O Coaching está baseado em metodologias, nos processos e no pensamento sistêmico e integrativo. Ser filho é a própria metáfora da integração sistêmica – ao ser filho de algo/alguém, você, obrigatoriamente, carrega de todas as pessoas e gerações anteriores algo que nos forma que nos identifica.

O pensamento sistêmico nasce da integração da minha própria individuação e, em seguida, da minha conexão com o mundo, conservando o senso do “Eu” e os papéis cotidianos. Eu pertenço; eu me comprometo; e deixo uma marca positiva no mundo. Isso é uma individuação.

Trata-se de uma nova maneira de abordagem que entende o desenvolvimento humano permeando-o pela perspectiva da complexidade. Esse tipo de abordagem – abordagem sistêmica – direciona o seu olhar não apenas para o indivíduo isolado, mas considera, também, o seu contexto e as relações que são estabelecidas nele.

Pensar sistematicamente requer uma inédita maneira de olhar o mundo, o homem e, é claro, requer também uma modificação na maneira de se portar por parte da ciência, que precisa ampliar o foco e entender que um indivíduo não é exclusivamente responsável por apresentar um sintoma, mas sim que existem outros mecanismos que o condicionam e que não são puramente científicos.

Coaching Sistêmico e Coaching Integrativo

No caso do Coaching Sistêmico e do Coaching Integrativo ambos dizem respeito à forma do coach trabalhar integrando todas as partes do ser humano. Caso este, para trabalhar o campo profissional, não atue também no campo pessoal, ele estará ignorando que uma pessoa é um todo e que qualquer ação em uma área de sua vida afeta a todos os outros de formas diferentes, mas igualmente impactantes.

Neste sentido, é sabido que o Coaching trabalha com três questões básicas:

  1. Onde eu estou hoje?
  2. Para onde eu quero ir?
  3. Como chegarei lá?

Mas para responder a essas perguntas outras vão entrando no jogo, e essas podem ser:

  1. Qual história conto da minha própria vida?
  2. Quais são meus pontos fortes?
  3. Quais são meus pontos de melhoria?

O Poder do Coaching

PSC

O que chamamos de perguntas poderosas no Coaching constituem a forma mais básica de trabalhar o processo integrativo. Cada pergunta abre um campo de possibilidades de reflexão que toca em várias áreas de nossa vida. O Coaching trabalha a integração a partir de uma visão holística do ser humano. Integrando:

  • As conexões internas, o comportamento e os processos de intercâmbio;
  • Os indivíduos, criando uma forte sensação de pertencimento aos grupos de que faz parte;
  • A vivência interna, comportamento e vivência externa, tornando mais congruentes nossos pensamentos e nossas ações;
  • As metas, operações e efeitos, levando nossos projetos a serem mais próximos da nossa missão de vida e da nossa essência.

O pensamento sistêmico, aliado, à filosofia e às ferramentas do Coaching, nos leva a ter uma visão holística da vida, considerando que fazemos parte de uma energia universal, em que tudo está conectado e tem um propósito de ensinamento. Quando decidimos incorporá-lo a um modo de vida a ser seguido, passamos a ressignificar toda a nossa experiência de vida, não nos vemos como indivíduos isolados, mas sim participantes de uma teia complexa e universal.