Muitas pessoas passam pelas nossas vidas no decorrer dos anos, e é natural que umas nos marquem mais do que outras. Conservar boas memórias vividas ao lado de alguém especial é muito bom. Entretanto, quando as lembranças trazem dor e sofrimento, o melhor a se fazer é mudar de atitude e seguir em frente, afinal, a vida não espera, e todos merecem ser felizes. Para ajudá-lo nesse sentido, neste artigo, separamos 10 dicas de como esquecer alguém que marcou a sua vida e superar a dor da separação. Continue a leitura e saiba mais!

A importância de virar a página

Todos os momentos que vivemos, bons ou ruins, nos trazem algum tipo de aprendizado. Por isso, é desnecessário tentar encontrar formas de esquecer alguém, apagando ela de vez da sua memória, o que talvez seja impossível. O que se deve buscar é a independência desse sentimento, para que você consiga prosseguir e dar uma nova chance para a felicidade. Portanto, em vez de tentar esquecer, procure superar e virar a página.

Quando um relacionamento chega ao fim ou um sentimento não é correspondido, a sensação de rejeição e a saudade da pessoa podem trazer bastante sofrimento. É importante permitir-se sofrer esse luto, pois tentar reprimi-lo pode fazer com que ele volte com ainda mais intensidade. Contudo, não se entregue completamente à dor e vá, pouco a pouco, encontrando formas de vencê-la. Atitudes simples podem ajudá-lo a superar a tristeza, basta que você se dê uma nova chance.

10 dicas para esquecer alguém e encontrar a felicidade novamente

Em um primeiro momento, é natural acreditar que você nunca mais conseguirá amar e ser feliz novamente. Mas acredite: é possível! Por mais difícil que tenha sido o rompimento e por maior que seja a saudade, você conseguirá continuar a sua vida e seguir adiante, se acreditar verdadeiramente nessa possibilidade. Assim, com o tempo, vai descobrir que a sua força interior é maior do que imaginava. Por isso, não duvide dela.

Para ajudá-lo a superar esse momento de mudança e transformação, preparamos 10 dicas para que consiga esquecer alguém que o marcou e conservar apenas o aprendizado que a experiência trouxe. Confira!

  • Evite contato com a pessoa

Se possível, evite ver, falar ou ter contato com a pessoa que você quer esquecer. Isso pode ajudar a diminuir a saudade e a intensidade dos sentimentos. Se você continuar tendo acesso a essa pessoa em diferentes contextos, é óbvio que vai ficar mais difícil esquecê-la, pois você estará sempre reforçando na sua mente a presença dela. Portanto, tente mudar de hábitos, de modo a não mais ver a pessoa em questão, como mudar o horário da academia, por exemplo.

  • Invista em si mesmo

PSC

Dedique mais tempo para cuidar de si mesmo. Faça exercícios físicos, alimente-se bem, cuide da sua aparência, leia livros, assista a filmes, aprenda algo novo, enfim, faça as coisas que o deixam feliz. Reserve um tempo para cuidar apenas de si mesmo, o que não significa ser egoísta. Todas essas atividades o ajudam a manter a saúde mental, a melhorar a autoestima e a criar novas experiências. É uma forma de dizer a si mesmo que a vida continua, mesmo sem aquela pessoa.

  • Conte com o apoio de amigos e familiares

Desabafar faz bem e nos ajuda a aceitar melhor as coisas. Então, quando se sentir triste, procure alguém em quem confie e se abra. Guardar a tristeza para si pode fazer com que ela se torne mais intensa. Assim, não tenha vergonha do que está sentindo, pois sofrer por amor é normal, e todos já passaram por isso em algum momento da vida. Compartilhe os seus sentimentos com pessoas próximas e confiáveis. Ter um suporte emocional de amigos e familiares pode ajudar a diminuir a dor e a angústia.

  • Faça coisas diferentes

Experimente fazer coisas novas e diferentes do que você costuma fazer. Viaje para um lugar que sempre quis conhecer, visite um museu, faça uma aula de dança, enfim, coisas que podem trazer novas experiências e sensações. Muitas vezes, uma mudança simples na rotina o ajuda a ter a sensação de que aquela página está sendo virada. Assim, você deixa de frequentar os lugares e de fazer as atividades que o lembram daquela pessoa.

  • Permita-se sentir, mas não se sinta inferior

É normal sentir tristeza, saudade e outras emoções após um término. Permita-se sentir essas emoções de vez em quando, mas não se apegue a elas. Lembre-se de que tudo passa e que é possível encontrar a felicidade novamente.

Existem diversos motivos que podem levar uma pessoa a terminar um relacionamento. Pode ser por não estar conseguindo corresponder ao sentimento do outro, por ter se interessado por outra pessoa, ou mesmo por não sentir mais vontade de estar em uma relação. Nenhuma dessas razões tem a ver com inferioridade. Então, não se sinta inferior porque o seu relacionamento acabou ou porque o seu sentimento não foi correspondido.

Ficar se culpando pelo término não é uma boa saída e apenas vai te trazer mais sofrimento. Busque se conhecer na essência, entender os seus sentimentos e tomar consciência dos seus talentos e qualidades. Dessa forma, você conseguirá enxergar o quão incrível é e deixar de apontar em si defeitos que justifiquem o fim da relação. Evite tentar justificar atitudes tomadas por outra pessoa, pois elas não são de sua responsabilidade.

  • Valorize as pequenas alegrias da vida

A pessoa que te deixou não era a única alegria que você tinha na sua vida, com certeza. Então, comece a pensar em todos os motivos que tem para ser feliz e em todos aqueles que gostam e valorizam quem você é. A felicidade pode estar onde menos se espera, e é importante estar atento aos detalhes, a fim de saber valorizá-los e cultivá-los.

Há quanto tempo você não sai para tomar um café com um amigo querido ou visita um familiar que mora longe? Ou mesmo se dedica a cuidar de si e relaxar? Aproveite o seu tempo livre para fazer programas que tinha deixado de lado para se dedicar exclusivamente ao ser amado. Desfrutar desses momentos vai mostrar o outro lado do rompimento. Afinal, tudo na vida pode ser positivo ou negativo, dependendo da forma com que você encara cada situação.

  • Não monitore as redes sociais

As redes sociais permitem que se acompanhe a vida de outras pessoas, mesmo de longe. Com isso, elas podem ser uma armadilha para quem está tentando esquecer alguém. Se não quiser deixar de acessar, utilize recursos, como o bloqueio e o cancelamento de assinatura de atualizações de determinado perfil, para que não fique alimentando a sua dor com a pessoa que deseja esquecer.

Mesmo nos casos em que o relacionamento acaba sem brigas, não é saudável fazer uso das redes sociais para vigiar a vida da pessoa e verificar a todo o momento com quem ela está interagindo, as suas fotos e os locais que tem frequentado. Em vez disso, aproveite os recursos da internet para encontrar coisas positivas e que o distraiam, como um grupo com temática de algo do seu interesse. Preencha a sua vida com coisas que agreguem valor e não que tragam sofrimento.

  • Aprenda com a experiência

O que podemos aprender com o término de um relacionamento? Bem, em primeiro lugar, você pode aprender com os erros que pode ter cometido nessa relação, levando esses aprendizados para futuros relacionamentos. Todavia, há muitas outras lições que também podem ser extraídas desse momento:

  • A pessoa perfeita não existe, e você também não é perfeito;
  • Ninguém é insubstituível;
  • A vida continua, com ou sem alguém ao seu lado;
  • Você é mais forte do que imagina;
  • Não devemos fazer do amor uma dependência emocional.
  • Se necessário, procure ajuda especializada

Se a tristeza se tornar muito intensa, prolongar-se durante muito tempo e começar a impedi-lo de fazer as suas atividades normais do dia a dia, é indicado que procure ajuda profissional, como um médico ou um psicólogo. Assim, será possível realizar o tratamento adequado para que esse sentimento não se transforme em uma depressão ou outro tipo de transtorno psicológico.

  • Permita-se ser feliz

Dizem que a melhor maneira de curar a dor de um amor perdido é encontrando outro. No entanto, o melhor a se fazer é deixar a vida seguir o seu curso e permitir-se ser feliz, independentemente de estar ou não ao lado de alguém. 

Ficar procurando outra pessoa para viver um relacionamento pode fazer com que você se frustre, pois o amor é algo que acontece de forma natural, quando menos se espera. Dê tempo ao tempo e, nesse intervalo, procure amadurecer os seus sentimentos e incorporar crenças e comportamentos mais positivos sobre si mesmo e sobre a vida.

Tenha sempre em mente que você é uma pessoa inteira e que não precisa de ninguém para completá-lo. Cuide da sua saúde e da sua mente, busque o autoconhecimento e trate-se com carinho e compaixão. Quando alguém especial aparecer, virá para somar e não para preencher um vazio na sua vida. É assim que se vive um relacionamento saudável, em que 2 pessoas se unem por amor e não por dependência.

E você, querida pessoa, tem mais alguma dica para “esquecer” alguém que foi muito especial para você? Qual? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!