como-acabar-com-a-ansiedade-e-nervosismo

Dica Para Palestrantes! Como Acabar Com a Ansiedade e Nervosismo de Falar em Público

Por: Pollyana Ribeiro | Blog | 19 de setembro de 2017

Quem deseja atuar como palestrante precisa saber como acabar com a ansiedade e nervosismo para passar segurança para os expectadores. Falar em público pode ser algo bastante estressante e, com isso, o indivíduo pode acabar tendo manifestações de nervosismo, como apresentar suor nas mãos, gaguejar, perder o foco, ficar com a boca seca, ter tremedeira, entre outros sintomas.

Como palestrante experiente, que já falou para mais de 500 mil pessoas ao longo de minha carreira, posso dizer que tudo isso pode ser minimizado, com alguns cuidados especiais. Um deles é saber como se manter tranquilo para dividir com a plateia seus conhecimentos e falar claramente sobre o tema da palestra, pois isso é essencial para ser compreendido por todos e bem-sucedido em seu trabalho.

6 Dicas de Como Acabar Com a Ansiedade e Nervosismo

Listei algumas dicas preciosas para quem deseja finalmente saber como acabar com a ansiedade e nervosismo de falar em público. Descubra como você pode manter a calma e ter um desempenho brilhante.

Domine o Tema da Palestra

Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas têm crises nervosas quando precisam falar em público porque não têm certeza do que irão comunicar. Procure desenvolver palestras em áreas que você tenha pleno conhecimento e esteja seguro para falar a respeito.

Teste os Equipamentos

Infelizmente, na busca de reduzir o nervosismo não basta ter domínio sobre o conteúdo, o palestrante precisa ter plena confiança nos equipamentos, como microfones, computadores e afins. Se você já fica nervoso em falar para o público não precisa ficar inseguro em relação à infraestrutura também, não é mesmo?

Conheça o Local da Apresentação

Antes da palestra, procure conhecer o local em que você irá falar, confira a estrutura do palco e também da plateia. O conhecimento da planta do local cria mais segurança inconscientemente, uma vez que se sabe exatamente onde está.

Observe o Público das Palestras Anteriores

Se você não é o único palestrante programado, pode conferir qual é o estado de ânimo da plateia nas palestras anteriores. Uma forma prática de saber como acabar com a ansiedade e nervosismo de falar em público é criar uma relação de mão dupla com a plateia e se, por exemplo, você sabe que tipo de informalidade, brincadeira funciona ou não, é mais simples.

Respire Fundo Antes de Começar

Sabe qual a melhor coisa que você pode fazer instantes antes de subir ao palco? Respirar profundamente e soltar o ar com tranquilidade, pois quando nos encontramos numa situação de forte estresse, nada é mais reconfortante do que colocar o organismo para trabalhar num ritmo menos acelerado. Isso também evita começar a falar de forma esbaforida.

Repasse o Primeiro Minuto da Conferência

Antes de começar a palestra é importante repassar o primeiro minuto, pois se você perder o fio da meada no início se sentirá mais ansioso e nervoso, tendo dificuldades para continuar. Algo interessante, também, é fazer simulações da palestra, em casa sozinho, passe os slides e fale como se estivesse diante do público para memorizar tudo o que deve ser dito.

Aproveite essas dicas de como acabar com a ansiedade e o nervosismo e coloque-as em prática, pois, tenho certeza, de que vão te ajudar você a falar melhor em público e ter mais autoconfiança. Ah, e lembre-se de compartilhar este poderoso conteúdo em suas redes sociais!

Deixe seu Comentário: