As dívidas são causadas por um descontrole financeiro, que pode acontecer por uma situação inesperada ou pela falta de planejamento. Ter débitos em aberto com pessoas e empresas é algo capaz de tirar o sono de qualquer um e, inclusive, causar um grande descontrole emocional. Entretanto, por mais desafiadora que seja essa situação, saiba que é possível contorná-la. Confira, a seguir, dicas efetivas de como sair das dívidas e passar a ter uma relação muito mais saudável com o seu dinheiro.

A Importância de Identificar a Causa da Dívida

Além de buscar encontrar formas de quitar todas as dívidas, é fundamental identificar o que as causou. Assim, será possível entender as razões e tomar as medidas necessárias para que não volte a acontecer. Se foi uma situação inesperada, por exemplo, a estratégia mais inteligente a ser adotada é começar a poupar todos os meses para ter uma reserva de emergência. Dessa forma, terá um dinheiro guardado para usar em casos de necessidade e não precisará recorrer a empréstimos e cartões de crédito.

Existem casos em que as dívidas são fruto de um grande descontrole emocional ou, mesmo, de um vício, que pode ser em bebidas, drogas, compras, sexo, jogos. Nesses casos, poder contar com o apoio de familiares e amigos é indispensável. Além disso, é necessário buscar ajuda especializada para que o problema seja tratado da maneira correta.

Dicas de Como Sair das Dívidas

Depois de descobrir o motivo que causou o acúmulo de dívidas, chega o momento de resolver todas as pendências e definir as estratégias para quitá-las. Se possível peça ajuda a uma pessoa de confiança, que entenda do assunto, a exemplo de um especialista na área de finanças pessoais, assim ela poderá te dar apoio em todas as etapas. Além disso, para começar a virar este jogo agora, confira os passos necessários para começar a promover essa mudança na forma como lida com o seu dinheiro.

Organize as Dívidas

Comece reunindo todos os boletos, carnês, faturas, empréstimos e notas promissórias que precisa pagar. Utilize uma planilha, aplicativo ou mesmo um caderno para listar todos os débitos. Escolha a opção que for te oferecer maior facilidade para controlar. Então, chega a hora de somar todos os valores. Por mais assustador que pareça, evite fugir desse momento, pense que as dívidas já existem e quanto antes encará-las, melhor será para resolvê-las.

Na hora de realizar a soma, considere os valores com e, também, sem juros. Saber o valor inicial é importante para que tenha argumentos ao negociar com os credores. Quanto mais informações tiver, melhor será para fazer as propostas de pagamentos.

Defina Como Irá Pagar as Dívidas

PSC

Chega a hora de analisar toda a sua vida financeira e os seus custos de vida, a fim de definir as formas de conseguir a quantia necessária para quitar os débitos. Os principais aspectos a serem considerados são:

Redução de Custos: em se tratando do seu estilo de vida, existem coisas das quais pode abrir mão para reduzir os custos? Atitudes simples, como cozinhar em casa ao invés de comer sempre em um restaurante, por exemplo, podem fazer uma grande diferença no final do mês. Então, pense friamente onde pode cortar o máximo de custos possível, mas, claro, sem passar necessidades.

Venda de Bens: você possui algum bem que possa vender? Carros, móveis, roupas, joias ou qualquer outra coisa que tenha certo valor, mas que não irá lhe fazer tanta falta e que poderá viver sem? Reavalie seu patrimônio e veja quais coisas podem se tornar uma fonte de dinheiro para quitar suas dívidas, lembrando-se de fazer isso sem se desfazer de bens essenciais. Faça escolhas inteligentes e sensatas, ou seja, você pode considerar, por exemplo, trocar sua casa atual por um imóvel menor e, com o dinheiro da venda quitar suas dívidas e ainda manter seu lar doce lar. Defina prioridades.

Renda Extra: existe alguma atividade extra que possa realizar para ganhar mais dinheiro? É importante pensar fora da caixa para considerar todas as opções e, então, definir a que seja mais viável. Aproveite para pensar, também, no seu emprego, se há a possibilidade de fazer horas-extras, conseguir um aumento ou, até mesmo, buscar uma empresa que ofereça um salário melhor.

Empréstimos: se não conseguir o valor necessário com as dicas acima, uma saída pode ser encontrar uma linha de crédito que tenha menos juros do que os seus credores. Nesse caso, você estará trocando uma dívida cara por uma mais barata e, assim, conseguirá mais fôlego para quitá-la. Contudo, é muito importante que se comprometa apenas com parcelas que tem total certeza que pode pagar, para que não crie um novo problema e para que sua dívida não vire uma bola de neve.

Renegocie Com os Credores

Assim que definir a origem do dinheiro para começar a quitar as dívidas, chega o momento de entrar em contato com os credores. Não tenha medo ou vergonha de encará-los, pois as empresas estão acostumadas a realizar renegociações e muitas contam com funcionários especialmente para isso. Vá preparado para negociar e leve todas as informações referentes ao valor que tem para pagar ou que pode se comprometer mensalmente, no caso de parcelamentos.

Caso tenha conseguido reunir um valor maior para realizar o pagamento à vista, faça uma proposta. Mesmo que o valor oferecido seja menor do que o total da dívida com juros, são grandes as chances de o seu credor aceitar, pois será vantajoso para ele também.

Construa Uma Relação Saudável Com o Seu Dinheiro

Após passar por todo esse processo de reorganização financeira, certamente aprenderá muitas lições valiosas, que irão te ajudar a ter uma relação mais saudável com o seu dinheiro e aprender a controlá-lo de maneira mais eficiente. Além disso, para evitar acumular dívidas novamente, será necessário adotar novos hábitos, para que consiga viver dentro do seu orçamento.

Ter metas financeiras estabelecidas poderá te ajudar a manter o foco e evitar gastos desnecessários. Sempre que for comprar algo, pense antes se aquilo é realmente necessário, e isso vale tanto para produtos mais caros, quanto os mais baratos. A mentalidade de que algo está na promoção e a oportunidade de pagar barato não pode ser desperdiçada deve ser eliminada da sua vida. Mesmo que um produto esteja sendo vendido com desconto, só será vantajoso se realmente estiver precisando dele.

Outro ponto importante é adquirir o hábito de poupar. Ter uma reserva de dinheiro irá permitir que leve uma vida mais tranquila e sem sustos. Além disso, guardar uma quantia todos os meses poderá te proporcionar mais conforto na aposentadoria, para que não dependa da ajuda de familiares ou do governo para sobreviver.

Cuidar das finanças é fundamental para viver de forma plena e mais tranquila e sem passar sufocos. Não seja escravo do seu dinheiro e das suas dívidas, aprenda a gerenciar suas finanças, como controlar seus ganhos, saídas e investimentos e direcione seus rendimentos à realização das suas metas de vida. Quanto mais rápido você aprender isso, maiores serão suas chances de conquistar prosperidade e paz de espírito financeira. Isso sim não tem preço!

Copyright: 581256781 – https://www.shutterstock.com/pt/g/puszaya