Existe um ditado que diz que “a ansiedade é o excesso de futuro”.  Não é para menos, pois vivemos um novo tempo, em que as coisas acontecem em uma velocidade cada vez maior e em que somos cobrados a todo instante para sermos e termos o que há de melhor. Assim, também nos sentimos constantemente pressionados a ter sucesso na carreira e a ser bem-sucedidos em nossa vida pessoal e, quando isso não acontece como desejamos, a ansiedade logo vem à tona.

Então, vem a grande questão: como controlar a ansiedade? Como não deixar que os seus malefícios interfiram nos nossos sonhos? E como produzir grandes resultados sendo ansioso? Calma, não fique tenso, pois essa resposta é mais simples do que podemos imaginar à primeira vista. Para saber mais sobre o tema, continue a leitura a seguir!

O que é a ansiedade e como lidar com ela?

A ansiedade é a capacidade que a nossa mente tem de visualizar mentalmente os eventos futuros. Isso é extremamente útil para que possamos nos preparar, especialmente se esse evento futuro for negativo. Se você, por exemplo, olha para os dois lados antes de atravessar a rua, agradeça à sua ansiedade. O problema surge quando ela aparece de forma muito intensa, inclusive em ocasiões em que ela não é necessária.

Para entender melhor os caminhos que nos levam a ficarmos constantemente ansiosos, precisamos entender quais são as fontes da nossa ansiedade. Será que você não se cobra demais? Será que você não está querendo ter tudo ao mesmo tempo? Isso é mesmo possível? Existe alguma forma de relaxar?

Nenhum de nós pode controlar o tempo e todos os acontecimentos. Por isso mesmo, temos que estar prontos para plantar e cultivar pensamentos, comportamentos e ações positivas, que nos levem a colher os resultados que desejamos. Sem isso, nos tornamos pessoas ansiosas e, muitas vezes, infelizes.

Dicas para administrar a ansiedade

Diante do exposto, devemos compreender que todos nós precisamos de um pouco de ansiedade para viver. Assim, os psicólogos afirmam que não devemos “controlar” a ansiedade, pois o verbo “controlar” pode ser associado à ideia de reprimir, o que só torna a ansiedade ainda mais forte. O que devemos fazer é administrar a intensidade desse sentimento, de acordo com as dicas a seguir.

1. Identifique as fontes da sua ansiedade 

PSC

Você sabe por que é ansioso? Sabe de onde vem esse sentimento? Consegue revertê-lo em ações positivas? Conhece as fontes da sua ansiedade para poder tratá-la adequadamente? A melhor forma de lidar com essa situação é entender as suas origens e buscar ferramentas efetivas para conviver com ela. Se você se sentir ansioso, aceite que essa emoção faz parte da vida e reflita sobre o que você pode aprender com a situação e o que pode fazer para amenizar a sensação desagradável.

2. Separe o que está sob o seu controle do que não está

Se você tem uma apresentação de trabalho importante amanhã, por exemplo, a sua ansiedade vai aparecer. Nessa hora, utilize-a para preparar-se melhor para a apresentação, estudando o tema e ensaiando. No entanto, há momentos em que a ansiedade surge sem que de fato possamos fazer algo. Se você está ansioso porque o seu filho está doente, por exemplo, leve-o ao hospital, mas compreenda que não há mais o que esteja sob o seu controle. Foque no que puder fazer!

3. Cuide da sua saúde física

A saúde física e a saúde mental não são sistemas separados, mas sim um todo integrado. Portanto, compreenda que cuidar do corpo é também cuidar da mente, e vice-versa. Dessa forma, alimente-se de forma equilibrada, durma bem, tome sol e pratique atividades físicas com regularidade. Essas atividades aliviam os sintomas da ansiedade e ainda auxiliam o cérebro a restabelecer os níveis dos neurotransmissores envolvidos nos transtornos de ansiedade.

4. Invista em atividades relaxantes

Reserve algumas horas do seu dia para não fazer nada que o deixe ansioso. Deixe o seu celular e a internet um pouco de lado. Nesse instante, busque ocupar-se apenas de atividades que relaxem e acalmem você. Atividades físicas, meditação, leituras, filmes, hobbies, cuidados pessoais, passeios com a família ou com os amigos e simples momentos de descanso também são importantes. Nesses momentos, esteja plenamente presente nessas atividades, desligando-se das suas obrigações.

5. Use a ansiedade a seu favor

Use a sua ansiedade para desenvolver novas habilidades e capacidades e faça dela uma motivação a mais para crescer e vencer na carreira. Use esse sentimento para motivá-lo a entregar as suas demandas nos prazos e cumprir as suas metas e objetivos, tendo sempre em mente que, sem ações positivas no tempo presente, você não terá os resultados que deseja e o futuro que sonha. Além disso, compre uma agenda para organizar-se e não assumir mais compromissos do que dá conta.

6. Procure ajuda especializada

Por fim, se você sentir que os níveis de ansiedade estão muito altos e desproporcionais aos acontecimentos, desencadeando sintomas físicos e emocionais que estão comprometendo a sua qualidade de vida, procure ajuda especializada. Os psicólogos conduzem terapias que o ajudam a lidar especificamente com o seu caso de ansiedade, propondo novas crenças e atitudes. Além disso, os médicos psiquiatras também podem receitar medicamentos, que são necessários em alguns casos.

A ansiedade é benéfica, desde que esteja em níveis saudáveis, ou seja, proporcionais aos acontecimentos. Ela nos leva a nos preparar para o futuro, permitindo que alcancemos melhores resultados. Contudo, se ela estiver aparecendo excessivamente, pode tornar-se um verdadeiro transtorno. Por isso, fique atento, coloque as dicas acima em prática e, se for preciso, recorra à ajuda profissional.

Então, o que está esperando, querida pessoa? Não sofra de ansiedade! Faça dela uma aliada no seu processo evolutivo! Como você tem lidado com essa questão na sua vida pessoal e profissional? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!