Colegas de trabalho falsos são aqueles que, ao identificarem que podem levar vantagem em alguma situação, não pensam duas vezes para agir de má fé. Trabalhar lado a lado com alguém que acredita que “os fins justificam os meios” é bastante delicado, pois é natural ficar o tempo todo se questionando quanto tempo irá levar até que esse colega mal intencionado apronte com você. Saber como lidar com essas pessoas é fundamental para não deixar que elas atrapalhem o seu crescimento profissional e nem te contaminem com sua maldade.

Continue acompanhando e descubra como enfrentar essa situação da melhor maneira possível e sem se prejudicar emocional ou profissionalmente.

Construa relações cada vez melhores e mais saudáveis!
Clique aqui e acesse meu desafio “Detox da Mente”!

5 Dicas de Como Lidar Com Colegas de Trabalho Falsos

Geralmente, o colega falso demora a deixar que a sua verdadeira face se apresente, o que faz com que a “vítima” somente se dê conta de que foi manipulada e passada para trás quando não pode fazer mais nada. Os superiores, em grande parte dos casos, não têm conhecimento do comportamento antiético desses profissionais, algo que aumenta a sensação de impunidade. Se você já identificou alguns colegas que são pouco confiáveis, veja, a seguir, cinco dicas do que fazer para evitar que essa falsidade te prejudique de alguma maneira.

1 – Tenha Certeza Que o Colega é Falso

Para quem está se perguntando como fazer isso, digo que é bem mais simples do que parece, basta observar. Fique atento, especialmente, às divergências e incoerências entre as atitudes e as palavras da pessoa. Quem é falso tem um discurso que agrada a gregos e troianos, mas na prática age somente em benefício próprio. Uma pessoa que prega uma coisa e age contrariamente, oferece inúmeros motivos para a desconfiança.

Lembrando que observar não é o mesmo que interpretar, pois é importante que seja imparcial para não cometer injustiças. Preste atenção às situações e o quanto a pessoa em questão se beneficia do prejuízo alheio. Ter certeza da falsidade dos colegas é fundamental para te ajudar a se blindar contra as eventuais ações negativas dos mesmos.

2 – Cuidado Com o Que Você Fala

PSC

Trabalhar com uma pessoa, implica em ter que conversar com ela eventualmente sobre questões profissionais e, vez ou outra, sobre outros assuntos. Uma das dicas mais preciosas que posso dar, para evitar que a falta de ética desse colega recaia sobre você, é a comunicar somente o essencial. Não forneça dados extras, principalmente relacionados à sua vida pessoal, pois tudo o que disser poderá ser deturpado e usado contra você.

Além disso, evite ter uma relação pessoal que ultrapasse o mínimo da educação do bom dia e boa tarde. Se trabalhar com uma pessoa falsa é desconfortável, imagine então se começar a contar seus segredos para ela. Saiba que uma das estratégias mais utilizadas pelos falsos é se aproximar das suas “vítimas” para tentar desenvolver uma relação mais íntima. Quanto mais ela souber de você, mais terá para usar quando precisar te tirar do caminho, então, preserve-se.

3 – Evite Confrontar o Colega Falso

Sei que um dos primeiros impulsos que temos ao identificar uma pessoa falsa é querer desmascará-la para os demais. Contudo, saiba que aquele que pratica a falsidade no dia a dia está preparado para sair de uma situação dessas sem nenhum arranhão. Geralmente, essas pessoas criam um personagem que é ponderado, equilibrado e centrado. Então, conseguem justificar suas “puxadas de tapete” através de artimanhas e persuasão.

O que você pode fazer é se afastar de maneira discreta, sem deixar que a pessoa perceba seu receio, mas também sem lhe dar mais ferramentas para atuar pelas suas costas. Cultive a sua tranquilidade e paciência, tenha a certeza de que você não precisará gritar para que as outras pessoas em algum momento percebam o quanto aquele colega, que parece tão inofensivo, é falso.

4 – Tente Entender a Sua Lógica de Ação

Embora o principal objetivo das pessoas falsas seja o mesmo – se dar bem independente do prejuízo alheio – é essencial entender que cada indivíduo encadeia as suas ações de uma forma particular. Sendo assim, para conseguir estabelecer uma técnica de defesa, tente compreender qual é a lógica das ações dessa pessoa, como ela determina a quem prejudicar e de que maneira faz isso.

Algumas pessoas falsas usam o que terceiros lhe contaram em confiança para prejudicá-las, enquanto outras passam a bajular o chefe para conseguir influenciar as suas opiniões sobre este ou aquele profissional. O modo de ação do indivíduo falso é o que determinará a forma mais assertiva de lidar com a situação.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

5 – Considere Conversar Com o Gestor

Reportar a nocividade do colega falso para o gestor é algo que deve ser muito pensado, afinal, não adianta chegar para o chefe, apontar o dedo para alguém e dizer que a pessoa é falsa. Como se trata do ambiente profissional e não de uma escola primária, é fundamental ter provas de que a forma como esse colega age atrapalha a equipe e coloca a produtividade em risco.

Então, antes de chegar a esse extremo, recomendo que você observe (sem comentar, de preferência) como o colega em questão interage com os demais membros e se mais alguém já foi prejudicado. Com o histórico das ações e suas consequências ruins para o trabalho, peça para conversar, a sós, com o gestor. Esteja pronto para um confronto com o colega falso e saiba que ele pode ser um grande mestre dos disfarces de seus malfeitos.

Lidar com pessoas, de uma maneira geral, tem os seus desafios, que podem se intensificar quando se trata de um indivíduo falso. Porém, nada que boas doses de autoconhecimento, inteligência emocional e paciência não resolvam. Portanto, observe, identifique aqueles que possam te prejudicar de alguma maneira e se resguarde. Depois disso, poderá se concentrar no seu trabalho e naquelas pessoas que te fazem bem. Evite desejar o mal ou querer revidar, pois isso apenas irá te atrapalhar ainda mais. Prefira conservar dentro de si apenas o que for bom.

Como bem disse o grande Mahatma Gandhi, devemos começar em nós a mudança que desejamos ver no mundo. Então, faça sempre a sua parte, seja bom e estará contribuindo para um ambiente de trabalho e um mundo melhor.

 

Copyright: 125652974 – https://www.shutterstock.com/pt/g/elnur