Você provavelmente já ouviu a palavra “cínico”, não é mesmo? Esse adjetivo é empregado atualmente com uma denotação bastante negativa, mas saiba que nem sempre foi assim.

As origens do termo “cínico” estão na filosofia da Grécia Antiga, e seu significado sofreu modificações com o passar do tempo. Hoje em dia, ninguém gosta de ser chamado assim ou de estar ao lado de uma pessoa repleta de cinismo. Para que você entenda melhor a definição de cinismo e como se afastar desse tipo de comportamento, continue a leitura deste artigo.

Cinismo: origens históricas

Na Grécia Antiga, havia um grupo bem incomum de filósofos que ficaram conhecidos como “cínicos”. O termo vem do grego kynicos e significa “igual a um cão”. Essa definição surgiu porque esse grupo de filósofos vivia nas ruas, não tinha bens e não se preocupava nem um pouco com o que as pessoas diziam a seu respeito. O apelido era inicialmente uma ofensa, mas o grupo pareceu não se incomodar com ele.

Quem se destacou nesse grupo foi Diógenes de Sínope, que ficou conhecido como “o cão”, pois ele levou as ideias do cinismo ao extremo. Atacou diversos valores da Grécia da época, enquanto defendia itens polêmicos, como: liberdade sexual total, indiferença à sepultura, igualdade entre homens e mulheres, negação do sagrado, supressão de armas e da moeda. Ele também acreditava que a ideia de amor era absurda e que ninguém deveria se apegar a outra pessoa.

Em total simplicidade, Diógenes morava num barril com um bastão e uma lamparina. Ele fez da pobreza a sua virtude, enquanto lutava contra a sociedade corrupta e consumista. Status, dinheiro e poder, na visão de sua filosofia, eram totalmente incompatíveis com a ideia de felicidade. Para os cínicos, a felicidade deveria ser um retorno ao que houvesse de mais simples, incluindo comer, beber, dormir em público, entre outros.

Suas virtudes eram vivenciadas na prática, e não ensinadas em escolas. Aliás, Diógenes não tinha nenhum respeito pelos grandes filósofos da época, sobretudo Platão. Para ele, a filosofia dos grandes pensadores era um conjunto de ideias elitistas e afastadas do dia a dia das pessoas e, portanto, eram inúteis. Os cínicos eram também o único grupo de filósofos que era contra a escravidão da época.

PSC

A popularidade de Diógenes se popularizou pela Grécia. Até mesmo Alexandre, o Grande, quis conhecê-lo e admirou sua simplicidade.

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso “Mundo do Coaching”!

O que é ser cínico hoje em dia?

Na atualidade, entretanto, a definição de cínico é bem diferente da demonstrada no estilo de vida simples daquele grupo de gregos antigos. Hoje em dia, chamar alguém de cínico é dizer, entre outros adjetivos, que o indivíduo é falso, arrogante, hipócrita, corrupto, fingido, debochado e sarcástico.

Essa mudança de significado ocorreu principalmente no século II d.C., quando o escritor Luciano de Samósata criticou o comportamento dos autodenominados cínicos da época — pessoas que defendiam as ideias de Diógenes de Sínope, mas que, na verdade, tinham um estilo de vida bem confortável e bem diferente da simplicidade que pregavam.

Durante o período Renascentista, os intelectuais da época, baseados nos escritos de Luciano, passaram a utilizar o termo “cínico” para ofender seus rivais, desta vez já empregando a palavra com o seu sentido atual e negativo.

É fato que a filosofia cínica influenciou consideravelmente as ideias de Nietzsche, o surgimento do Estoicismo e, basicamente, a atitude de todo aquele que resolve questionar os valores da sociedade em que vive. Pode-se dizer que todo aquele que, de alguma maneira, pensa por si mesmo e deixa de seguir cegamente as regras impostas por um grupo específico, sem pensar no que os outros vão dizer, carrega um pouco do cinismo original dentro de si.

No entanto, como o termo teve seu significado completamente transformado, chamar alguém de cínico, hoje em dia, é uma grande ofensa. Na visão atual, o cínico é alguém que diz algo, mas que não vive o que prega, ou seja, é um hipócrita. Além disso, esse adjetivo é bastante utilizado para se referir às pessoas sarcásticas, inteligentes, que não confiam em ninguém, que contestam toda e qualquer regra e que não têm o menor respeito pelos sentimentos do outro, tratando-o como um simples objeto.

4 dicas para ficar longe desse comportamento

Lidar com uma pessoa cínica, no sentido atual da palavra, não é uma tarefa fácil. São indivíduos complexos e egoístas, cujas reais intenções dificilmente estão claras. Para que eles não perturbem o seu bem-estar, há 4 dicas valiosas que podem ser postas em prática. Confira.

1. Não queira ser alvo de alguém assim

Lidar com uma pessoa cínica é algo cansativo e estressante. Portanto, o primeiro e mais óbvio passo para não cair nas armadilhas dessas pessoas é afastar-se delas. Se você acredita que essa pessoa não é confiável, tem todo o direito de evitar criar vínculos com ela. Aja discretamente e converse apenas sobre o que for estritamente necessário, mesmo que seja um colega de trabalho, por exemplo. Não dê motivo para que essa pessoa se volte contra você e evite falar dela para terceiros.

2. Evite entrar em conflito

Discutir diretamente com uma pessoa cínica é quase uma batalha perdida, pois os envolvidos não estão num mesmo patamar de honestidade. Mesmo que a razão esteja com você, a pessoa cínica encontrará meios de distorcer o que foi dito a favor dela. Além disso, esse tipo de indivíduo começa a pregar nas discussões uma série de valores e princípios que ela mesma não coloca em prática. Nunca será uma discussão justa, portanto, é melhor evitar.

3. Seja cauteloso, de maneira geral

Por não serem pessoas confiáveis, evite compartilhar com elas informações que sejam importantes para você. O cínico pode voltar-se contra você, se as circunstancias assim determinarem, e usar suas informações a favor dele. Além disso, seja cauteloso quando alguém assim falar mal de outras pessoas para você. Se levam informações dos outros para você, muito provavelmente também falam de você aos outros. Fique atento.

4. Saiba selecionar as pessoas com quem convive

Por fim, esteja sempre atento aos sinais de cinismo nas pessoas com as quais você convive. Nem sempre podemos selecionar quem faz parte de nossas vidas, como chefes, colegas de trabalho ou familiares. No entanto, você pode escolher o grau de intimidade que terá com essas pessoas. Portanto, esteja sempre atento ao comportamento e às palavras daqueles que fazem parte de seu convívio e jamais se exponha mais do que o necessário. Saiba bem em quem confiar.

As origens históricas do cinismo trazem grandes aprendizados. Por meio dessa corrente filosófica da Grécia Antiga, uma vida de simplicidade e de combate ao consumismo e à corrupção da época veio à tona, denunciando toda hipocrisia e elitismo do momento.

Com o passar do tempo, porém, a definição de “cínico” sofreu alterações, passando a designar aquelas pessoas que defendem determinadas ideias, mas cujas atitudes revelam o oposto. São pessoas hipócritas, sarcásticas, debochadas e pouco confiáveis. Indivíduos com os quais é bom e necessário ficar atento.

Se você gostou das reflexões acima, não se esqueça de deixar seu comentário aqui no blog. Será que você conhece algum cínico? Será que você também é cínico em algum momento? Deixe suas respostas e não se esqueça de compartilhar este artigo com quem mais possa se beneficiar deste conteúdo em suas redes sociais.