Confira dicas essenciais para perder o medo de falar em público! | marcovarro | DepositPhotos.com

Falar em público pode ser uma tarefa extremamente difícil para algumas pessoas. Elas passam mal, desejam estar em qualquer lugar que não seja aquele palanque e não gostam microfones. Afinal, nada pior do que um equipamento que destaca a sua voz em meio ao silêncio de muitos.

Mas, todo esse medo tem explicação e pode ser solucionado. Se você é um profissional que volta e meia se vê diante de uma situação onde tem que falar na frente de um bom número de pessoas e isso faz com que você fique com medo, pode ficar tranquilo, pois o seu caso está longe de ser algo perdido.

Descrevendo o Medo

O medo de falar em público é apenas um sintoma da nossa autopreservação. Sim, sem esse mecanismo de proteção, provavelmente não estaríamos aqui hoje em dia. Você não estaria lendo esse artigo sobre medo de falar em público e eu não estaria escrevendo sobre.

O medo é o que faz o ser humano ser mais cauteloso e, por causa disso, se torna um sistema mais racional, mais cuidadoso com a sua integridade e resistente aos impulsos, ao instinto que em muitas das vezes nos coloca em situações bem perigosas.

O medo te ajuda a estar vivo. Porém, é necessário entender que não é só de medo que vive o ser humano. Claro, essa é uma característica importante para o desenvolvimento, mas você não pode fazer dele algo dominante. A sua racionalidade deve estar acima até do próprio medo, que é uma sensação automática, que é como o sinal amarelo do semáforo. Apenas pedindo para você ter atenção.

Os Sintomas Físicos do Medo

O que acontece com o seu corpo quando você sente medo? Será que dá para identificar ou você fica muito nervoso na hora para isso? Pois bem. O medo é aquilo que faz as suas mãos suarem. Sabe quando você está nervoso, ansioso e preocupado com algo, como falar em público, por exemplo, e sua mão começa a ficar molhada?

PSC

O seu medo é tão grande que você gagueja sem querer. Sua mente fica atônita e a sua língua não acompanha a rapidez do fluxo de seus pensamentos. Até para dar um passo firme enquanto anda é complicado. De repente todas as vozes ao seu redor parecem estar longe, você não consegue se concentrar em nada além do seu problema.

A sua mente perde um pouco a capacidade de entender com coerência o que se passa e tudo o que ela grita para você é: acabe logo com isso! Pois é, naturalmente a sua mente sugere que fuja ou termine rapidamente essa tortura. Porém, dependendo da pessoa, o cérebro consegue se organizar e fornecer uma saída plausível.

E é isso o que você precisa fazer: mudar a configuração do seu cérebro.

Dicas para perder o medo de falar em público

O medo pode ser algo necessário, mas a partir do momento em que você passa a ter um desempenho não tão bacana por causa desse medo, é sinal de que ele se tornou maior do que deveria. Então, aprenda algumas dicas para dominar essa sensação e se tornar um orador muito mais qualificado.

Primeiramente, cumpra com a obrigação de estudar e adquirir afinidade com o tema que será abordado. Estude, pesquise, esteja por dentro, dia após dia. Mas, não pare por aí. Converse sobre o assunto. Vá para fóruns na internet, fale com os seus amigos, chame alguém para um café, mas fale! Bata um papo nas redes sociais sobre o assunto e você perceberá o seu nível de domínio sobre a área.

Isso também vai fazer com que você sinta as reações das pessoas em relação ao que você diz. Com isso, seu discurso poderá ser moldado de uma forma muito mais sensível e empática.

Se você conseguir respeitar a tríade: estudar, conversar e praticar; você com certeza obterá um bom desempenho ao falar em público. Uma dica de ouro é pegar um gravador qualquer, pode ser esse do seu smartphone mesmo, e gravar a sua palestra em casa, sozinho. Fale para o gravador. Depois se escute, mostre para um amigo e evolua!