Ninguém deseja se decepcionar com alguém que goste, porém, é o tipo de situação que faz parte da vida e que não podemos prever. Como sempre digo, tudo tem o seu lado positivo, e uma desilusão certamente traz consigo muito aprendizado. Para muitos, um dos maiores desafios após passar por algo do tipo é conseguir voltar a acreditar nas pessoas e confiar em suas boas intenções. Porém, é fundamental que tenha em mente que todos os outros indivíduos não podem pagar pelo erro de apenas um.

É claro que é natural se tornar mais cauteloso por medo de sofrer novamente, entretanto, jamais devemos deixar que esse sentimento nos impeça de encontrar um novo amor, fazer amizades e de confiar. Acredite, existem muitas pessoas boas no mundo, mas você só poderá se certificar disso se der uma chance a elas. Portanto, liberte-se das mágoas e abra espaço em seu coração para novos laços de carinho e confiança.

Como você se encontra em relação aos seus sentimentos?
Tenha uma vida e relacionamentos mais leves e felizes!
Mude sua vida em 21 dias com o Detox da Mente!
Clique aqui!

7 Dicas Para Voltar a Acreditar nas Pessoas Após uma Decepção

Uma pessoa que você gostava muito te decepcionou, agora, não consegue se imaginar confiando novamente em alguém e correndo o risco de sofrer mais uma vez. Se identificou com essa história? Saiba que isso é mais comum do que você imagina, em todas as esferas da vida, incluindo amizades, namoros, casamentos e, até mesmo, nos negócios.

Talvez você esteja pensando: se o risco é tão abrangente assim, por que será que as pessoas ainda confiam umas nas outras? A resposta é simples, porque a confiança é a base de qualquer relação e as chances de corresponderem a ela são muito maiores do que do contrário. Olhe ao seu redor e constate isso por si mesmo. Quantas pessoas te decepcionaram e quantas são incríveis contigo? Tenho a certeza de que o número de relacionamentos positivos será muito superior ao de decepções.

Voltar a acreditar nas pessoas inclui mais do que dar uma chance a elas, envolve dar uma chance a si mesmo para que supere a dor e volte a ser feliz. Confira, a seguir, sete dicas que te ajudarão a superar o que passou e focar no presente.

1 – Perdoe a si mesmo em primeiro lugar

PSC

Você já se perdoou por ter sido enganado? Faço essa pergunta porque é bastante comum que as pessoas se culpem por situações desse tipo. Então, caso tenha se sentido mal por isso, saiba que não é nenhum pecado ser bom e confiar no outros e que isso não te torna um indivíduo bobo ou ingênuo. Além disso, evite pensar no que teria acontecido caso você tivesse desconfiado das boas intenções do outro antes, concentre-se no agora e deixa o passado onde ele deve ficar.

2 – Entenda que todos estão sujeitos a cometerem erros, inclusive você

É claro que ser desleal não é certo, contudo, lembre-se que todo ser humano está sujeito a cometer erros, inclusive você. Talvez não seja do seu feitio agir da mesma maneira que o outro, mas, talvez, possa vir a magoar terceiros de outras formas. Enxergar a situação sob essa ótica irá te ajudar a aceitar o ocorrido com um pouco mais de leveza e serenidade, e isso será bom para que se recupere e consiga voltar a confiar nas pessoas.

3 – Perdoe a pessoa que te decepcionou

Depois de se perdoar e enxergar a pessoa que te decepcionou de uma forma mais humana, faça o possível para perdoá-la, pois esse é um passo importante para que possa seguir em frente. Lembrando que não significa, necessariamente, que irá aceitá-la de volta em sua vida, e sim que irá se libertar das mágoas em relação a ela. Manter todo esse ressentimento em seu coração fará mal apenas para você, liberte-se dele e verá que será a melhor coisa que poderia ter feito.

4 – Lembre-se que cada indivíduo é único

Após digerir a situação passada, chega o momento de considerar o presente, ou seja, as pessoas com as quais irá se relacionar daqui para frente. Um ponto crucial para se sentir à vontade para dar votos de confiança novamente é pensar que cada indivíduo é único. Assim, se fulano agiu de determinada maneira, isso não significa que sicrano fará o mesmo. Imagine que você é funcionário de uma empresa e um colega seu furta algo do estoque, acha correto punir todos pelo erro de um? Pense nisso!

5 – Dê pequenos votos de confiança

A experiência que viveu no passado não deve ser motivo para que deixe de confiar nas outras pessoas, contudo, ela pode servir como aprendizado para que tenha mais cautela. A confiança deve ser construída aos poucos, através da convivência, desse modo, evite se entregar de cabeça a uma nova amizade ou relacionamento amoroso logo no início. Se permita conhecer o outro e dar pequenos votos de confiança, assim, poderá dar um passo de cada vez e minimizar as chances de se decepcionar novamente.

6 – Reconheça o poder da confiança

Mesmo que pense que não confia mais em ninguém, saiba que quase tudo o que fazemos envolve confiança. Ao sair com o seu carro nas ruas, confia que os outros motoristas irão respeitar as regras e não irão colidir com o seu. Ao ir em um restaurante, confia que aqueles alimentos foram preparados com higiene. Esses são apenas alguns exemplos de todas as demonstrações de confiança que damos todos os dias, para indivíduos conhecidos e desconhecidos.

Descubra como anda o grau de felicidade em seus
relacionamentos! Acesse gratuitamente nosso
Teste ” O Termômetro da Felicidade”!

7 – Seja confiável e se mostre digno de confiança

Em muitos casos, indivíduos que são desconfiados demais o fazem porque eles mesmos não agem de maneira correta. Não estou dizendo que esse seja o seu caso, porém, é importante que tenha a consciência de que a sua forma de enxergar os outros geralmente é um reflexo da sua essência. Então, se deseja que os outros honrem a confiança que deposita neles, mostre-se digno quando fizerem o mesmo em relação a você, isso fará com que se sinta mais seguro e merecedor da lealdade e da consideração daqueles com os quais convive.

Superar uma decepção pode ser desafiador, mas certamente irá te render muito aprendizado e crescimento. Espero que consiga vencer isso o quanto antes e volte a confiar naqueles que forem realmente dignos da sua consideração.

 

Copyright: 1070742077 – https://www.shutterstock.com/pt/g/deandrobot