Coaching para falar em público e deixar este medo de lado

Matej Kastelic Pessoa falando para uma grande platéia

O medo de falar em público é um problema que afeta muitos profissionais. Dos mais novos aos mais experientes, é comum encontramos nas empresas colaboradores que se sentem totalmente inseguros em apresentações de trabalho para seus colegas ou reuniões onde tenham que se posicionar.

O mesmo nervosismo também está presente na vida de muitas outras pessoas. No estudante que precisa se apresentar para a turma, no fiel que precisa dar seu testemunho ou fazer uma leitura diante de todos na igreja, no vendedor que precisa se comunicar com seu cliente e até mesmo no professor que precisa ensinar aos seus alunos.

Assim, só em saberem que terão que se falar em público, estes indivíduos já ficam temerosos, ansiosos, como medo de “dar branco”, passar vergonha e sair-se mal. Se não bastasse tudo isso, nosso corpo ainda manda aquele nem sempre bem-vindo friozinho na barriga e nos lembra a todo tempo que teremos que falar publicamente.

 

Coaching Para Falar em Público

Com suas ferramentas e técnicas, o processo de Coaching pode ajudar, de forma rápida e assertiva, a que a pessoa que tem medo de falar em público possa vencer seus bloqueios e inseguras nestes momentos. Para isso, apoia o coachee (cliente) a identificar os sinais e causas do seu problema e apresenta métodos que podem realmente ajudá-lo a superar sua dificuldade.

Timidez; traumas; experiências negativas; baixa autoestima; falta de autoconfiança; medo dos julgamentos; autocobranças exageradas e pressões constantes: podem ser alguns dos causadores da dificuldade de falar em público. Compreender isso é decisivo neste processo de mudança de mindset.

PSC

Digo isso porque o Coaching vai trabalhar de modo que, ao identificar suas lacunas e limitações, a pessoa possa desenvolver estratégias mais efetivas e específicas para ter um bom desempenho em suas apresentações públicas. Para isso, expandir sua autoconfiança é fundamental, pois mesmo dominando todos os conhecimentos, é a falta dela que faz com que o indivíduo troque os pés pelas mãos na hora que mais precisa mostrar seu potencial.

Este empoderamento é fundamental para que a pessoa se reconheça suas competências e habilidades e como alguém verdadeiramente capaz de superar seus medos e apresentar-se bem em qualquer circunstância.

Para isso, desenvolver sua inteligência emocional é outro ponto muito importante, uma vez que esta competência vai ajudar a identificar e controlar os sentimentos e pensamentos negativos que a fazem ficar temerosa e insegura diante de uma plateia ou dos colegas de trabalho.

Portanto, se você também quer vencer seu medo de falar em público e desenvolver sua capacidade de comunicação, minha dica é – faça Coaching e elimine os bloqueios que te impendem de ter sucesso neste sentido. Para isso, conheça a formação Professional & Self Coaching- PSC e obtenha os recursos para se comunicar de forma realmente extraordinária.