Você tem o costume de adiar a realização de tarefas e, depois, quando vê o prazo acabando, se arrepende de ter agido dessa maneira? Saiba que não está sozinho, pois existem muitos procrastinadores por aí, porém, não é porque existem outras pessoas na mesma situação que você deve se conformar, pois é perfeitamente possível transformar esse comportamento e se tornar um indivíduo produtivo, que usa todo o potencial que possui a seu favor. Para isso, continue acompanhando o artigo e saiba como parar de procrastinar e usar o seu tempo de modo equilibrado e inteligente.

Potencialize significativamente seus resultados com o Coaching!
Leia meu eBook “Colecionador de Sucessos”! Gere resultados extraordinários!

Por Que as Pessoas Procrastinam?

Procrastinar é adiar a realização de uma tarefa, muitas vezes sem considerar se realmente haverá tempo para isso. Um exemplo bastante comum de procrastinação diz respeito ao famigerado trabalho de conclusão de curso, ou o TCC, que é exigido em grande parte das universidades para que um aluno conclua sua graduação. Muitos estudantes procrastinam a realização da pesquisa e a escrita do trabalho, porque se apegam à ideia de que terão o ano todo para isso.

Então, o tempo vai passando, os meses avançando, e, quando eles se dão conta, têm pouquíssimo tempo para fazer todos os processos necessários. Dependendo da situação, pode acontecer de o aluno não conseguir concluir até a data final e precisar repetir todo o processo no próximo ano ou entregar um trabalho mediano, já que não teve tempo hábil para fazer algo de qualidade. Considerando tudo isso, te pergunto: procrastinar vale a pena?

Se você está se perguntando a razão pela qual tantas pessoas procrastinam tarefas importantes, eu lhe digo: é porque grande parte delas não têm a real consciência de que aquilo é verdadeiramente importante. Ainda em referência ao exemplo do TCC, observe que se trata de uma parte essencial para concluir uma graduação e pegar o diploma, o que é algo grandioso e um marco na vida de um indivíduo. Contudo, falta enxergar isso como tal, para se dedicar com a seriedade e afinco necessários para concluir a atividade com maestria.

Quando não se tem essa consciência, o cérebro tende a comparar as opções de atividades disponíveis e acabar escolhendo as mais prazerosas. Então, como uma ida ao cinema com amigos parece muito mais atraente do que ficar na biblioteca da faculdade realizando uma pesquisa, a primeira opção acaba ganhando. No dia seguinte, uma nova opção aparentemente mais interessante surge, ganhando novamente da pesquisa, e o que no início era uma exceção, acaba se tornando a regra, fazendo o trabalho ser cada vez mais esquecido.

7 Dicas de Como Parar de Procrastinar e Usar o Seu Tempo Com Sabedoria

PSC

Depois de entender como o processo de procrastinação acontece e qual é a motivação para deixar atividades importantes sempre para depois, confira dicas de como parar de procrastinar, para que aprenda a usar o seu tempo com sabedoria.

1 – Identifique a Motivação Por Trás de Cada Atividade

No exemplo do trabalho de conclusão de curso, falei sobre a importância de ter a consciência do que aquela atividade representa, que no caso é o fim da graduação e a conquista do diploma. Estar consciente disso é fundamental, porque é essa informação que te dará motivação para se dedicar, pois estará enxergando além da tarefa, considerando o objetivo.

2 – Saiba Quais São as Suas Prioridades

Todo mundo tem as suas prioridades, que são as coisas que considera mais importantes, e é necessário saber quais são as suas para não se perder no meio do caminho. Desse modo, procure refletir sobre o que deseja priorizar nesse momento da sua vida e faça uma lista. Assim, sempre que tiver em dúvida se deve ou não deixar alguma tarefa para depois, poderá consultar a sua lista e se lembrar do que está priorizando.

3 – Separe Atividades Grandes em Etapas

Se manter motivado para realizar tarefas que demandam muitos meses de trabalho é realmente desafiador. Contudo, existe uma maneira muito eficaz de manter o ânimo durante todo o processo, que é separando a atividade em etapas. Ainda em relação ao TCC, é interessante dividi-lo em definição do tema, pesquisa, leitura dos livros base, escrita e revisão, estipulando uma parte do tempo para cada momento. Assim, poderá comemorar cada fase vencida e fortalecer o ânimo para enfrentar as próximas.

4 – Crie um Cronograma Para Se Organizar Melhor

Ter um cronograma com todas as atividades que precisa realizar em um mesmo dia é muito positivo, porque, assim, saberá exatamente do que precisa dar conta para descansar ou sair com os amigos, por exemplo. Apenas tome o cuidado de criar um planejamento que tenha a certeza de que pode cumprir, para que não se sobrecarregue ou se frustre caso não dê conta de tudo.

5 – Identifique os Vilões da Procrastinação

Todo mundo tem os seus vilões da procrastinação, que são aquelas coisas que mais pesam na hora de deixar uma tarefa de lado. Para que deixe de ser controlado por esses vilões e assuma o controle, é necessário que os reconheça. Se forem os amigos que te chamam para sair com frequência, por exemplo, converse com eles e explique a situação. Se forem as redes sociais, encontre maneiras de acessá-las só nas horas livres. Faça isso e veja como ficará mais fácil gerenciar o seu tempo.

6 – Compartilhe Suas Metas Com Amigos

Quando você torna as suas metas públicas, fica mais fácil enxergá-las de modo concreto e se manter motivado. Porém, não estou sugerindo que saia falando para todo mundo o que pretende realizar e sim que compartilhe com pessoas próximas, da sua confiança, que possam te incentivar a prosseguir. Ter um amigo ou familiar te apoiando irá te fortalecer ainda mais para seguir adiante.

Potencialize significativamente seus resultados com o Coaching!
Leia meu eBook “Colecionador de Sucessos”! Gere resultados extraordinários!

7 – Apenas Faça

Grande parte dos procrastinadores usa como desculpa o fato de que estão esperando as circunstâncias perfeitas para agir, o que é algo muito ruim, já que dificilmente esse momento irá chegar. Então, sempre que esse pensamento vier à sua mente, pare e diga para si mesmo que irá fazer o que precisa com as ferramentas que tem em mãos. Assim, deixará cada vez mais a procrastinação de lado e começará a assumir o controle sobre o seu tempo.

A procrastinação é negativa porque causa o desperdício de um recurso que não tem como ser recuperado, o tempo. Portanto, dê o seu melhor para utilizá-lo com sabedoria. Lá na frente, quando alcançar os seus objetivos, irá olhar para trás e se orgulhar de todo o seu esforço e garra. Acredite, você é capaz!

Copyright: 1111345859 – https://www.shutterstock.com/pt/g/netrun