O coach é o profissional habilitado para aplicar o processo de Coaching, tanto em empresas quanto em pessoas! | depositedhar

É muito comum no mundo empresarial utilizar os termos “Coaching” e “coach”, mas as palavras, em inglês, podem trazer algumas dificuldades nas suas compreensões. Faço então este artigo com a finalidade de explicar o que quer dizer Coaching e quais são seus significados e aplicações.

Coaching

Esse termo vem do inglês e, a princípio, significa uma atividade de formação e desenvolvimento pessoal. Metaforicamente o termo está associado com a figura do “cocheiro”, o profissional que conduzia os cavalos das carruagens na era medieval. O Coaching é a atividade desenvolvida por um tutor, ou alguém que conduz seu assessorado à conquista de metas e objetivos.

Ele pode ser um instrutor de atletas, cantores ou atores, ou seja, um treinador que tem por objetivo ajudar o seu cliente a atingir um objetivo, ensinando técnicas que facilitem seu aprendizado. No mundo empresarial também é possível contar com a ajuda desses profissionais que estudam diversas áreas do conhecimento como a administração, a gestão de pessoas, a psicologia, a neurociência, a linguagem ericksoniana, os recursos humanos e o planejamento estratégico para traçarem um plano de ação, que visa o desenvolvimento de uma pessoa ou de uma empresa.

O Coaching Empresarial consegue desenvolver as capacidades dos indivíduos e é muito importante para a descoberta e retenção de talentos e também para a ascensão de novos líderes. É uma metodologia que precisa ser conduzida por profissionais capacitados e é um processo que demanda acompanhamentos e análises por alguns meses para que traga resultados realmente transformadores e profundamente positivos.

Alguns benefícios profissionais do Coaching são motivação e trabalho em equipe, conquista de inteligência competitiva e visão sistêmica, implantação de uma cultura de alta performance, planejamento estratégico, visão global de empresa, descoberta de novas potencialidades, desenvolvimento de líderes, coesão na filosofia da empresa, entre outros.

Coach

Agora que já está compreendido o que quer dizer o termo “Coaching” fica mais fácil entender quem é o coach. Ele nada mais é do que a pessoa formada e preparada para exercer o Coaching, ou seja, o “instrutor”. Existem vários tipos de coaches que se especializam em determinadas áreas como o universo empresarial, o mundo financeiro, o mundo profissional como um todo, ou até mesmo os que trabalham exclusivamente na esfera pessoal.

PSC

O IBC Coaching possui uma série de cursos para formar profissionais interessados em se tornarem coaches. Somos a única Instituição de Coaching do Brasil onde os cursos de Coaching são parte integrada da estrutura de um Programa de Pós – Graduação em Gestão de Pessoas com Coaching e Pós – Graduação em Psicologia Positiva e Coaching.

Antes de chegar às opções de pós, oferecemos cursos de base para o desenvolvimento completo de nossos profissionais. O Programa de Formação e Certificação Internacional Professional & Self Coaching – PSC é o primeiro curso para quem deseja ser treinado e certificado como coach profissional. Após a conclusão dele é possível optar entre a especialização em Business and Executive Coaching ou a de Coaching Ericksoniana. Também oferecemos a certificação em Master Coach que habilita os profissionais às pós-graduações nas áreas.

Conheça nossos cursos e tenha todo embasamento teórico e prático para alcançar grandes resultados atuando junto a pessoas e empresas!