© Depositphotos.com / andresr Para conquistar os resultados pretendidos pela empresa, uma equipe deve ser muito bem gerenciada.

Para obter os resultados desejados pela empresa, uma equipe deve ser bem gerenciada. É necessária uma pessoa que cuide da distribuição de demandas, acompanhe os processos do grupo, gerencie crises, entre outras funções. Porém, uma equipe guiada por um líder, e não apenas por um gestor, é capaz de alcançar performances ainda maiores.

Liderar uma equipe vai além das funções básicas de um gestor. Um líder planeja, coordena, organiza, motiva e influencia. De acordo com o superintendente-geral da Fundação Nacional de Qualidade, Jairo Martins, “as lideranças exercem papel fundamental na criação de um ambiente propício à inovação, aperfeiçoamento e aprendizado constantes”. Isso demonstra a responsabilidade que cada líder tem perante sua equipe.

Conheça formas de liderar o capital humano de maneira eficaz e assertiva.

Coloque a mão na massa

Não utilize seu tempo apenas delegando tarefas e apontando o que deve ser feito, faça junto com a equipe! Dê o exemplo para o grupo, mostrando garra e determinação, isso influencia seus liderados, motivando-os a alcançarem grandes resultados.

Mostre comprometimento

Seja em grandes projetos, pequenos ajustes ou em uma reunião, mostre que é uma pessoa comprometida com suas funções. Seja com seus colaboradores, com o trabalho executado, com as metas determinadas ou com os processos do expediente, mostre-se um profissional responsável e terá um grande respeito de sua equipe.

Faça acontecer

PSC

Esteja sempre alerta quanto às novas sugestões, ideias, talentos na equipe e o que se passa no departamento. O líder deve saber colocar boas propostas em prática, reconhecer habilidades de cada colaborador, assim como pontos que precisam de melhoria, deve também estimular o aprimoramento da qualidade da equipe sempre que possível. A sua atenção com o grupo serve como motivação para os liderados.

Supere expectativas

Em vez de apenas gerenciar um grupo, um líder busca ir além das expectativas, e busca resultados cada vez mais extraordinários e motivadores para todos.

Se você tem a oportunidade de conduzir uma equipe, não se limite a apenas gerenciá-la, se dê a oportunidade de fazer diferente. Seja o melhor líder que pode ser. Permita-se e ouse ir além!

Esse texto foi útil pra você? Mostre para seus amigos compartilhando em suas redes sociais!