Ninguém deseja passar por situações delicadas e muito menos ver aqueles que amam sofrendo, entretanto, sabemos que muitas coisas são inevitáveis e que tudo o que podemos fazer é oferecer palavras de conforto e apoio. Se você gostaria de demonstrar a sua consideração a um ente querido que está passando por uma fase desafiadora, mas não sabe o que dizer, continue acompanhando e saiba como confortá-lo de uma forma acolhedora e respeitosa.

Dicas Para Dizer Palavras de Conforto e Demonstrar Apoio Sem Ser Inconveniente

O amor e o carinho que sentimos pelos nossos entes queridos faz com que tenhamos uma forte empatia em relação a eles e, consequentemente, sintamos as dores deles como se fossem nossas. Então, esse turbilhão de emoções e essa vontade de fazer com que o outro não sofra, pode nos levar a não sabermos exatamente como agir e o que dizer para consolá-lo. Caso tenha se identificado com isso, acredito que vá gostar das dicas que irei compartilhar a seguir, confira.

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso
“Mundo do Coaching”!

1 – Se não souber o que dizer, não diga nada

Palavras de conforto são, sim, muito importantes, porém, em certas ocasiões, um gesto pode ser muito mais adequado. Ao se encontrar com um amigo pela primeira vez após saber da notícia do falecimento de alguém da família dele, por exemplo, dê um forte e longo abraço e ofereça o seu ombro para que ele chore. Acredite, a energia que você irá enviar a ele através dessa atitude irá valer muito mais do que qualquer coisa que possa vir a dizer.

2 – Entenda a dor da pessoa

Antes de tomar qualquer tipo de decisão, é preciso conhecer o terreno em que irá pisar primeiro lugar para, então, encontrar a melhor maneira de agir. Em se tratando de oferecer conforto a alguém, é necessário que entenda essa dor, para que identifique o que poderá dizer ou fazer. Para isso, coloque-se no lugar do outro, imaginando como se sentiria naquela mesma situação. Ao fazer esse exercício estará deixando os julgamentos de lado e se permitindo agir com carinho e respeito.

3 – Dê espaço para que o outro desabafe

Existe uma citação muito bonita que diz o seguinte: “um amigo me chamou para cuidar da dor dele, guardei a minha no bolso e fui”. Essa frase diz muito sobre como agir quando um ente querido está sofrendo, que é manter o foco nele e permitir que ele desabafe e fale sobre o que está sentindo. Mesmo que você esteja passando por algum problema, evite despejar mais energias ruins sobre ele.

PSC

Vale lembrar que, caso seu amigo seja uma pessoa reservada e que não demonstra querer desabafar, respeite-o, pois forçá-lo não irá ajudar em nada, muito pelo contrário. Às vezes, apenas o fato de você estar ali, ao lado dele, mesmo que em silêncio, já estará sendo muito bom. Saiba identificar a essência do outro e, assim, encontrará a melhor maneira de agir.

4 – Fale de coisas positivas

Quando uma pessoa está sofrendo, é natural que ela queira desabafar, entretanto, o motivo do sofrimento não precisa ser o assunto de vocês a todo o momento. Sempre que sentir que é possível, fale a respeito de assuntos leves e, até mesmo, engraçados. Afinal, rir é maravilhoso e ajuda a aliviar as tensões, o que é tudo o que ela está precisando neste momento. Pense sempre da seguinte forma, se a vida de alguém que ama está cinza, seja aquele que irá levar cor e alegria.

5 – Demonstre sua vontade de ajudar

Ajudar uma pessoa que está passando por uma situação delicada vai além de solucionar o problema dela, e é possível oferecer apoio de outras maneiras. Você pode ajudar se oferecendo para realizar tarefas do dia a dia, para que ela possa se recuperar ou resolver suas questões. Buscar crianças na escola, organizar a casa, cuidar do animal de estimação dela, são muitas as opções. Assim, estará demonstrando que, mais do que palavras, está disposto a doar o seu tempo, e isso certamente fará com que ela se sinta acolhida e amparada.

6 – Evite contar histórias com desfechos trágicos

Imagine que o pai do seu amigo está no hospital com uma doença muito grave. Então, você vai e conta a história de um vizinho da sua tia que passou pela mesma situação e acabou falecendo. Parece inacreditável que alguém faça algo assim, mas a verdade é que se trata de algo bastante comum. É claro que, na grande maioria das vezes, não há nenhuma intenção de magoar alguém, muito pelo contrário, e isso é dito sem pensar. Porém, é necessário que tome cuidado com as palavras, afinal, seu amigo já está fragilizado o suficiente.

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso
“Mundo do Coaching”!

7 – Diga o quanto gosta do outro e torce por sua felicidade

Quer coisa mais reconfortante do que ouvir que somos importantes para alguém? É sempre muito bom saber que nossos amigos e familiares nos querem bem e torcem pela nossa felicidade, não é mesmo? Então, diga isso para o seu ente querido que está sofrendo, fale o quanto ele é especial e que, em algum momento, essa dor irá passar. No final das contas, as melhores palavras de conforto são aquelas ditas com sinceridade e carinho, de forma respeitosa e natural.

A Importância de Oferecer Apoio e Conforto Para Quem Está Sofrendo

Aqueles dizeres comuns de casamentos, que falam sobre o casal permanecer unido na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, na alegria e na tristeza, vale para qualquer tipo de relacionamento pessoal. Afinal, quando gostamos verdadeiramente de nossos amigos e familiares, devemos permanecer ao lado deles em qualquer circunstância, pois um laço familiar ou de amizade é feito de compartilhamento, de troca. Desse modo, hoje você ajuda e amanhã será ajudado, pois assim é a vida.

Espero que tenha gostado do artigo e que ele tenha te ajudado a saber como oferecer apoio para um ente querido que está atravessando uma fase delicada e desafiadora. Saiba que o seu gesto fará uma grande diferença na vida dessa pessoa e que ela se sentirá verdadeiramente acolhida e amparada.

 

Copyright:  1183094179 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes