A organização é uma das principais características das pessoas produtivas e bem-sucedidas. Aqueles que planejam desde as tarefas diárias até as metas que pretendem atingir, conseguem alcançar os seus objetivos muito mais rapidamente do que os que se deixam levar pela maré. Então, se deseja alcançar o sucesso, confira as dicas que darei de como organizar seu dia e mude a sua vida para melhor.

Dicas Efetivas de Como Organizar Seu Dia e Ser Mais Produtivo

Adotar a organização como parte do seu estilo de vida será transformador. Se antes você tinha a sensação de que o seu dia voava e não conseguia realizar nem metade do que precisava, irá se surpreender quando descobrir que pode controlar o seu tempo. São pequenas mudanças que, juntas, podem promover uma grande transformação.

1 – Analise Como Tem Sido os Seus Dias

O primeiro passo para organizar o seu dia é analisar como você o tem administrado. Dessa forma, conseguirá identificar se há pontos positivos e outros que precisam ser melhorados ou se é necessário realizar uma reformulação geral. Alguns pontos importantes a serem considerados nessa etapa são:

  • Consegue realizar todas as atividades necessárias na maioria dos dias?
  • Costuma se atrasar com frequência aos seus compromissos?
  • Como são os ambientes em que convive, são organizados ou não?
  • A procrastinação faz parte da sua vida?

Através da reflexão de cada um desses tópicos será possível identificar o grau do seu nível de organização e, assim, começar a definir as estratégias para melhorar. Lembre-se sempre que ser desorganizado não é uma característica a qual você foi destinado. É perfeitamente possível se desenvolver e adquirir a habilidade de ser mais organizado.

2 – Aprenda a Analisar as Atividades Antes de Assumi-las

Muitas pessoas cometem o erro de se comprometer a fazer tudo sem nem ao menos analisar do que se trata para ter a certeza de que realmente darão conta. Ao desenvolver a chamada inteligência temporal irá aprender a assumir apenas aquilo que é possível de realizar. Parece mentira, mas muitos indivíduos marcam mais de um compromisso para o mesmo dia, em horários próximos, e só se dão conta quando percebem que é impossível estar em dois lugares simultaneamente.

Ao adotar o hábito de analisar as demandas que surgirem, aprenderá a fazer escolhas mais inteligentes, a organizar sua agenda e saberá negociar horários quando for necessário. Além disso, essa nova atitude permitirá que perca o medo de dizer “não” quando se tratar de algo que não irá te agregar em nada ou que realmente não possa fazer ou comparecer. Quando começar a focar em fazer bem ao invés de fazer mais a sua vida irá mudar, e para melhor.

3 – Elimine Comportamentos Negativos

PSC

Se, após analisar a forma como tem vivido os seus dias, identificou algum tipo de comportamento negativo, coloque como meta eliminá-los da sua vida. Alguns exemplos são: chegar atrasado com frequência nos compromissos, passar muitas horas mexendo no celular ou em ligações desnecessárias ou demorar mais do que o tempo necessário na hora do café. Atitudes vistas como banais como essas podem comprometer todo o seu planejamento diário, então esteja atento.

Ao identificar a necessidade de organizar o seu dia e decidir mudar, é fundamental que dê o seu melhor para se transformar. Sei que mudar hábitos pode ser desafiador, contudo, se não iniciar ficará difícil conseguir sair do lugar. Então, dê o primeiro passo, vá promovendo as mudanças aos poucos e logo perceberá que conseguiu se livrar de comportamentos ruins e que apenas serviam para te prejudicar.

4 – Registre Seus Compromissos

A agenda foi criada exatamente para ajudar as pessoas a organizarem os seus compromissos e não apenas para servirem como um enfeite sobre a mesa do escritório ou virar mais um aplicativo inútil em seu celular. Atualmente, ela ganhou novas versões mobile bem acessíveis, o que trouxe mais funcionalidades e diversas vantagens. Então, adote o uso dessa ferramenta o quanto antes e aproveite os benefícios de poder visualizar todos os seus compromissos e mantê-los organizados.

Escolha o modelo que preferir, seja virtual ou em papel, o importante é adotar o hábito de registrar as atividades que precisa realizar em cada dia. No início, é natural que tenha certa dificuldade em saber o tempo para destinar a cada uma delas, mas, aos poucos, aprenderá a identificar facilmente. Vale lembrar que essa dica pode ser aplicada tanto na vida pessoal quanto profissional.

5 – Defina Metas e Considere-as no Dia a Dia

As metas nos dão motivação para agir em busca de um objetivo. Contudo, poucos consideram que, mesmo as pequenas atividades do dia a dia, podem levá-los para mais perto ou mais longe de seus objetivos. Se você deseja ser aprovado em uma prova importante, por exemplo, desmarcar o estudo para sair com os amigos irá te distanciar da meta principal.

Vale lembrar que manter o equilíbrio é importante, mas as decisões devem ser tomadas de forma consciente. Sempre que pensar em fazer algo que te distancie de algum objetivo que tenha, procure pensar se tem certeza daquilo. Se tiver, tudo bem se lembre de que a decisão é sempre sua e isso significa assumir o controle sobre o seu tempo.

6 – Lembre-se de Dedicar Tempo ao Descanso

Uma das grandes vantagens de organizar o dia é poder ter tempo para descansar e realizar atividades prazerosas. Relaxar a mente é fundamental para que, no dia seguinte, ela esteja renovada para novos desafios e atividades. A sensação de dever cumprido após realizar todas as tarefas do dia é extremamente recompensadora e, quando experimentar, dificilmente irá querer voltar à forma como estava vivendo.

Aproveite os momentos de descanso para realizar atividades que goste e que, também, tragam benefícios para a sua saúde física e mental. Praticar um esporte, mesmo que seja uma caminhada no bairro, ler um livro, cozinhar para a sua família, passar mais tempo com o cônjuge e os filhos, tudo isso irá te trazer muitos benefícios e maior bem-estar. Lembre-se que, por mais que seja uma parte importante, a vida não é só trabalho.

E você, como anda a sua organização em relação às atividades do dia a dia? Aproveite para rever a sua rotina e verificar os pontos onde pode melhorar para aproveitar o seu dia de uma forma ainda melhor. Seu tempo é valioso, saiba aproveitá-lo com inteligência e sabedoria.

Copyright: 575256007 – https://www.shutterstock.com/pt/g/gustavofrazao