O dinheiro, por si só, realmente não é capaz de trazer felicidade, contudo, se não for bem administrado, pode trazer muitas dores de cabeça. A boa notícia é que manter as suas finanças pessoais organizadas é mais simples do que parece, basta que aprenda a programar e registrar suas despesas e pensar antes de gastá-lo, a fim de fazer compras mais inteligentes. Se você está se perguntando “Como administrar o meu dinheiro?”, prepare-se para conferir dicas altamente eficazes que vão mudar a sua relação com ele para melhor.

A Importância de Ter uma Boa Relação Com o Dinheiro

O dinheiro não é, e nem deve ser, a principal razão que leva uma pessoa a trabalhar, afinal, a satisfação pessoal também tem um peso muito grande. Entretanto, não há como negar que seja algo importante, pois é através dele que se tem acesso a uma série de itens imprescindíveis para a sobrevivência, como: moradia, alimentação, saúde e educação. Por isso, ter uma relação positiva com suas posses é fundamental, para que aprenda a controlá-las e não se tornar escravo delas.

O acúmulo de dívidas, além de impactar de forma negativa na vida financeira de um indivíduo, pode causar uma série de problemas emocionais, transformando a situação em uma bola de neve. Nesse sentido, o melhor a se fazer é começar a se organizar o quanto antes, para que aprenda a fazer boas escolhas e saiba usar o seu dinheiro com sabedoria.

Mas Como Administrar o Meu Dinheiro Com Inteligência?

Depois de entender a importância de dar mais atenção para a forma com a qual lida com o dinheiro, é hora de conferir as dicas que preparei para que coloque isso em prática. Tudo o que você verá a seguir são hábitos que, se houver disciplina e empenho, se tornarão parte da sua rotina, fazendo com que os realize de forma natural e automática. Posso garantir que essa mudança de comportamento irá te proporcionar uma vida muito mais tranquila e plena.

Registre os Seus Gastos

Você sabe quanto gasta mensalmente com alimentação, lazer, vestuário, transporte e outras despesas? Saiba que o primeiro passo para começar a administrar o seu dinheiro de forma inteligente é conhecendo o seu orçamento mensal, ou seja, os valores que gasta com cada categoria. Registrar as suas despesas irá te ajudar, entre outras coisas, a descobrir onde estão os seus ralos de dinheiro, possibilitando que elimine gastos desnecessários.

Existem muitas formas de realizar esse controle, como através de planilhas, aplicativos de celular e softwares de computador ou mesmo de uma consultoria financeira especializada. É importante que eleja a opção que melhor se encaixe na sua rotina, para que possa acessar sempre que for necessário registrar algum dado novo. Através desse registro, conseguirá fazer previsões para os próximos meses e, assim, tomar decisões mais assertivas.

Tenha Metas Financeiras

PSC

Em diversos artigos aqui em meu blog falo a respeito da importância de ter metas na vida, pois, através delas, conseguirá se manter motivado e traçar estratégias para alcançá-las. Isso não é diferente quando se trata de finanças, ter objetivos bem traçados irá te ajudar a agir com mais sabedoria e te motivará a se tornar um profissional cada vez mais capacitado, a fim de conquistar um salário melhor e poder realizar todos os seus sonhos.

Crie uma lista com as suas metas financeiras, incluindo as de curto, médio e longo prazo. Alguns exemplos são: comprar um carro ou imóvel, fazer uma viagem, reformar a casa, fazer um curso, se casar. Então, poderá classificar cada item por ordem de prioridade e traçar as estratégias necessárias para alcançá-las.

Tenha uma Reserva de Emergência

Ao listar as suas despesas para registrá-las, inclua uma quantia para criar a sua reserva de emergência. O valor deverá ser algo que não comprometa o seu orçamento e que esteja dentro das suas possibilidades. Dessa forma, quando algo inesperado acontecer, terá essa quantia guardada e não precisará recorrer a empréstimos e nem utilizar o cartão de crédito. Saber que tem essa reserva irá te trazer muito mais tranquilidade e evitar sustos.

Sempre Que Possível Pague à Vista

Muitos brasileiros têm o costume de parcelar suas compras. Apesar de essa opção possibilitar a realização de muitos sonhos, nem sempre é viável, seja por causa dos juros ou pelo acúmulo de parcelas para pagar todos os meses. Por isso, o ideal é que, sempre que for possível, se planeje para pagar à vista. Além de evitar acumular muitas prestações para pagar, ainda terá a vantagem de poder conseguir bons descontos.

Utilize o Cartão de Crédito Com Sabedoria

Pagar à vista é muito bom, contudo, isso não significa que o cartão de crédito não seja, também, uma opção viável. Se souber utilizá-lo com sabedoria, é possível obter uma série de vantagens. Vale lembrar que é muito importante acompanhar os gastos mensais do cartão, para que não tenha uma surpresa desagradável ao receber a fatura.

Quando for comprar algum produto ou contratar um serviço, pergunte se há diferença entre pagamento à vista ou no cartão, se não houver, pague no cartão e desfrute dos programas de pontos das instituições financeiras. Através desses programas, é possível trocar os pontos acumulados por passagens aéreas ou diversos tipos de prêmios, por exemplo.

 Prepare-se Para o Futuro

Muitos brasileiros dependem exclusivamente do INSS para se sustentarem durante a velhice. Contudo, nem sempre o valor recebido na aposentadoria é o suficiente para se manter. Saiba que você pode fazer diferente e começar a plantar hoje o que irá colher no futuro, para que possa desfrutar da chamada melhor idade com toda a tranquilidade e conforto que merece.

Assim como é importante manter uma reserva de emergência, é necessário, também, destinar um valor mensal para planejar o seu futuro. Esse investimento pode ser realizado no próprio banco em que tem conta ou através de uma corretora de valores. Procure se informar a respeito do assunto para encontrar a forma mais viável de acordo com o seu perfil e comece o quanto antes a investir o seu dinheiro com sabedoria.

Gostou das dicas? Tenho certeza que através delas é possível fazer as pazes com suas finanças e aprender a ter uma relação positiva com seus recursos. Lembre-se sempre que o dinheiro é o fruto do seu trabalho e, portanto, precisa ser valorizado e tratado com sabedoria.

Copyright: 755911900 – https://www.shutterstock.com/pt/g/panya%20sealim