Como o Coaching Pode Ajudar a Quebrar um Ciclo Vicioso?

Por: José Roberto Marques | Blog | 20 de março de 2017
Profissional  mais uma vez atrasado para o trabalho em seu ciclo vicioso

Elnur/Shutterstock A dificuldade de acordar no horário, que leva a atrasos constantes no trabalho, é um exemplo de ciclo vicioso que pode prejudicar a carreira do profissional. Fique alerta!

Você já teve a sensação de que estava vivendo num ciclo vicioso? Bem, muitas vezes temos comportamentos que nos expõem exatamente isso: a repetição de hábitos ou atitudes negativas que nos prejudicam tanto profissional como pessoalmente. Assim, nas situações mais simples, como nas mais complexas, agimos de modo que acabamos nos complicando e prejudicando a nossa vida.

Quer exemplos práticos? Se você se acostumou a acordar todos os dias atrasado para ir ao trabalho, consequentemente, também chega todo dia atrasado à empresa, atrasa suas demandas, perde prazos de entrega e precisa de muito mais tempo para realizar suas tarefas do que se tivesse chegado à hora normal.

Isso também se aplica aos relacionamentos afetivos, cuja dependência emocional é marcante. Um exemplo é o do casal que briga constantemente, se separa, mas no outro dia volta, repete tudo de novo e faz do namoro ou casamente, um vai e volta sem fim. Nos casos mais graves, estas discussões podem incluir, inclusive, agressões, como muito acontece nos dias atuais.

Conquiste resultados extraordinários através do Coaching!
Clique aqui e conheça mais sobre essa poderosa metodologia!

Do mesmo modo, é a vida de uma pessoa que busca emagrecer, que vive fazendo dieta, porém saindo dela logo na primeira tentação. Assim, um dia come muitos doces e fast food, mas já dizendo que vai compensar com regime no outro dia ou com o dobro de exercícios. Entretanto, como come muitas calorias nunca emagrece realmente o suficiente e acaba se frustrando e, comendo mais e engordando mais ainda também.

Podemos dizer que quando a pessoa se acostuma a viver deste modo, ela acaba criando um círculo vicioso extremamente prejudicial, pois suas atitudes nocivas afetam todos os âmbitos de sua vida. O grande problema é que, muitas vezes, o indivíduo sequer tem a consciência do que está vivendo e porque aquilo acontece. Este é o maior perigo, pois quando não conhecemos o nosso inimigo fica bem mais difícil lidar com ele e vencê-lo.

Você é feliz?

Coaching Para Vencer um Ciclo Vicioso

Todos os exemplos acima estão relacionados aos comportamentos das pessoas, portanto, é preciso que haja uma orientação para mudanças comportamentais, de modo que o indivíduo consiga entender como suas ações afetam seus resultados. Para isso, o Coaching, com suas ferramentas, técnicas e métodos, atua diretamente na identificação das crenças e atitudes sabotadoras de cada pessoa, pois isso é essencial para compreender a dimensão do problema e poder definir ações efetivas para eliminá-las por completo.

Para isso, este poderoso processo apoia a que a pessoa aprimore seu autoconhecimento em todos os sentidos, pois este é um elemento chave para que ela descubra porque age de tal maneira e para que entenda como seus comportamentos viciosos estão prejudicando sua vida pessoal e profissional.

Por meio de ferramentas específicas, entre elas as perguntas poderosas, que trazem reflexões importantes, o coachee (cliente de Coaching) pode refletir sobre suas ações, relações interpessoais, de trabalho e consigo mesmo. A ideia é que a partir disso ele possa compreender como suas emoções, comportamentos e pensamentos alimentam seu ciclo vicioso e os estragos que isso tem causado em sua vida.

Você já perguntou a si mesmo se é verdadeiramente feliz?
Clique aqui e descubra qual é o grau da sua felicidade!

Esta consciência é essencial, pois se a pessoa não sabe com o que está lidando ou como suas ações afetam o todo, ela acaba seguindo sua vida repetindo exatamente as atitudes que mais lhe prejudicam e retroalimentando o seu círculo vicioso, sem saber como sair dele.

O Coaching trabalha no sentido de ajudá-la a eliminar comportamentos sabotadores e substitui-los por comportamentos positivos, para que assim, a pessoa assuma a responsabilidade por sua vida, por seus atos e esteja mais ciente de como tudo isso impacta em seus resultados.

Deste modo, tanto em suas relações profissionais, pessoais como com consigo mesma, a pessoa pode mudar seus hábitos nocivos e passar a agir de forma mais assertiva e positiva, quebrando seu ciclo vicioso, ou seja, evitando cometer os mesmos erros, que até então vinham sabotando seu crescimento na carreira e sua felicidade e tendo novas atitudes, por exemplo.

Fique atento a isso avalie seus comportamentos atuais e veja onde você pode estar repetindo ciclos viciosos e busque, imediatamente, fazer algo para mudar isso, pois só quando você muda, é que seus resultados mudam também.

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: