Alta pressão, remuneração incompatível, lotação de hospitais, carga horária pesada, más condições de trabalho, falta de reconhecimento. Estes são alguns dos principais problemas enfrentados pelos profissionais da saúde, no Brasil.

Como consequência deste cenário, atualmente uma das principais queixas dos pacientes é a rapidez com que os atendimentos são feitos. O certo é que devido à lotação das unidades de saúde, os médicos, enfermeiros e demais profissionais, são pressionados a atenderem o maior número de pessoas, no menor tempo possível.

Este tipo de atitude prejudica o estabelecimento de uma relação melhor entre estes profissionais, os pacientes e seus familiares, que também acabam sendo os maiores prejudicados com tudo isso. Entretanto, é preciso atuar na contramão destas dificuldades e dar atenção especial a estes trabalhadores; tão essenciais ao bem-estar da população como um todo.

Para isso, além de mudar as políticas públicas de saúde é necessário investir na valorização de seus profissionais, como também em metodologias efetivas, como o Coaching, que realmente ajuda a manter vivo o seu propósito de atender, tratar, cuidar e salvar pessoas.

Convido você a continuar me acompanhando nesta leitura, para saber como o Coaching pode contribuir para a superação de desafios e uma performance de excelência dos profissionais de saúde. 

Benefícios do Coaching para profissionais da saúde

Mais do que uma relação médico/enfermeiro x paciente, quando falamos em doença, o que deve haver é uma interação entre seres humanos, que têm em comum, o objetivo da cura. Neste sentido, o Coaching para profissionais da saúde se destaca como um poderoso aliado no alcance de maior qualidade de vida, tanto dentro como fora do ambiente de trabalho.

PSC

Veja, a seguir, quais os benefícios que a aplicação da metodologia do Coaching oferece aos profissionais da saúde de uma forma geral. 

Inteligência emocional

O processo, entre muitos benefícios, auxilia médicos, enfermeiros, farmacêuticos, entre muitos outros profissionais a desenvolverem maior resiliência e inteligência emocional no ambiente de trabalho e também fora dele. 

Tudo isso para haja maior capacidade de superar as dificuldades e não sucumbir à pressão do dia a dia, bem como aos problemas e desafios da profissão, que se não forem bem administrados podem gerar estresse, ansiedade, depressão, e diversos outros males, capazes de prejudicar e até mesmo afastar o profissional de seu trabalho, algo que ele verdadeiramente precisa para sentir-se realizado em sua carreira. 

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso
“Mundo do Coaching”!

Humanização nas relações

A metodologia do Coaching aplicada ao ambiente de trabalho dos profissionais de saúde também oferece a estes a oportunidade de aprender a utilizar ferramentas e técnicas do Coaching, que favorecem a melhoria e humanização dos atendimentos.

Acontece, que, como eu disse no início do conteúdo, muitas vezes, as demandas dentro dos hospitais e unidades de saúde são tão altas, que acaba não dando tempo de ter uma relação mais humanizada com o paciente, o que gera desconforto, tanto para profissional, quanto para quem está sendo atendido por ele. 

Neste sentido, ao passar pelo processo de Coaching, o profissional consegue, mesmo ali, em meio a todas as atribulações e necessidade de pressa, prestar um atendimento cada vez mais humanizado ao paciente, utilizando, para isso, os conhecimentos, técnicas e ferramentas que o Coaching lhe oferecerá. 

Fortalecimento de habilidades de competências

Assim como todo e qualquer tipo de profissional, aquele que faz parte da área da saúde deseja aprimorar suas habilidades e competências, para que assim possa, não só atender cada vez melhor seus pacientes, mas também desenvolver uma carreira de sucesso, que seja verdadeiramente reconhecida. 

Diante disso, o Coaching trabalha o autoconhecimento do profissional, no sentido de que ele tenha maior consciência e possa fortalecer seus pontos fortes, ou seja, aqueles que lhe ajudam a ter uma performance de excelência no trabalho, bem como aqueles pontos que precisam de melhorias, pois podem estar impedindo que o médico, enfermeiro, dentista, entre outros profissionais, continuem crescendo e se desenvolvendo em suas carreiras.

Definição de metas e objetivos

Por mais que vivam em meio a um turbilhão de acontecimentos, tendo que atender necessidades de todos que os cercam, os profissionais da área da saúde, assim como quaisquer outros, também têm o anseio de alcançar resultados extraordinários em suas carreiras. 

Sabendo disso, o Coaching, voltado para o atendimento desta demanda, ajuda o profissional a definir, efetivamente e na prática, suas metas e objetivos, elaborando, junto a ele, um plano de carreira, com estratégias e ações altamente eficientes, que atenda seus anseios e lhe ajude a conquistar uma promoção, fazer um curso de aprimoramento, especializar-se fora do país, e, até mesmo, tornar-se empreendedor, e montar, por exemplo, a sua própria clínica. 

Tudo isso de forma rápida, prática e com resultados altamente positivos. 

Desenvolvimento de liderança

Muitos profissionais de saúde, em diversos momentos, assumem também o papel de líderes, tendo como função, conduzir outros profissionais à uma performance de excelência, extraindo o que há de melhor em cada membro de suas equipes, para que, tanto hospitais, quanto unidades de pronto atendimento, de urgência e emergência, realizem um bom trabalho e atendam os pacientes de forma ainda mais humanizada. 

Neste sentido, o Coaching atua para desenvolver e aprimorar ainda mais a liderança destes profissionais, para que eles, através, principalmente, de seu exemplo, inspirem os demais profissionais da área a prestarem um bom atendimento, terem cada vez mais empatia com os pacientes, despertarem a sua humanidade, para que assim, haja maior acolhimento das pessoas que procuram as unidades e para que todos alcancem resultados extraordinários em equipe. 

A felicidade é imprescindível para um bom desempenho
pessoal e profissional!Clique aqui, faça nosso “TESTE”
e descubra como anda sua felicidade!

Faça Coaching e potencialize a sua performance profissional

A formação do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC Professional & Self Coaching – PSC também é indicada para os profissionais da saúde, uma vez que trabalha, de forma sistêmica, o desenvolvimento de suas competências emocionais e comportamentais. O PSC auxilia ainda na identificação de seus pontos fortes e no alinhamento de suas crenças e valores pessoais aos seus anseios profissionais.

Além disso, neste treinamento extraordinário, médicos, enfermeiros, farmacêuticos, dentistas, psicólogos, e até mesmo quem trabalha na área administrativa de unidades de saúde e hospitais, têm a oportunidade de identificar seus diferenciais, habilidades de liderança e gestão, bem como aquelas crenças e comportamentos que limitam e impedem o seu crescimento como um todo.

Esta formação em Coaching também favorece o aumento do foco, na melhoria da gestão do tempo e da comunicação interpessoal. Colabora ainda para a definição assertiva de suas metas e objetivos de vida, para que assim, o profissional de saúde possa conduzir suas ações, de acordo com suas projeções de futuro.

Não espere mais! Invista agora em seu futuro – Faça o Professional & Self Coaching – PSC e seja o melhor profissional de saúde que você pode ser!

Aproveite esta mega power oportunidade e cresça ainda mais, pessoal e profissionalmente!

Ser de Luz, agora me conte: o que você achou deste conteúdo? Já sabia que o Coaching pode transformar positivamente a atuação dos profissionais da área da saúde? Deixe o seu comentário, falando sobre suas experiências e lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer de compartilhar este artigo em suas redes sociais, para que seus amigos também conheçam o quão poderoso é o processo de Coaching, nas mais diversas esferas da vida de uma pessoa.  

Copyright: Wakebreakmedia/Shutterstock