Manop/Shutterstock Saber administrar o tempo e as nossas tarefas diárias é essencial para eliminar a ansiedade

O tempo ou a falta dele, poderíamos dizer, sem erro, é hoje, um dos principais fatores do alto índice de ansiedade entre os seres humanos. Isso ocorre porque queremos ter, ser e fazer tudo, ao mesmo tempo e, claro, como não conseguimos, nos tornamos pessoas, muitas vezes, frustradas e infelizes.

Mas, como gerenciar o tempo? É possível aprender a conciliar nossas demandas pessoais e profissionais e conseguir alcançar um equilíbrio? Com certeza sim, podemos ter uma vida mais equilibrada, mas se focarmos e nos comprometermos com o gerenciamento efetivo de nossas tarefas e no melhor aproveitamento do nosso tempo.

Porém, para conquistar este resultado, é preciso haver mudanças comportamentais efetivas; que possibilitem alcançar o estado desejado realmente. Por exemplo: se você trabalha todo dia, horas a mais e, até depois do seu expediente, tentar fazer uma gestão do tempo será ineficiente, pois você esta boicotando outros aspectos de sua vida que necessitam de atenção.

A Importância de Gerenciar seu Tempo

Fazer uma boa gestão do tempo significa tanto definir suas prioridades, como saber dividir, corretamente, as horas que serão dedicadas ao seu trabalho, vida pessoal, social, estudos, descanso e lazer. Quando fazemos este planejamento, evitamos situações estressoras, onde nos vemos atolados em responsabilidades e, sem condições, humanamente possíveis, de atender todas as demandas assumidas.

Estes tipos de situações alimentam nossa ansiedade e prejudicam nossa qualidade de vida no trabalho e no aspecto pessoal. Quando não sabemos “dizer não” ou desenvolvemos a famosa “Síndrome do Super – Homem”, achamos que nós vamos dar conta de tudo, salvar o mundo e vencer no final.

Entretanto, na vida real não é bem assim, pois tanto emocional quanto fisicamente, ficamos cansados e precisamos de um tempo para descansar nossa mente, recarregar as baterias e recomeçar. Este equilíbrio é essencial e está diretamente relacionado a um bom gerenciamento do tempo.

PSC

Quando eu consigo atender todas as minhas tarefas diárias no trabalho, eu não preciso ficar até mais tarde. Quando eu consigo dedicar, parte do meu tempo, a fazer atividades que me: animam, alegram, causam bem-estar e aumentam minha autoestima e motivação; eu não preciso ficar ansioso, pois sei que estou caminhando, dentro do planejado, para os resultados que eu desejo alcançar.

Mude Comportamentos e Diminua sua Ansiedade!

Então, se você entende esta lógica, pode mudar os comportamentos nocivos e passar a administrar o seu tempo melhor. Ao fazer isso, você se liberta do estresse e de pensamentos ansiogênicos como: “Será que vai dar tempo?”; “Eu não tenho tempo!” “Queria ter mais tempo!”, se adéqua as suas possibilidade e realidade e programa sua vida com base no tempo que você tem.

Se, com tudo isso, sentir que precisa realmente rever seus comportamentos e mudar sua forma de agir, por completo, comece por eliminar as ações e situações que causam ansiedade e evite viver na sombra deste sentimento. Para isso, o processo de Coaching, com suas técnicas e ferramentas, pode ajudar você tanto a melhorar a gestão do tempo como a identificar, tratar e eliminar as fontes de sua ansiedade.

Com este poderoso auxílio, com certeza, você conseguirá desenvolver e incorporar novos pensamentos e comportamentos mais positivos. E, especialmente, conquistará uma vida pessoal e profissional, sem correrias e ansiedades nocivas. E o que é melhor – com equilíbrio e com o tempo necessário para cuidar de si mesmo e ser mais feliz e realizado! Permita-se!