Agências de emprego

Andresr/Shutterstock As Agências de Emprego fazem a intermediação entre as empresas e os trabalhadores atuando no recrutamento de profissionais

Estamos vivendo uma grave crise econômica que afeta diretamente no número de empregos ofertados. Com isso, só em 2015, mais de um milhão de pessoas ficaram desempregados, no Brasil. Com mais profissionais disponíveis no mercado aumenta o também o trabalho das agências de emprego, que fazem uma espécie de intermediação entre as empresas e os trabalhadores.

Estas agências podem oferecer seus serviços de maneira gratuita e num endereço fixo, aonde os profissionais vão até o local, fazem uma ficha, cadastram seu currículo num banco de empregos e verificam as vagas disponíveis. Um exemplo deste tipo de atuação é o Sistema Nacional de Empregos – SINE, mantido pelo governo, e que integra vagas de todo o país num banco de dados único.

Além disso, existem também os serviços pagos e oferecidos, exclusivamente, pela internet, como o exemplo da Catho Online. Neste modelo, o candidato cadastra seu currículo num banco de dados virtual, onde as empresas interessadas podem acessar e conhecer o seu histórico profissional. O usuário, por sua vez, por meio de um painel também tem acesso a inúmeras vagas e pode candidatar-se a elas. Porém, para ter estes e outros serviços disponíveis, a pessoa também tem que pagar um valor mensal por sua assinatura.

Como Funcionam as Agências de Emprego

Nem sempre as empresas querem ter contato direto com candidatos a vagas, por isso mesmo elas acabam terceirizando este processo de recrutamento e seleção para agências de emprego, que são especializadas em recrutar o perfil de profissional que elas buscam. As instituições que fazem este trabalho sem cobrar do candidato costumam receber das organizações que as contrataram par executar este serviço.

Nos casos dos sistemas online pagos, tanto as empresas como os candidatos devem manter uma assinatura para ter acesso aos serviços prestados. Nestes casos, as áreas são mais específicas e exigem um nível maior de conhecimento dos profissionais. Entretanto, muitas pessoas acreditam que esta seja uma forma melhor de encontrar o emprego certo, pois aqui é possível filtrar melhor as ofertas.

Já as agências de Hedhunters são especializadas na contratação de altos executivos, CEO e presidentes de empresas, por exemplo. Este trabalho está num nível ainda maior de complexidade, pois busca líderes com competências acima da curva para compor a alta direção de organizações importantes.

PSC

Como podemos perceber as agências de empregos, pagas ou não, são muito importantes. São também um meio legítimo e efetivo dos profissionais conquistarem desde o primeiro emprego a uma recolocação na carreira.  Se você está em busca de um destes objetivos, fique de olho, pois esta pode ser uma excelente opção. Boa sorte!