Profissional triste olhando para colegas ao fundo em função de seu complexo de inferioridade que lhe faz sentir menor que seus colegas

Phovoir’s/Shutterstock O complexo de inferioridade sabota a mente e os resultados dos profissionais!

Entendemos como complexo de inferioridade aquela mentalidade que levam a pessoa a ter comportamentos negativos sobre suas capacidades. Também faz com que ela se autossabote; pense sempre que é inferior aos demais ou mesmo incapaz de conquistar seus objetivos profissionais e também pessoais.

Esta crença negativa acontece em decorrência de extrema baixa autoestima, que leva a um autorreprovação, autodesvalorização e também a grande insegurança em todos os aspectos da vida.  O termo “complexo de inferioridade” foi criado pelo psicólogo austríaco Alfred Adler, que é considerado o pai da Psicologia do Desenvolvimento Individual.

Efeitos do Complexo de Inferioridade

Este problema é muito sério e faz com que a pessoa sinta-se, o tempo todo e em tudo que faz; inferior aos demais. No trabalho, o profissional que sofre com o complexo de inferioridade, mesmo tendo conhecimentos e experiências profissionais ricas, sempre acha que suas ideias e seu trabalho são bem piores do que as de seus colegas.

Também por isso, este colaborador já faz as coisas pensando que não vai dar certo, afinal, nada do que ele faz é bom o suficiente para ser reconhecido e elogiado. E mesmo que isso não seja a realidade e que seja um excelente funcionário, não se sente merecedor de receber os méritos por seu trabalho.

Dicas Para Ajudar seu Colega de Trabalho

Se você já identificou que seu colega de trabalho é um excelente profissional, mas sofre com um terrível complexo de inferioridade, é hora de agir para ajudar seu amigo.  A primeira dica para isso é chamá-lo para uma conversa franca, onde você pode oferecer seus feedbacks e mostrar-lhe o quanto é competente.

Busque também ouvir a pessoa, seus pontos de vista e tente ajudá-la a compreender de onde vem tanta insegurança e este sentimento nocivo de se achar inferior aos demais. Mostre também como o colega é capacitado, inteligente e um excelente funcionário e, especialmente, tudo que ele está perdendo ao se boicotar e como esta sabotagem impacta negativamente em seus resultados e sua carreira.

PSC

Por fim, se o problema persistir, pode ser que melhor alternativa seja sugerir ao colega de trabalho que procure uma ajuda especializada de um profissional que possa lhe ajudar a eliminar definitivamente seu complexo de inferioridade.

Em seu dia a dia na empresa, sempre que ele quiser proferir frases autodepreciativas, corte essa atitude na raiz lembrando-o que isso não é nada bom tanto para ele quanto para quem lhe ouve. Com o tempo e um bom acompanhamento ele vai acabar percebendo que o copo está meio cheio e que é um ser humano especial.