Em momentos de crise, quem tem um pequeno negócio acaba enfrentando os efeitos de forma um tanto quanto intensa. Se esse é o seu caso, saiba que existem estratégias que podem te ajudar a superar essa fase e a principal delas é o marketing. Através dele, conseguirá estreitar os laços com os clientes e fazer com que mais pessoas conheçam seus produtos ou serviços. Continue acompanhando e descubra como usar o marketing de modo assertivo em meio a uma crise.

A importância do marketing em períodos de crise

Em períodos de crise, as pessoas tendem a consumir menos, passando a pensar antes de investir seu dinheiro em algum bem. Veja que elas não param de consumir e sim refletem com mais cautela até chegar à decisão de compra. Dessa maneira, a demanda se torna maior do que a procura e é aí que o marketing entra, ajudando você a comunicar às pessoas o que a sua empresa tem a oferecer a elas, dando motivos para que escolham o seu produto e não o do concorrente.

O marketing é muito importante em qualquer época e se torna essencial em períodos de crise. Se antes bastava que pequenos negócios de bairro abrissem suas portas para que os clientes começassem a chegar, isso já vinha mudando e se intensificou com a chegada da crise do coronavírus (COVID-19). Não dá mais para ignorar esse fato, é preciso fazer com que as pessoas saibam da existência da sua empresa e conheçam as soluções que ela tem a oferecer.

Diferente de crises do passado, a atual tem como diferencial o isolamento social, que é a principal recomendação das autoridades de saúde para conter o vírus. Isso acelerou um processo que já vinha acontecendo há um tempo, a migração do físico para o digital. Por terem que permanecer em casa e evitar aglomerações, as pessoas começaram a optar por realizar tudo o que for possível através da internet, desde compras de supermercado, até roupas e contratação de serviços.

Por tudo isso, mais do que nunca a presença digital se tornou essencial para os negócios que desejam se manter vivos mesmo durante a crise. Inclusive, já existem muitos casos de sucesso por aí de empreendedores que souberam surfar nas ondas geradas pela crise e alcançar resultados ainda melhores do que antes dela começar.

7 Dicas de marketing para colocar em prática em períodos de crise

Veja, a seguir, estratégias de marketing que irão te ajudar a manter sua empresa viva em meio a uma crise. Acredite, mesmo em períodos turbulentos é possível vencer, mas, para isso, é preciso enxergar além para enxergar as oportunidades.

1 – Fortaleça sua presença online

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Se ainda não está presente na internet, comece isso agora mesmo. Mais do que nunca, as pessoas estão usando as redes sociais para se informar, se comunicar e fazer compras. Assim, os negócios que não estão inseridos nesse meio acabam sendo esquecidos. Atualmente, o Instagram e o Facebook são as principais redes para os negócios. Se já tem uma página criada, invista em criar postagens interessantes e que atraiam a atenção das pessoas.

2 – Ofereça atendimento online

Além da divulgação, também é essencial oferecer atendimento online, já que as pessoas não estão saindo de casa. Se tem uma loja, uma pizzaria, lanchonete ou oferece serviços dos mais diferentes tipos, é muito importante que realize esse tipo de atendimento, que pode acontecer via chat nas redes sociais que usar e por meio do WhatsApp. É importante responder essas mensagens rapidamente, para evitar que o cliente se chateie com a demora e acabe desistindo da compra.

3 – Adapte a linguagem dos anúncios ao momento atual

Os consumidores têm buscado cada vez mais um contato pessoal com as empresas. Então, neste momento de pandemia, é preciso que a linguagem dos anúncios seja adaptada, transmitindo sensibilidade e, ao mesmo tempo, esperança de que tudo isso vai passar. Não dá para simplesmente anunciar produtos e serviços sem contextualizar com o momento atual, é essencial que as pessoas sintam que a companhia tem soluções a oferecer a elas.

4 – Evite o excesso de formalidade

Com uma breve pesquisa por alguns perfis de empresas nas redes sociais é possível perceber que o tom formal está cada vez mais sendo deixado de lado. Um belo exemplo é o Magazine Luiza, que trocou o nome tradicional por Magalu em suas campanhas. A personagem humaniza a empresa frente ao público, criando uma relação mais próxima, o que é muito positivo.

5 – Ajude sua comunidade

Por falar em criar uma relação próxima e humanizada, nada mais humano do que se solidarizar com a sua comunidade em um momento de crise. Encontre alguma maneira de ajudar, qualquer coisa que estiver ao alcance do seu negócio. Talvez se tornar um ponto de coleta de doações para pessoas que precisam, distribuição de máscaras ou venda à preço de custo, qualquer coisa. Mostre aos clientes que sua empresa tem uma preocupação social, isso conta muito.

6 – Ofereça seu produto ou serviço para um influenciador

A influência foi algo que sempre existiu, em cada grupo de pessoas sempre houve uma que era considerada influente, tanto em relação ao comportamento quanto decisão de compra. Hoje, isso foi para o meio digital e os influenciadores passaram a alcançar mais pessoas através da internet.

Provavelmente, na sua cidade existem vários influenciadores, procure saber quem são eles e escolha um que tenha o mesmo perfil dos seus clientes para presentear com um produto ou serviço seu. Assim, ele irá experimentar e falar a respeito nas redes sociais, influenciando outras pessoas a também consumirem.

7 – Planeje o futuro pós-crise

Mesmo que não se tenha uma data para o fim de uma crise, a certeza é que em algum momento ela irá passar. Então, é importante considerar isso ao pensar no marketing da sua empresa. Tudo o que fizer hoje para se aproximar das pessoas e ter presença digital deve ser mantido e, obviamente, aperfeiçoado de acordo com os resultados que obtiver. Pense à frente e, quando o futuro chegar, estará preparado para ele.

Em vez de deixar a crise te abalar como empreendedor, prefira enxergá-la como uma oportunidade para evoluir e construir um novo capítulo na história do seu negócio, e o marketing certamente será essencial ao longo desse processo.

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Fontes:

https://digital.feirafutureprint.com.br/gesto/como-o-marketing-digital-vai-te-ajudar-na-crise-do-covid-19

https://thenextweb.com/podium/2020/04/23/pr-and-marketing-tips-for-companies-in-the-coronavirus-era/

https://www.martechadvisor.com/interviews/customer-experience-2/marketing-during-the-time-of-coronavirus-crisis/

 

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