Kenishirotie/Shutterstock A Gestão de Custos é essencial para fazer o gerenciamento efetivo dos recursos e manter a empresa rentável

Se você está iniciando sua jornada como empreendedor ou ainda pretende abrir o seu próprio negócio, saiba que é fundamental aprender, desde já, a fazer uma gestão de custos efetiva. Digo isso porque este entendimento do universo financeiro é muito importante para administrar bem suas finanças e evitar a falência de sua empresa.

Para ter sucesso não basta apenas ter boas ideias, criar bons produtos, oferecer serviços diferenciados e investir em divulgação. Por isso, a gestão financeira consiste em saber gerenciar e controlar todos os custos relativos à produção e a venda dos itens que você fabrica e dispõe no mercado – fornecedores, colaboradores, contas fixas e distribuição.

Mas ai, você deve estar se perguntando – mas por que isso é tão importante? Ter este conhecimento financeiro evita erros na precificação final dos produtos e serviços e impede que o empreendedor atribua, a estes, valores fora da realidade (muito acima ou muito abaixo do preço ideal).

Por isso, este cuidado é tão relevante, pois ao fazer uma gestão de custos incorreta, o empresário perde seu capital investido, prejudica sua margem de lucro, diminui suas vendas, as possibilidades de ter retorno e de reinvesti-lo no crescimento do seu negócio.

Como consequência, seus produtos perdem valor de mercado e, ao invés de rentável, sua empresa se torna uma fonte de dívidas. Para evitar que isso aconteça, o Coaching Financeiro se apresenta como um extraordinário aliado dos profissionais na gestão efetiva dos custos.

Coaching Financeiro – O Melhor Apoio na Gestão do seu Dinheiro

O Coaching Financeiro é uma vertente do Coaching, voltada ao aprendizado e desenvolvimento de boas práticas na administração do dinheiro. Com suas técnicas, métodos e ferramentas; este processo auxilia o empreendedor a ampliar sua visão do negócio e a gerenciar melhor seus custos.

PSC

Este entendimento sobre as questões financeiras é imprescindível para evitar erros de gestão e para atribuir o valor correto aos seus produtos e serviços.

Neste sentido, o Coaching Financeiro apoia ainda na construção de planejamentos econômicos mais assertivos, onde é possível identificar novas possibilidades no mercado, cortar gastos na produção, precificar corretamente, obter lucro e criar novas oportunidades de investimentos.

Ao identificar os gaps financeiros da empresa é possível trabalhar para eliminar crenças e comportamentos que sabotam a boa administração dos recursos, como também ampliar o modelo de gestão e torná-lo realmente efetivo.  Por tudo isso, podemos concluir que o Coaching Financeiro sai na frente, pois permite, de maneira planejada e acelerada, desenvolver atitudes mais positivas e alavancar os resultados financeiros e estratégicos da sua empresa.

Se o seu objetivo é fazer uma gestão de custos efetiva, vencer desafios e se superar como um profissional que empreende, tenho uma dica poderosa para você – Faça a Formação Professional & Self Coaching – PSC; conheça novas ferramentas de gestão econômica e humana e torne-se um empreendedor extraordinário!