Quando tratamos de problemas de autoestima, o complexo de inferioridade que influencia na falta de autoafirmação; é um dos principais empecilhos a que, tanto mulheres como homens consigam realmente se empoderar. Assim, independente do gênero, quando a pessoa sofre de uma baixa autoconfiança, tanto sua forma de pensar como agir leva a esta autossabotagem.

Na prática, isso faz com que tanto pessoal como profissionalmente, o indivíduo fique limitado em vários aspectos de sua vida. Acreditando que não pode isso ou aquilo, que não é merecedor de nenhum reconhecimento e sucesso ou mesmo que seus talentos e habilidades não existem, a pessoa acaba olhando para si e não reconhecendo nenhum dos seus potenciais e qualidades.

Os Problemas de Autoafirmação Masculina

Quando falamos em problemas de autoafirmação masculina, para muitos pode parecer uma contradição, pois de maneira geral, muita gente acredita que os homens quando não autoempoderados, acabam sendo empoderados pelo próprio sistema e pela sociedade que, dá a eles, uma valorização muito maior do que aquela conferida às mulheres.

Embora o contexto também possa ser esse, temos sempre que nos lembrar de que não estamos tratando aqui de “ele ou ela”, mas sim de um ser humano, que como todos nós, tem uma história, suas memórias e tanto coisas boas como ruins para processar. As cobranças no universo masculino também são muitas e vão desde a exigência de uma total virilidade, de atuar como o alfa em seu grupo, de ser o pai exemplar, o provedor e homem da casa, o profissional referência e com dinheiro.

Por isso, em se tratando de sua autoafirmação, ela também acaba sendo minada por cobranças externas e internas não correspondidas, pelas crenças limitantes herdadas dos pais, por falta de autoestima, de autorreconhecimento e de uma série de comportamentos nocivos que sabotam seu sucesso e bem-estar.

Se, por exemplo, este homem desde sua mais tenra idade foi levado a acreditar que era uma pessoa fraca, que dependeria dos pais para tudo e que não é capaz de sobreviver sem eles; na vida adulta estas ideias podem evidenciar a dependência do amor negativo, numa limitação afetiva que impede o indivíduo de se encorajar e de construir, sozinho, a sua própria história.

Do mesmo modo, quando uma a uma suas relações afetivas são marcadas por fortes inseguranças, que levaram a crises de ciúmes, brigas, inconstâncias emocionais, vários términos e muitos desgastes; o homem acaba sofrendo mais uma vez de uma imaturidade emocional que leva a problemas desta natureza.

PSC

Como tal, seu poder de autoafirmação de suas qualidades acaba sendo minado mais uma vez por crenças limitantes e atitudes negativas, pois o fato de não conhecer e evidenciar seus diferenciais e, especialmente, de não saber identificar e trabalhar os seus pontos de melhoria, acaba não deixando que o homem possa se autoafirmar e ter mais segurança em relação a si mesmo.

Como o Coaching Ajuda a Melhorar a Autoafirmação Masculina

Conheça seus pontos fortes e de melhoria e trabalhe para fortalecer suas competências e eliminar seus gaps emocionais e comportamentais – essa é primeira dica de Coaching.  O processo, com suas técnicas, métodos e ferramentas, trabalha diretamente no sistema de crenças da pessoa, com a intenção de melhorar seus comportamentos e ajudá-la a compreender, com mais clareza, quais são os fatores que sabotam os seus resultados e lhe impendem de ser mais bem-sucedido e feliz na carreira e na vida.

Na prática, isso que dizer que o Coaching atua propondo um intenso processo de autoconhecimento, elemento essencial a que o homem possa identificar quais são as causas de sua baixa autoestima, trabalhar para eliminar estas questões pendentes, desenvolver um novo mindset, bem como novas competências comportamentais e emocionais que lhe permitam se empoderar e ter mais qualidade de vida em todos os sentidos.

Por isso, se você é homem e sente que poderia render muito mais se realmente tivesse uma autoestima melhor e fosse mais autoconfiante e seguro, busque no Coaching o auxílio para vencer estas limitações e desenvolver um novo sistema de crenças e ações positivas que te motivem e empoderem a ir além.