Fique por dentro de tudo o que acontece no Departamento de RH e o que ele precisa ter para ser realmente eficiente em uma empresa! | monkeybusiness |DepositPhotos.com

Se tem uma área indispensável na empresa é a de recursos humanos ou o famoso RH. O departamento de RH chega a ser colocado no mesmo rol de contabilidade, financeiro, jurídico e administrativo, por ser algo que anda tão em destaque nos dias atuais e por, finalmente, ser visto como algo que faz realmente toda a diferença no dia a dia de trabalho.

Lidar com o capital humano não é mais uma tarefa simples que qualquer pessoa pode fazer. O RH provou isso ao longo do tempo e as inúmeras crises de profissionais, altas taxas de rotatividade e insatisfação dentro das empresas mostrou o que muitos chefões haviam se esquecido: estamos lidando com seres humanos e não com máquinas que devem trabalhar longas horas por dia.

As principais atividades do Departamento de Recursos Humanos

Para conversarmos melhor sobre o setor de recursos humanos e sobre o gerenciamento de pessoas, devemos identificar as principais partes do RH. Quais são os tipos de profissionais que encontramos lá? Quais são os seus trabalhos? Primeiramente devemos começar pela equipe de recrutamento.

É esse pessoal que, sabendo dos pontos carentes da empresa e dos tipos certos de profissionais que devem contratados, vai a busca de pessoas da área para se juntarem à equipe. Podemos incluir aí o headhunter, mas também aquele profissional mais tradicional, o recrutador, que analisa currículos e monta uma “triagem” para ver qual é o candidato que mais se aplica e qual é aquele que pode se desenvolver bastante dentro da empresa.

Também há o pessoal do treinamento, que realiza atividades periódicas a fim de obter do profissional contratado as melhores performances, por exemplo. Sabe quando tem um funcionário que é realmente talentoso e a equipe de RH consegue ver isso, mas também entende que ele está sendo bloqueado por algum fator interno? Pois é, os treinamentos podem ajudar nisso.

Também podem ajudar a tratar o comportamento de profissionais competentes, mas que estão com dificuldades causadas pela rotina de trabalho, esta que também deverá ser cuidada pela equipe de RH, para que não atrapalhe, mas pelo contrário, facilite o desempenho dos colaboradores.

PSC

Outra questão importante é a política de remuneração. O setor de RH é fundamental para trabalhar em cima de benefícios e do próprio salário que é destinado a cada funcionário todos os meses. Entendendo-se que esta é uma das grandes causas da insatisfação no trabalho, há de se visualizar que é preciso mexer nos cofres da empresa a fim de valorizar o seu pessoal.

O que um profissional precisa ter para fazer parte da equipe de Recursos Humanos?

Se você tem interesse em fazer parte da equipe de recursos humanos, por favor, atente-se para algumas questões que nunca devem passar batidas e que você terá que desenvolver para um dia chegar até essa posição. Por exemplo, você terá que ser bem organizado na questão de estimular o seu perfil estratégico.

Você precisa se adequar ao que a sua empresa pede. Qual é o seu perfil dentro de uma equipe de recursos humanos? O que a sua empresa está precisando? O que você precisa desempenhar? Antes mesmo de ter uma empresa onde trabalhar, defina o que você quer ser dentro desse campo.

Até porque se você não tiver essa sensibilidade a respeito de si mesmo, provavelmente não terá a respeito dos outros profissionais que analisará. Por isso mesmo, tenha uma visão de plano de carreira. O que seria isso? Saber traçar os caminhos de um profissional, aconselhar, mostrar o que pode ser benéfico ou não para que o destino determinado previamente seja alcançado.

Tudo isso faz um profissional de RH eficiente. E para ter essas características afloradas, é importante que você seja sensível, empático, compreensivo, objetivo e, acima de tudo, uma pessoa preocupada com as questões humanas.

Existem cursos para você!

Para quem quer seguir nesse campo, eu tenho uma ótima notícia: existem cursos especializados em recursos humanos! Sim, não é maravilhoso? Melhor ainda é saber que o Coaching pode te ajudar a ser esse tipo de profissional que você sonha! Aliás, o Coaching é fundamental para que você seja um profissional sensacional na área de RH.

Você pode tentar o curso de Pós-Graduação em Gestão de Pessoas com Coaching, algo que o Instituto Brasileiro de Coaching – IBC oferece com a maior alegria para você. Porque nós temos a vontade de te ajudar e te encaminhar para o sucesso!

Mas isso só depende de você! Invista agora no seu futuro e na sua carreira, faça agora mesmo a sua inscrição para este poderoso curso!