É fato: nenhum negócio sobrevive muito tempo se não tiver um bom planejamento financeiro. Por isso, é fundamental que todo empresário ou empreendedor, que esteja iniciando a sua empresa, tenha isso em mente e, antes de assumir dívidas, planeje bem a administração do seu capital.

Mas como fazer isso? Como montar um planejamento financeiro? Como conseguir dinheiro para investir no crescimento da empresa? Essas são lacunas frequentes do universo empresarial, pois ter recursos é uma das partes mais importantes de qualquer negócio, seja ele pequeno, médio ou de grande porte.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas poderosas para que você, empreendedor, possa aprender a fazer um bom planejamento financeiro na sua empresa e mantê-la financeiramente saudável e sustentável. Continue lendo e confira!

1. Projete os seus gastos

Saiba quanto a sua empresa gasta em cada fase das suas operações: produção, venda/compra, estoque, logística, infraestrutura física, pagamentos de funcionários e fornecedores, entre outros. Isso é muito importante para fazer uma gestão de custos e investimentos de forma realista, além de definir estratégias efetivas para gerir os seus recursos de modo otimizado. Quanto aos fornecedores, saiba sempre negociar as melhores condições e pesquisar muito antes de fechar negócio.

2. Identifique as suas contas a pagar e a receber

Para administrar bem os cofres da sua empresa, é fundamental saber o quanto sai e o quanto entra todos os meses. Se estiver saindo mais do que entrando, é sinal de que algo está errado: ou os seus custos de produção e infraestrutura estão muito altos ou os seus produtos e serviços não estão indo bem em vendas. Esteja atento a essas informações, pois elas são o termômetro financeiro de sua organização. Conte com equipes dedicadas exclusivamente a essa finalidade, de forma organizada e metódica.

3. Contrate especialistas

Caso você não tenha conhecimento nem experiência em relação a questões financeiras, contrate um serviço de consultoria especializada. Os consultores ajudarão você, empresário, a compreender melhor o seu negócio, financeiramente falando. Eles mostrarão boas chances de financiamento e investimento e oportunidades de melhoria, podendo também ajudá-lo a implantar ações, métodos e ferramentas de controle e gestão do dinheiro que realmente eliminem problemas e ajudam na administração efetiva da sua empresa.

4. Corte gastos supérfluos

PSC

Pense sempre onde, quando e como a sua empresa pode cortar despesas desnecessárias. Será que não é hora de mudar um fornecedor e conseguir outro com preços melhores? E as luzes, precisam ficar todas acesas 24 horas por dia? Você precisa de todo o papel que usa por mês? E as descargas e torneiras, há um modo de desperdiçarem menos água? Observe ao ser redor, veja onde pode cortar gastos, pois, muitas vezes, pequenas mudanças na forma de consumir os recursos trazem grandes retornos e economia para o seu bolso.

5. Planeje os seus investimentos

Saber quando vai ter que investir mais ou menos dinheiro do seu capital e planejar as suas aplicações em curto, médio e longo prazo é essencial. Isso possibilita a você se preparar melhor para as saídas no caixa, evitando ser pego de surpresa e também que isso prejudique o fluxo normal da empresa — o que pode interferir negativamente, nos resultados. Assim, saiba a hora de economizar e a hora de investir. Aquisições de materiais, tecnologias, espaços, insumos e colaboradores devem ser cautelosamente planejadas.

6. Acompanhe os seus indicadores financeiros

Indicadores financeiros são métricas que avaliam a saúde financeira da sua empresa. Por isso, você e o seu departamento financeiro precisam acompanhá-los com frequência, de modo a verificar se as decisões que estão sendo tomadas estão surtindo os efeitos esperados ou se é preciso fazer mudanças. Entre essas métricas, devemos considerar, por exemplo: fluxo de caixa, receita bruta e receita líquida, custos fixos e variáveis, custo de aquisição por cliente, lucratividade, despesas por centro de custo etc.

7. Administre os seus estoques

É essencial evitar os desperdícios para planejar bem as suas finanças. Por isso, saiba que ter estoques muito grandes é um risco se a demanda for pequena. Mercadorias encalhadas ocupam muito espaço e, com o passar do tempo, podem estragar ou ser danificadas, gerando graves perdas financeiras. Para evitar que isso ocorra, faça estudos aprofundados de demanda no seu segmento e oriente a produção a acompanhar essa demanda. Assim, os seus estoques não ficarão lotados de itens.

8. Analise o custo-benefício de tudo

O custo-benefício é a relação entre aquilo que você vai investir em uma determinada ação e o retorno financeiro que ela pode proporcionar. Acostume-se a pesquisar dados para encontrar essa relação antes de tomar toda e qualquer decisão. Isso vale para: aquisição de novas tecnologias, contratações de novos funcionários, investimentos em campanhas publicitárias, compras de novos imóveis, e por aí vai. Faça estudos simulando o retorno potencial dessas ações antes de adotá-las.

9. Só recorra aos empréstimos em último caso

Empréstimos de bancos ou de outras empresas só devem ser solicitados em último caso. Mesmo assim, se você optar por recorrer a essa estratégia, certifique-se de que você tenha um bom plano de pagamento. Se isso não ocorrer, os juros, elevadíssimos no Brasil, podem transformar a sua dívida em uma bola de neve, da qual fica difícil sair.

10. Invista em você

Quanto mais preparado você estiver para administrar o seu negócio e gerenciar o seu dinheiro, melhores serão os resultados que você obterá. Por isso, mais até do que saber fazer planejamentos, você deve ter as habilidades necessárias para conduzir uma empresa de forma eficaz. Assim, saiba que promover cursos e treinamentos para si e para os seus colaboradores não deve ser visto como um gasto, mas como um investimento. Quem sabe o que faz trabalha mais e melhor!

Para isso, a nossa dica é: Invista na formação Business And Executive Coaching — BEC. Com o auxílio do coaching, essa fantástica metodologia usada em empresas de todo mundo, desenvolva novas competências, maximize a sua visão do negócio, obtenha ferramentas de gerenciamento e aprenda como expandir as possibilidades do seu empreendimento. Entre em contato conosco e saiba mais!

E você querida pessoa, quais são as suas maiores dificuldades no planejamento financeiro dos seus negócios? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!