Para quem deseja realizar uma grande mudança de carreira, abrindo o próprio negócio, indico a importância de desenvolver uma mente empreendedora antes de dar os passos iniciais rumo a ser seu próprio chefe. Pensar como um empreendedor significa aprender a questionar soluções que podem ser melhoradas trabalhando com foco na inovação e criatividade.

7 Dicas de como desenvolver uma mente empreendedora

Para desenvolver uma mente empreendedora você não precisa, necessariamente, ter uma empresa, aliás, é até interessante já entrar no mercado com essa visão consolidada. A seguir listei dicas de como transformar sua mente, tornando-a direcionada para um viés empreendedor e criativo.

1 – Tenha um modelo mental de empreendedor

Muitos professores de inglês afirmam que sabem que seus alunos estão realmente fluentes quando eles começam a ter sonhos nesse idioma. Isso acontece porque a mente passou a pensar em inglês e conseguiu produzir algo criativo na língua. O mesmo vale para a mentalidade empreendedora, é necessário começar a pensar por esse viés para chegar a soluções criativas bem formatadas.

Recomendo que você direcione todos os seus pensamentos para a configuração empreendedora, ou seja, deixe de pensar nas situações como um funcionário e comece a se colocar como alguém que está à frente de um projeto próprio. O empreendedor é ousado e está sempre considerando quais as mudanças que pode realizar para tornar seus projetos mais viáveis e inovadores, diferentes do pensamento de funcionário que tem foco em apenas concluir suas atividades.

2 – Estimule sua criatividade

O empreendedor precisa ser criativo não somente no tocante a desenvolver um produto ou serviço inovador (muitos negócios não necessariamente são uma ideia fora da curva), mas também para administrar as finanças, aprender a trabalhar com novas ferramentas, desenvolver bons contatos, entre outros. Para que sua visão empreendedora possa ser plenamente desenvolvida, recomendo tornar-se mais criativo no todo.

Comece com coisas pequenas, como mudar o caminho até o trabalho, assistir programas diferentes do que está acostumado, pensar em outras soluções para questões práticas e assim por diante. Cada vez que você coloca sua mente para trabalhar na busca de uma solução diferente para qualquer questão, está estimulando a linha de raciocínio criativo.  

3 – Saia da zona de conforto

PSC

Parece um conselho clichê, porém, é um passo fundamental para desenvolver uma mente empreendedora. Quase todo mundo tem um amigo ou um conhecido reconhecidamente talentoso em algo, mas que não investe nesse talento por ter medo de fracassar. Se as pessoas passarem a vida toda presas em suas zonas de conforto, com medo do fracasso, não realizarão nada e o mundo permanecerá estagnado.

Aceite a ideia de que você nem sempre terá controle total da situação e que isso, muitas vezes, é positivo porque agrega novos conhecimentos e experiências para a sua vida profissional. Quando estiver diante de um projeto desafiador, considere a sua capacidade de aprender e se tornar preparado para realizá-lo.

4 – Invista em conhecimento

Uma mente empreendedora é uma mente preparada com conhecimento para resolver os mais diversos desafios, isso significa dedicar tempo e recursos financeiros para tornar-se mais capacitado. Enquanto ainda está no processo de formatar seu futuro empreendimento e deixar a sua carreira, é interessante fazer cursos, assistir palestras e ler para ter mais ferramentas para se posicionar assertivamente no mercado.

Um dos principais erros cometidos por empreendedores de primeira viagem é não ter conhecimentos de gestão, de maneira que acabam iniciando empresas que se tornam insustentáveis ao longo do tempo. A mente empreendedora compreende que, além de entender do seu segmento de atuação, precisa saber como fazer com que a empresa prospere financeiramente com investimentos assertivos. Prepare-se para mudar de carreira.  

5 – Confie em suas decisões

A mente empreendedora funciona de uma forma um pouco diferente, enxergando oportunidades onde as demais pessoas veem apenas dificuldades. Logo, é natural que surjam questionamentos como: “você tem certeza que vai deixar uma carreira promissora para seguir seus sonhos?”, “mas, isso que você pensou não existe ainda, como sabe que vai dar certo?”, entre outros.

Se você teve uma visão empreendedora a respeito de algo que considera promissor, não se deixe abalar com as negativas externas. Obviamente que é válido fazer estudos de mercado para validar suas ideias, o que estou dizendo é para não desistir somente porque outras pessoas não conseguem ver aquilo que está tão claro para você. Confiar nas decisões que tomou é essencial para ter mais força para fazer a mudança de rumo que deseja.

6 – Aproveite as oportunidades

Pessoas que desejam mudar o rumo da sua carreira profissional devem estar preparadas para embarcar em oportunidades que surjam, ainda que pareçam um pouco desconexas de seus sonhos. Para saber se deve aceitar ou não alguma oportunidade, pense a respeito do conhecimento e experiência que poderá obter em cada situação.

Ainda que um projeto não seja na área na qual deseja atuar ou abrir seu negócio no futuro, pode agregar conhecimentos de gestão, trabalho em equipe, entre outros. Faça uma análise completa a respeito do que pode aprender e não menospreze adquirir mais conhecimento sobre outras áreas que não a sua em específico. Um indivíduo com uma mente empreendedora precisa saber um pouco de tudo para conseguir se posicionar com mais confiança diante dos demais.

7 – Acredite no seu esforço

Ao longo de todo esse artigo apresentei dicas de como desenvolver uma mente empreendedora e fecho a lista com a recomendação de que acredite em todo o seu esforço. Tomar a decisão de mudar os rumos da carreira é realmente algo muito sério e que demanda plena certeza daquilo que se está buscando, se você deu esse passo, precisa estar pronto para o que virá em seguida.

Pode ser que alguns momentos sejam mais desafiadores do que você imaginou, mas mantenha sempre a certeza de que está dando seu máximo e se esforçando para tornar tudo real. Uma pessoa com uma mente empreendedora tem grande confiança em si e no seu potencial de realização. Mantenha-se firme e renove constantemente o esforço aplicado em fazer algo novo.

Transforme a sua mente em uma mente empreendedora e dê o primeiro passo para mudar o rumo da sua carreira!