhe faça agir de forma irracional.

Evite Entrar em uma Competição

Ao entender as razões que levam uma pessoa a se colocar como superior você perceberá que entrar em uma competição para ver quem é o melhor é dispensável e desgastante. Quando se tem consciência sobre suas próprias qualidades percebe-se que é desnecessário divulgá-las, pois elas serão percebidas no dia a dia por aqueles que convivem contigo. Então, se um colega de trabalho se colocar como superior; procure não se incomodar.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Como Superar o Complexo de Superioridade

Se, ao saber mais a respeito do complexo de superioridade, identificou as características em seu próprio comportamento, saiba que é possível resolver suas questões internas e se tornar uma pessoa mais segura de suas qualidades. O primeiro passo é entender que não é necessário diminuir alguém para se sentir melhor, todos podem ser bons, seja no trabalho, nos estudos ou na vida de uma forma geral.

Vale lembrar que não há problema nenhum em ter consciência das suas qualidades, inclusive isso ajuda a manter uma boa autoestima e é muito positivo. Vivemos em uma sociedade que, muitas vezes, distorce valores e julga como arrogante um indivíduo que tem consciência dos seus talentos. Apenas é importante se atentar para encontrar o equilíbrio entre a autoestima saudável e o sentimento de superioridade.

A chave para grande parte das questões emocionais é o autoconhecimento. O entendimento sobre os seus sentimentos é a melhor maneira de saber lidar melhor em relação a cada um deles. No caso da insegurança, por exemplo, procure pensar em todas as coisas positivas que já conquistou ao invés de focar naquilo que não conseguiu concluir. Tudo pode ser aperfeiçoado, cabe a você buscar ser a sua melhor versão.

A Importância da Empatia nos Relacionamentos Humanos

Espero que as dicas que compartilhei te ajudem a lidar de uma maneira positiva com pessoas que tenham este complexo de superioridade ou encontrar a solução para resolver essa questão em seu interior. Antes de julgar alguém pelas suas atitudes, procure ter empatia e buscar entender as razões que o levam a agir de tal forma. Tenho a certeza de que isso vai te ajudar a ter relacionamentos muito mais saudáveis e positivos em todos os setores de sua vida e a entender o seu valor no mundo.

Copyright: 677739136 – https://www.shutterstock.com/pt/g/chaiyawat%20sripimonwan