O compartilhamento é um dos engajamentos mais desejados por todo e qualquer produtor de conteúdo nas redes sociais. Ele indica que aquele post foi tão interessante ou informativo que o seguidor deseja dividi-lo com os seus amigos. Portanto, é um meio de atestar que aquele conteúdo tem boa qualidade.

A grande vantagem do compartilhamento, portanto, é alcançar um público externo, ou seja, que ainda não segue a sua página, por meio das recomendações dos seus próprios seguidores. Por isso, criar posts compartilháveis é uma excelente maneira de crescer em alcance e em seguidores.

O que faz um post digno de ser compartilhado?

Essa é a pergunta que não quer calar. Na verdade, não existe uma receita ideal para que um post tenha boas possibilidades de ser compartilhado. A dica é que você, enquanto produtor de conteúdo, coloque-se no lugar dos seguidores, imaginando o tipo de post que você compartilharia com os seus conhecidos.

A lógica é basicamente a mesma daqueles conteúdos que você recebe por e-mail ou por WhatsApp e pensa: “Nossa, preciso mostrar isso para fulano!” ou “Uau! Vamos ver se ele pega essa indireta!”. Para ajudar você na missão de desenvolver conteúdos com boa capacidade de compartilhamento, confira as dicas que separamos a seguir!

1. Salve os posts que você compartilharia

A primeira dica é justamente avaliar o seu comportamento enquanto consumidor de conteúdo. Assim, sempre que você se deparar com algum conteúdo que você deseja compartilhar com alguém, salve-o em uma pasta separada.

Depois, analise os posts que você arquivou nessa pasta e avalie as características deles. O que eles têm em comum? Por que você sentiu vontade de compartilhá-los? A partir dessa observação, tente modelar esses posts, mas adaptando-os ao seu nicho e ao seu público, é claro. Assim, você conseguirá publicar e testar diferentes formatos, identificando o que funciona melhor na sua página.

2. Aposte nas indiretas

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Você já deu ou recebeu alguma indireta via internet? Se você é ativo nas redes sociais, muito provavelmente isso já aconteceu com você. Uma indireta é uma dica, aviso ou crítica que damos a outra pessoa, mas por meio de alguma frase, imagem ou post, sem que precisemos dizer essas coisas delicadas com todas as letras.

Além disso, uma frase que afirme a sua própria personalidade ou o jeito do seu amigo pode ser também uma grande indireta. Sendo assim, procure desenvolver posts que poderiam ser utilizados com essa finalidade, de dar uma espécie de “alerta” aos amigos ou familiares.

3. Publique os erros e soluções do seu nicho

Você já viu aqueles posts do tipo “5 erros típicos cometidos por todo publicitário” ou “6 falhas frequentes do investidor iniciante”? Você pode produzir esse tipo de post para comentar sobre as falhas mais comuns que ocorrem em seu nicho. Além disso, essa pode ser uma grande oportunidade de apontar as soluções para esses erros.

As pessoas tendem a se identificar com esse tipo de post e a compartilhá-lo com os seus conhecidos. Elas não fazem isso como uma indireta, como no item anterior, mas com a real intenção de ajudar. Por isso, esse tipo de conteúdo, que contrasta o que deve ser feito com o que não deve favorece esse espírito colaborativo.

4. Invista em memes contextualizados

Um dos campeões de compartilhamento, sobretudo entre os mais jovens, é o meme. Os memes nada mais são do que frases, imagens ou gifs que expressam uma ideia engraçada ou sarcástica. São muito utilizados nas redes sociais para dar aquela aliviada no estresse do dia a dia. Sendo assim, fique atento aos memes do momento, tendo em vista que eles são efêmeros.

Todavia, não utilize os memes em seus posts de qualquer forma. É importante contextualizá-los, isto é, encontrar uma maneira criativa de associá-los aos temas do seu nicho. Tudo aquilo que tem potencial para fazer rir também tem potencial para ser compartilhado.

5. Faça posts de antes e depois

Se há um tipo de post que desperta nas pessoas a reação de “uau!”, esse post é o de antes e depois. Essas publicações mostram os resultados de processos de transformações, que podem ser a execução de uma obra de arte, a reforma de uma casa, um processo de emagrecimento e até mesmo a realização de uma maquiagem ou de algum outro tratamento estético.

Os posts que mostram sequências de fotos que retratam o processo em questão também costumam ser muito compartilhados entre as pessoas. Se não conseguir criar uma publicação com essas características em seu nicho, saiba que os posts de “certo e errado” são ótimas alternativas.

6. Compartilhe dicas e notícias do seu nicho

Por fim, lembre-se de ser útil! As pessoas gostam de ser solidárias, de modo que, se uma informação pode beneficiá-las, elas gostam de compartilhá-las para que mais pessoas também fiquem sabendo. Explore esse espírito fraterno por meio do compartilhamento de informações de utilidade pública.

Dicas, tutoriais e notícias atualizadas sobre o seu nicho de atuação estão entre os conteúdos desse tipo. Além disso, se desejar, você também pode publicar em sua página alguma dica muito bacana ou importante, mesmo que não esteja diretamente relacionada à sua área. Pode ser uma maneira indireta de aumentar a sua visibilidade e conquistar novos seguidores.

Como você pode perceber, existem diferentes características que fazem um post ser digno de ser compartilhado. Informação, entretenimento, mensagem motivacional, meme engraçado e até mesmo uma indireta inteligente podem ser boas sugestões. Agora, cabe a você identificar quais das sugestões acima mais fazem sentido, dentro do nicho em que você atua. Além disso, leve sempre em consideração o perfil dos seus seguidores, se gostam mais de humor, informação, dica, entre outros.

E você, querida pessoa, quais tipos de conteúdo costuma compartilhar com os seus conhecidos? Deixe um comentário no espaço a seguir com a sua resposta. Além disso, já que o assunto é compartilhamento, que tal levar as informações acima a todos os seus amigos, colegas e familiares? Compartilhe este artigo com todos eles, por meio das suas redes sociais!