Pergunte a uma criança de uns dez anos de idade o que ela quer ser quando crescer. Existem grandes chances de que a resposta seja: youtuber, que é a forma como as pessoas que produzem vídeos para o YouTube ficaram conhecidas. Se, no passado, publicar conteúdo no site era apenas um passatempo, hoje, muitos constroem carreiras dessa forma, atingindo um grande público. Se você deseja saber como ser youtuber e ter sucesso empreendendo na internet, tenho a certeza de que irá gostar das dicas que compartilharei no decorrer do artigo.

10 Dicas de Como Ser Youtuber e Construir uma Carreira na Internet

Ser youtuber é uma das profissionais mais desejadas do momento, principalmente entre os jovens, porém, algumas pessoas não têm a consciência de que, para alcançar o sucesso, é preciso muito esforço e dedicação. Além disso, é preciso considerar alguns pontos importantes, que você verá a seguir.

1 – Determine os Assuntos Que Pretende Abordar

Em primeiro lugar, é importante que pense a respeito dos assuntos que pretende abordar nos seus vídeos. O leque de opções é infinito, entretanto, é interessante que foque em algo que seja do seu interesse, afinal, é fundamental que domine o tema para que tenha informações relevantes para passar para as pessoas. Vale lembrar que você não precisa, necessariamente, falar sobre uma coisa só, mas o ideal é que sejam assuntos que se relacionem entre si, para que o público se identifique.

2 – Pesquise Sobre o Público Que Deseja Atingir

Após determinar o assunto que irá abordar em seus vídeos, considere qual o público você irá atingir com eles, considerando gênero, faixa etária, interesses, entre outras características. Conhecer esse público é importante para que você fale diretamente com ele, considerando principalmente sua postura e a linguagem que irá usar. E se você já tem um canal no YouTube, poderá utilizar as estatísticas fornecidas pelo site para conhecer as pessoas que te assistem e oferecer um conteúdo cada vez mais direcionado para elas.

3 – Aprenda Sobre Filmagem e Edição

Quando se trata de produzir vídeos, um ponto de grande importância é a qualidade das imagens. Lembrando que você não precisa ter uma câmera profissional de última geração, mas é interessante que procure fazer o melhor que puder dentro das suas possibilidades. Hoje, muitos smartphones têm câmeras de boa qualidade, que podem se tornar ainda melhores com uma boa iluminação e edição. Por isso, pesquise e queira sempre aprender mais, pois é assim que conseguirá evoluir.

4 – Determine uma Frequência Para Publicar Vídeos

O próprio nome YouTube deixa claro qual é o objetivo do site, que é algo como “canal você”, dando às pessoas a oportunidade de elas criarem o seu próprio canal de TV, só que na internet. Considerando isso, você pode se inspirar em algumas características dos programas de televisão para conquistar o público, como, por exemplo, ter data e hora para publicar vídeos. Assim, as pessoas irão se habituar com esses dias e o seu conteúdo passará a fazer parte da rotina delas.

5 – Não Tenha Medo de Começar Pequeno

PSC

Muitos veem youtubers que já se consolidaram na carreira e desanimam de realizar seu sonho por acharem que é algo distante demais. Porém, saiba que todos tiveram um começo e, quanto antes der o primeiro passo, mais perto estará do seu objetivo. Então, evite esperar pelas condições perfeitas e comece com as ferramentas que tem em mãos hoje. Assim, aos poucos, conforme o seu canal for crescendo, você poderá adquirir novas ferramentas de trabalho e, também, desenvolver novas habilidades.

6 – Comece Divulgando Para Amigos e Familiares

Não basta criar um canal e começar a publicar vídeos, é preciso divulgá-lo para que as pessoas o conheçam. E a melhor maneira de fazer isso é compartilhando com amigos e familiares, assim, eles poderão repassar para terceiros e, aos poucos, o seu público irá aumentar. Se, ao fazer isso, receber feedbacks que possam te ajudar a melhorar a qualidade dos vídeos, ouça com atenção. Porém, se receber críticas vazias, que sabe que não foram ditas com a intenção de te ajudar, simplesmente ignore e siga em frente.

7 – Preze Sempre Pela Sua Credibilidade

A renda dos youtubers costuma vir dos anúncios que aparecem antes dos vídeos e, também, de campanha publicitárias e divulgação de produtos e serviços. Apesar de essa ser uma etapa que demora um pouco mais para acontecer, já que as marcas procuram por produtores de conteúdo que já tenham um público maior, é importante que esteja preparado desde já, para que apenas aceite propostas para falar de produtos e serviços que você realmente goste e que sejam de qualidade, pois a sua credibilidade é o seu maior bem.

8 – Responda os Comentários e Interaja Com o Seu Público

O YouTube conta com uma caixa para publicação de comentários abaixo dos vídeos e essa é uma excelente maneira de aproximar os produtores de conteúdo do seu público. Por isso, esteja sempre atento aos comentários que recebe, para que veja o que as pessoas estão achando do seu canal, perceba coisas que deram certo e aquelas em que pode melhorar. Além disso, ter um relacionamento próximo com os seus espectadores é maravilhoso e faz com que eles se tornem verdadeiros fãs do seu trabalho.

9 – Identifique Seus Objetivos e Transforme-os em Metas

Para realizar qualquer objetivo, é muito importante que defina metas, para que concentre seus esforços para alcançá-las. Em se tratando de um canal no YouTube, algumas metas interessantes de serem traçadas envolvem a frequência de vídeos publicados por semana, o número de inscritos a serem conquistados em determinado período e assim por diante. As metas irão te ajudar a se manter motivado e a fazer escolhas mais inteligentes.

10 – Dê o Seu Melhor e Seja Paciente

Por fim, é fundamental que saiba que não é do dia para a noite que o reconhecimento virá. Inclusive, não é indicado que deixe um trabalho convencional, pois, na grande maioria dos casos, os produtores de conteúdo demoram para conseguirem se manter apenas com os ganhos obtidos com o canal. Por isso, comece fazendo os vídeos por ser algo prazeroso, se dedicando e desfrutando do processo. Assim, não se frustrará caso os resultados demorem mais para chegarem.

Se você tem o sonho de ser um youtuber de sucesso, vá em frente, se dedique e faça o melhor que puder. Você é capaz de realizar o que quiser, mas, para isso, é fundamental que acredite e ouse ir além.

 

Copyright: 1041026248 – https://www.shutterstock.com/pt/g/sutipornth