Um bom advogado precisa ter um amplo conhecimento técnico, afinal, isso faz parte da sua rotina de trabalho. Porém, é necessário, também, que ele domine outros temas, como empreendedorismo, gestão, desenvolvimento da inteligência emocional e do autocontrole, alcance de metas e muito mais. O Coaching para advogados se mostra como um ótimo meio de adquirir todas essas habilidades, para que o profissional se destaque e conquiste o seu espaço no mercado. Continue acompanhando e saiba mais a respeito.

Você é advogado? Quer conhecer mais sobre o coaching?
Separamos um conteúdo exclusivo para você! Baixe aqui!

O Que é o Coaching Para Advogados?

Foi-se o tempo em que, para se destacar, bastava o profissional possuir o conhecimento técnico. Hoje, é necessário que se tenha também conhecimento de gestão, incluindo principalmente de negócios, finanças e tempo, habilidades para lidar com pessoas, inteligência emocional, entre outros. Em se tratando especificamente da carreira jurídica, é preciso também desenvolver uma boa comunicação, autoconfiança e mais uma série de competências que irão ajudar o advogado a atingir os seus objetivos.

Quando se fala em atingir objetivos, é inevitável não associar o assunto ao Coaching, que é exatamente uma metodologia voltada para ajudar pessoas a saírem do seu estado atual para alcançarem seu estado desejado. Em meio a isso todo, o indivíduo tem a oportunidade de se conhecer melhor, identificar os seus pontos fortes e aqueles que precisam ser desenvolvidos, adquirir novas habilidades, enfim, se desenvolver como pessoa e profissional.

Ao unirmos o Coaching ao universo jurídico, temos a combinação ideal para auxiliar estudantes e profissionais já graduados, atuantes ou não na área, a alcançarem as suas metas. No caso daqueles que ainda estão na faculdade, esse auxílio pode vir para melhorar o desempenho nas matérias e também para ajudar na preparação para o exame da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB. Para os advogados que já se formaram, o apoio de um Coach também é bastante amplo, podendo incluir tanto a preparação para o mercado de trabalho, quanto para os mais concorridos concursos públicos.

Benefícios do Coaching Para Advogados e Estudantes de Direito

Assim como o Coaching é naturalmente uma metodologia bastante versátil, os coaches que se dedicam especificamente ao atendimento de advogados e estudantes de direito podem auxiliá-los das mais diferentes maneiras. Veja, a seguir, os principais benefícios que o Coaching Jurídico pode oferecer.

1 – Autoconhecimento

PSC

O primeiro passo para iniciar um processo de desenvolvimento, seja no âmbito pessoal ou profissional, é se conhecer. Entender a maneira como enxerga o mundo faz com que um indivíduo adquira uma visão muito mais ampla de si mesmo. E é a partir daí que ele entenderá qual é o seu propósito, os objetivos que deseja realizar, os seus valores, o seu comportamento. Então, ao se conhecer profundamente, conseguirá definir metas poderosas para chegar onde deseja na carreira como advogado, com benefícios que certamente se estenderão à vida pessoal.

2 – Gestão do Tempo

Grande parte dos advogados atua como profissional liberal, ou seja, de maneira autônoma. Assim, são os únicos responsáveis por gerenciarem o seu tempo, o que demanda um grande senso de disciplina e organização. Em se tratando de estudantes, isso é igualmente necessário, já que muitas vezes é preciso se dividir entre os estudos da faculdade, com preparação para o exame da OAB, concursos e estágio. Ao passarem pelo processo de Coaching, advogados e estudantes aprenderão a gerenciar o seu tempo com maior eficácia, priorizando as tarefas mais importantes e mantendo, assim, uma rotina mais produtiva.

3 – Bom Relacionamento Com Clientes

Lidar com pessoas é algo que faz parte da carreira de um advogado, por isso, é fundamental que o profissional esteja preparado para isso. Durante o processo de Coaching, é possível desenvolver habilidades de comunicação, o que inclui saber se expressar com clareza e, principalmente, ouvir o outro para realmente entender as suas dores e encontrar as melhores maneiras de direcionar a ações e processos. Quanto mais atento ao comportamento humano um advogado for, maiores são as suas chances de vitória.

4 – Inteligência Emocional

A carreira de um advogado é marcada por uma série de desafios, que envolvem principalmente as audiências e as longas horas de estudo a respeito de uma causa. Para se manter firme perante tudo isso, sem se deixar levar pelo estresse, é essencial que o indivíduo reconheça as suas emoções, entenda a origem de cada uma delas e saiba como gerenciá-las dentro de si para evitar, por exemplo, perder a calma em um momento de tensão. A inteligência emocional é, hoje, algo de extrema importância em qualquer carreira e um tema de grande destaque dentro do processo de Coaching.

5 – Construção da Carreira

Um elemento fundamental para uma carreira jurídica de sucesso é a credibilidade, afinal é nela que os clientes irão se basear para contratar os serviços de um advogado. Contudo, a credibilidade é algo que se conquista com o tempo, através dos trabalhos realizados. Para isso, o profissional iniciante pode contar com o suporte de um Coach, que irá apresentar a ele as estratégias certas para captar clientes e construir o seu nome no mercado, trabalhando para fortalecê-lo cada vez mais.

6 – Preparação Para Provas

A carreira de um advogado começa com uma prova, que é o exame da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil. Além disso, muitos optam por seguir uma carreira pública, que depende da aprovação em concursos, muitos bastante concorridos. E poder contar com o suporte de um Coach experiente na área jurídica certamente fará uma grande diferença nesse processo, o que pode incluir tanto a organização de tempo para estudar, quanto em relação ao conteúdo a ser abordado.

7 – Criação de Foco e Motivação

Todo profissional que deseja se destacar precisa de motivação para buscar os seus objetivos e foco para se manter firme até alcançá-los. Durante o processo de Coaching, o indivíduo tem a oportunidade de se conectar consigo mesmo e, assim, descobrir o que o move e faz com que tenha energia para se levantar da cama todos os dias com disposição para dar o seu melhor. Assim, o advogado conseguirá vencer todos os obstáculos que surgirem e trilhar um caminho de sucesso e realização.

Você é advogado? Quer conhecer mais sobre o coaching?
Separamos um conteúdo exclusivo para você! Baixe aqui!

Investir em Coaching é dar um salto rumo ao sucesso na carreira como advogado, independente de qual etapa esteja vivendo. Através das técnicas dessa metodologia poderosa, conseguirá elevar o seu desempenho profissional à máxima potência e alcançar resultados extraordinários!

Crédito das Imagens: Por sdecoret – ID da foto stock livre de direitos: 634875593