estabilidade-emocional-dicas

Como o Coaching Pode Ajudar a Alcançar a Estabilidade Emocional

Por: José Roberto Marques | Blog | 01 de junho de 2018

Somos todos equilibristas buscando balancear as nossas emoções com os papeis sociais que representamos dentro do trabalho, da família, dos grupos de amigos e da sociedade de uma forma geral. Quando há algum tipo de conflito em uma dessas áreas, isso acaba se refletindo em todos as outras, causando um desequilíbrio. Por esse motivo, a busca pela estabilidade emocional se mostra como uma medida essencial para viver bem e ser feliz. E o Coaching, com sua metodologia poderosa, pode ser um grande aliado nessa missão.

A Importância da Estabilidade Emocional Para Ser Feliz

Somos seres movidos pela emoção e pela razão, e, quando não há equilíbrio entre elas, a primeira acaba tomando conta da forma como pensamos e agimos, nos impedindo de sermos racionais. É importante ressaltar que ambas são importantes em nossas vidas, pois fazem parte da nossa essência e de quem somos, contudo, é fundamental que trabalhem de forma equilibrada, o que garante maior autocontrole e decisões tomadas de maneira assertiva.

O desequilíbrio entre a razão e a emoção pode levar a problemas de relacionamentos, queda na produtividade, arrependimentos por ter tomado atitudes impensadas, desmotivação e mais uma série de questões que comprometem o bem-estar de um indivíduo nos mais diversos aspectos. A melhor maneira de resolver isso é através do desenvolvimento da inteligência emocional, que nada mais é do que a harmonização entre a razão e a emoção.

Quando há equilíbrio emocional, tudo flui de forma harmônica, pois as emoções deixam de controlar completamente as decisões e o comportamento de uma pessoa, dividindo espaço com a razão, que é a responsável por balancear as ideias e os sentimentos. Assim, torna-se possível assumir o controle sobre a própria vida e escolher os caminhos que deseja seguir com sabedoria e serenidade.

O Papel do Coaching na Busca Pela Estabilidade Emocional

O Coaching é uma metodologia poderosa que ajuda as pessoas a se conhecerem melhor e, assim, desenvolverem o seu potencial máximo. Durante o processo, as crenças limitantes, que são ideias criadas pela mente e que impedem a ação, são identificadas e eliminadas. Dessa forma, torna-se possível assumir o controle e construir a própria história, buscando o equilíbrio e a satisfação pessoal.

Confira, a seguir, todos os benefícios que o Coaching pode oferecer na busca pela estabilidade emocional.

1 – Reconhecimento das Emoções Que Sente

O primeiro passo para alcançar a estabilidade emocional é reconhecer as próprias emoções e nisso o Coaching pode te ajudar com maestria. Como sempre costumo dizer, quanto mais você se conhecer, mais será capaz de se curar e, consequentemente, de se potencializar. Dessa forma, colocar luz sobre o seu interior é a melhor maneira de aprender a agir diante de cada sentimento e, assim, conseguir equilibrá-los, assumindo o controle sobre eles.

2 – Identificação dos Pontos Fortes e Pontos de Melhoria

Durante o processo de autoconhecimento, o coach, profissional de Coaching, irá guiar o seu coachee, nome dado ao cliente, para que ele identifique quais são os seus pontos fortes e os que precisam ser desenvolvidos, que é algo que todos os seres humanos possuem. De posse dessas informações extremamente valiosas, uma pessoa conseguirá se tornar consciente em relação às suas capacidades e, também, entender o que deve trabalhar dentro de si para se tornar ainda melhor.

3 – Desenvolvimento da Autoestima e Autoconfiança

O ser humano tem, por natureza, a reação de lidar com cautela com o desconhecido. Nesse sentido, conhecer algo profundamente é essencial para conseguir realmente confiar naquilo. E isso também vale para si mesmo, pois um indivíduo somente se torna confiante em relação à sua capacidade quando, de fato, a reconhece e descobre o poder que possui. Assim, ele passa a se valorizar e se tratar com carinho, conquistando sua autoestima, algo que é fundamental para ser feliz.

4 – Eliminação de Crenças Limitantes

“Isso não é para mim”, “eu não vou conseguir”, “não tenho dom para isso”, são exemplos de ideias criadas pela mente que limitam as ações de um indivíduo e comprometem o seu desenvolvimento. Essas crenças podem ter origens variadas, indo desde experiências vividas na infância até a influência de terceiros. Dentro do processo de autoconhecimento promovido pelo Coaching torna-se possível reconhecer esses pensamentos e eliminá-los da mente, abrindo caminho para a evolução.

5 – Definição de Metas e Estratégias Para Alcançá-las

Por se tratar de uma metodologia com foco no desenvolvimento humano, o Coaching tem como objetivo levar uma pessoa a sair do ponto A, que é o seu estado atual, para atingir o ponto B, que é seu estado desejado. Dessa forma, sonhos que estavam adormecidos por conta de crenças limitantes e falta de autoconfiança, gerando insatisfação, podem ser transformados em metas possíveis de serem alcançadas.

6 – Construção de um Mindset Positivo

A forma com a qual você enxerga a si mesmo e o mundo ao seu redor tem um grande impacto em relação às decisões que se toma na vida. Por esse motivo, ter um mindset positivo, com foco na gratidão, é fundamental para se ter estabilidade emocional. Trata-se de uma consequência de todos os outros benefícios citados anteriormente, pois quando uma pessoa se conhece, adquire consciência em relação ao seu potencial e descobre que tem capacidade de realizar os seus sonhos, ela naturalmente passa a ver a vida de maneira mais positiva.

7 – Busca Pelo Desenvolvimento Contínuo

Mais do que oferecer apenas mudanças pontuais, o Coaching tem como objetivo mostrar para as pessoas que elas têm todas as condições para continuarem aprendendo e evoluindo sempre, por toda a vida e nos mais diversos aspectos dela. Afinal, a busca pela estabilidade emocional precisa ser contínua, já que estamos em constante transformação, assim como o universo também está.

Cada um dos passos que citei levam um indivíduo a se conhecer melhor, aprender a lidar com o que sente, reconhecer o poder de realização que possui e, assim, encontrar o equilíbrio em todas as áreas da vida. Quando se está de bem consigo mesmo, com suas ideias e emoções, isso se reflete positivamente na carreira, nos relacionamentos, nas finanças, nas decisões, na saúde, enfim, em tudo. Invista em Coaching e dê um grande passo rumo ao seu desenvolvimento e à estabilidade emocional!

 

Copyright: 574071760 – https://www.shutterstock.com/pt/g/syaheir

Deixe seu Comentário: