filme-coach-carter

Coach Carter – Lições Que Aprendi Com o Filme

Por: José Roberto Marques | Blog | 04 de dezembro de 2018

O filme “Coach Carter – Treino Para a Vida” é aquele tipo de história que nos faz refletir sobre os mais diversos aspectos de nossas vidas, com destaque para os ligados à liderança e à disciplina. É baseada em fatos reais e conta um pouco da trajetória de Ken Carter, um ex-jogador de basquete que recebe um convite inesperado, voltar à escola em que estudou na juventude para se tornar o treinador do time formado pelos alunos da instituição.

Para a surpresa de todos, Carter adota uma postura extremamente rígida, que é inicialmente recebida com resistência por eles. Uma de suas condições para permitir que os jogadores treinassem e entrassem em campo era que cada um deles melhorasse suas notas. Entretanto, com o passar do tempo, os garotos conseguem perceber que toda aquela exigência foi essencial para transformá-los em grandes campeões.

7 Lições de Liderança Que o Filme Coach Carter Pode nos Ensinar

A transformação que o Coach Carter conseguiu realizar na vida de todos aqueles jovens é algo extremamente inspirador, principalmente para pessoas que possuem um papel de liderança, seja no trabalho, em família ou em comunidade. Confira, a seguir, sete lições que podemos aprender com essa bela história.

1 – Ser Líder é Mais do Que Dar Ordens

O treinador Ken Carter adotou uma postura firme em relação aos garotos do time de basquete, porém, ele fez muito mais do que apenas dar ordens. Como disse anteriormente, uma de suas exigências foi que os jogadores melhorassem seu desempenho na escola. E, por mais que eles tenham se mostrado resistentes no início, logo puderam perceber que aquela não era uma ordem sem sentido e que realmente precisavam estar bem em todas as áreas para conseguirem dar o seu melhor nos jogos.

2 – É Preciso Trabalhar as Fraquezas Para Fortalecê-las

Focar nos pontos fortes é importante para saber utilizá-los de forma assertiva, entretanto, mais do que isso, é preciso, também, olhar para as fraquezas, a fim de entender suas origens e, então, fortalecê-las. E, dentro de uma equipe, com indivíduos tão diferentes, é fundamental que um empodere o outro, compartilhando conhecimento e experiências. Foi exatamente assim que o Coach Carter promoveu a união do time e fez com que os obstáculos que cada um tinha dentro de si fossem vencidos.

3 – É Preciso Respeitar Para Ser Respeitado

Logo nos primeiros encontros com os jogadores, o treinador começou a chamar cada um deles de “senhor”. Inicialmente, os garotos se mostraram desconfortáveis ​​com isso, já que era algo que não estavam acostumados, porém, rapidamente perceberam a importância de se demonstrar respeito uns pelos outros. É importante lembrar que a questão central aqui não é a obrigatoriedade de se referir a alguém como “senhor”, pois essa é apenas uma forma simbólica de mostrar que o respeito deve vir sempre em primeiro lugar.

4 – A Disciplina é Essencial Para Alcançar Objetivos

As principais exigências de Carter em relação aos jogadores envolviam disciplina, como o fato de terem que se dedicar aos estudos e serem pontuais nos treinos. Uma de suas falas dizia que se o treino está marcado para 15 horas, se não tivessem chegado até 14:55 já estariam atrasados. Afinal, ser disciplinado significa, principalmente, saber utilizar o seu tempo com sabedoria e, claro, respeitar o tempo das outras pessoas.

5 – É Preciso Respeitar o Mundo do Outro

Cada jovem que fazia parte do time tinha a sua própria história e o treinador conseguiu entrar no mundo deles porque respeitou isso. Ele estabeleceu uma conexão poderosa com cada ser humano que estava ali, na sua frente, precisando de um direcionamento tanto em relação ao basquete, quanto aos estudos e à vida de uma forma geral. E foi através do respeito e da empatia que ele conseguiu criar laços tão fortes e que foram essenciais para que pudessem alcançar os seus objetivos.

6 – O Melhor Feedback é Aquele Dado Com Sinceridade

Ao longo do filme, o treinador sempre deu muitos feedbacks aos jogadores, para que cada um pudesse identificar de forma mais clara os seus pontos fortes e aqueles que precisavam ser trabalhados. Essa é uma medida fundamental para o crescimento de uma equipe, já que o líder costuma ser alguém com mais experiência e, consequentemente, que tem uma visão mais apurada. Apenas é importante tomar cuidado para que os feedbacks sejam realmente vistos como incentivo e não como uma crítica vazia.

7 – Manter um Bom Relacionamento Com a Equipe é Fundamental

Para que um time de basquete se torne campeão ou a equipe de uma empresa alcance os seus objetivos, é preciso muito mais do que ter habilidade técnicas que se encaixem. Afinal, somos todos seres humanos e, mais do que nos encaixarmos como peças de um quebra-cabeças, precisamos nos sentir bem na presença daqueles que caminham ao nosso lado em direção a um mesmo objetivo. Por essa razão, incentivar o bom relacionamento entre todos os envolvidos é fundamental.

Mensagem Motivacional do Filme Coach Carter

Coach Carter é um filme cheio de cenas marcantes e não é à toa que, em português, seu título foi complementando com os dizeres “Treino Para a Vida”, pois realmente ensina lições que não se aplicam apenas às quadras, mas também na trajetória de cada indivíduo como um todo. Selecionei o vídeo a seguir que traz alguns trechos importantes da história e que mostram o quanto a dedicação do treinador foi poderosa e realmente transformou a vida daqueles jovens. Assista e confira.

Todos os direitos do vídeo são reservados a produtora

Essa é apenas uma pequena amostra do quanto esse filme pode ser inspirador. Se ainda não assistiu, faça isso e confirme por si mesmo. Vale lembrar que a produção faz parte do catálogo da Netflix e também pode ser alugada através do Google Filmes, para que assista quando e onde quiser. Uma sugestão interessante é realizar a exibição em salas de aula e para qualquer outro grupo de pessoas para as quais se queira ensinar lições importantes de liderança e disciplina.

Você conhece algum outro filme que tenha uma história inspiradora como essa? Deixe a sua contribuição nos comentários e aproveite para compartilhar este artigo com os seus amigos!

Créditos da Imagem: Por doomu – ID da ilustração stock livre de direitos: 424802779

Deixe seu Comentário: