Segundo o magnata americano Warren Buffett, um dos homens mais ricos e bem-sucedidos do mundo – “A boa capacidade de comunicação em público aumenta seu valor de capital humano em 50%”. Esta frase é um exemplo extraordinário do quanto desenvolver a capacidade de se apresentar diante de plateias ou grupos de pessoas é tão importante em nossa carreira.

Entretanto, para muitos profissionais, especialmente aqueles mais tímidos e introvertidos, falar durante reuniões e eventos da empresa não é uma tarefa fácil, aliás, é sempre um terror. Por outro lado, enquanto umas sofrem, para muitas pessoas, mais abertas e expansivas, falar em público é bem mais fácil, pois a comunicação interpessoal já faz parte do seu perfil comportamental.

Porém, tudo que é bom pode ser melhorado e até mesmo quem tem dificuldades também poder aprender como saber falar em público. Duvida? Então, leia minhas dicas e veja como potencializar sua oratória em âmbito pessoal ou profissional.

12 Dicas Para Saber Falar Bem em Público

Veja a seguir, dicas poderosas de como potencializar suas apresentações e ter resultados extraordinários ao falar em público. Continue lendo e confira!

Prepare-se

Preparação é o ponto-chave de toda apresentação em público, pois o domínio do conteúdo aumenta a autoconfiança da pessoa, sua estima e faz se sentir mais confortável para estar de frente para sua plateia. Por isso, estude bem, construa uma pauta com início, meio e fim e siga o planejado.

Use o Apoio de Recursos 

Flipchart, Power point, relatórios impressos, vídeos: são exemplos de recursos que podem ser usados para ajudar você a fazer uma apresentação de sucesso, mais atrativa e organizada. Este apoio potencializa a comunicação e suas chances de sair-se bem. Mas, um aviso – se for escrever; atenção à sua letra, do mesmo modo se for fazer apresentações em PP, use os dados para dar o suporte, porém, de forma alguma apenas leia o que está escrito. Interaja e sempre agregue dados.

Atenção à Linguagem Oral e Escrita 

PSC

Nada pior do que apresentações cheias de erros de português, onde o orador peca na concordância, no uso das palavras e apresenta termos escritos incorretamente. Por isso, revise sempre suas apresentações e esteja sempre atento à sua linguagem oral.

Relaxe! O Começo é Sempre Mais Difícil 

Tente relaxar pois, o começo da palestra é sempre mais difícil, mas depois tudo se acalma. O começo é bem mais complicado porque você ainda não conhece bem o seu público. Passando pela barreira dos primeiros momentos, tudo vai ficando mais fácil.

Após os primeiros 5 a 10 minutos, a tendência é ficar mais tranquilo e se acostumar com a situação, se soltar mais. Tenha em mente que no começo poder ser difícil mas, tudo acabará bem. Isso vai te ajudar a ficar mais calmo durante sua apresentação.

Controle o Medo 

Muitos destes sintomas aparecem antes do momento de falar em público: voz e mãos trêmulas, suor excessivo, batimentos cardíacos acelerados, estresse, ansiedade, perda de foco no que está fazendo nos momentos que antecedem a apresentação, tontura, náusea.

Estes sinais vão se apresentando por todo o corpo e à medida que eles vão ficando mais evidentes, mais nervosa a pessoa fica. Nesses momentos, ao notar esses sinais, o melhor a fazer é tentar acalmá-los para que eles não aumentem, principalmente a tremedeira e o suor. Tente tirar o foco do momento da apresentação, ouça músicas, coma alguma coisa, elimine pensamentos excessivos da cabeça sobre esse momento, tentando diminuir a atenção da palestra.

A espera pela apresentação em público pode causar mais ansiedade do que a apresentação em si. O sofrimento com a expectativa pode ser maior.

Diante disso, enquanto estiver falando, tente controlar suas mãos buscando apoio para elas no começo da fala. Depois pode deixá-las mais soltas, a fim de te ajudar na comunicação gestual.

Ilustre Suas Falas 

Utilizar recursos para ilustrar o seu tema é uma excelente ferramenta para falar em público. Faça uso de estatísticas, histórias engraçadas, reais ou simbólicas. Tudo isso irá te ajudar a deixar o assunto e o momento mais descontraído, principalmente se o conteúdo da sua palestra for um pouco denso. Com esses recursos a plateia vai interagir com você, deixando o ambiente bem mais calmo e descontraído.

Interaja Com a Plateia 

Utilize todos os recursos que você puder para fazer essa interação. Isso diminui o estresse e a pressão na hora da sua apresentação. Além do mais, traz a plateia pra junto de você, atraindo pessoas para participar da palestra e despertando mais atenção do público.

Experimente fazer algumas perguntas para a plateia, criando dinâmicas e interatividade entre eles. Com certeza, desta forma sua apresentação será bem divertida.

Treine Sua Fala Várias Vezes Antes 

Outra técnica infalível é treinar suas falas antes da apresentação. Se possível, gravar e escutar várias vezes a gravação para poder fazer as correções. Você se prepara melhor dessa forma. Outra técnica é falar para um número pequeno de pessoas, pode ser alguns amigos ou familiares. Pelas reações deles você consegue analisar como está se saindo.

Consegue filtrar o interesse de sua palestra através das reações do seu pequeno público. Pode aceitar as críticas construtivas e melhorar nas próximas apresentações. É um verdadeiro laboratório!

Controle Seu Tempo 

Muito importante controlar o tempo da palestra. Aliás, é fundamental! Assim como é importante treinar a fala antes, o tempo de duração de sua palestra é algo muito importante a ser observado e controlado. Normalmente as palestras tem um tempo limite e, não programar antes vai te deixar nervoso com o fato de ter que acelerar sua explanação porque seu tempo limite está estourado. Isso pode te deixar perdido e fazer com que comprometa sua apresentação.

Se Apoie na Plateia 

Encontre alguém, na plateia, que esteja sendo recíproco com você e foque nela. Essa é uma dica muito valiosa! O foco nessa pessoa vai te dar mais segurança do que olhar para vários outras com olhares negativos, ou surpresos.

Manter o foco em pessoas positivas e que estão “balançando a cabeça”, irá lhe dar mais segurança. Isso quer dizer que estão validando seus argumentos.

Conheça Bem Seu Público 

Conhecer bem o público para quem vai explanar é outro ponto fundamental, pois isso permite adaptar sua comunicação, falar de acordo com o nível de entendimento e interesse destas pessoas e entregar uma oratória clara, onde você é compreendido e fala a mesma língua que todos.

Tenha uma Postura Positiva 

Lembre-se que seu corpo fala, por isso, mantenha seus ombros e cabeça sempre erguidos, tente relaxar, respirar tranquilamente antes de falar cada frase e tenha ideias positivas sobre você durante sua apresentação. Lembre-se que você tem todos os conhecimentos e habilidades necessárias para estar onde está; que merece mostrar seu trabalho e que nada de errado vai acontecer.

Caso tenha dificuldades de olhar diretamente para as pessoas, busque um ponto fixo do ambiente, que dê uma visão geral do mesmo, e que lhe permita ficar mais à vontade, transitar pelo palco ou frente da sala.  Seja você mesmo, mostre autenticidade, firmeza em suas afirmações e pense que está diante do espelho, falando para si mesmo.

No mais, se mesmo com todas estas dicas você ainda não se sentir confortável para se apresentar em público, sugiro investir num processo de Coaching. As ferramentas, técnicas e métodos do Coaching, vão ajudar você a identificar as origens da sua timidez, os pontos de melhoria e trabalhar formas efetivas para eliminar as dificuldades na oratória e potencializar sua comunicação.

Invista em Coaching, no seu aprimoramento pessoal e profissional, desenvolva novas competências técnicas, emocionais, comportamentais e, aprenda a falar em público, de modo efetivo, realmente atrativo e extraordinário.

Conheça também a Formação Professional & Self Coaching- PSC e obtenha todas as ferramentas para potencializar definitivamente a sua carreira.

Deixe seu Comentário.

 

Copyright: Halfpoint/Shutterstock