Trabalhar com alguém de personalidade narcisista é sempre complicado, mas quando a pessoa em questão é o seu chefe, isso se torna ainda mais desafiador. Compreender as engrenagens que movem o comportamento destoante dessa pessoa e conseguir mantê-la “sob controle” é essencial nesse processo de convivência e sobrevivência diária no escritório. Por isso, embora seja um pouco desafiador, não é impossível manter uma relação positiva e um ambiente favorável.

Neste artigo, você vai compreender melhor os traços de uma personalidade narcisista, de modo que possa identificá-la. Além disso, vai entender como é possível relacionar-se com as pessoas que apresentam essa característica, inclusive lidando com um chefe que possa ser assim. Continue a leitura e saiba mais sobre o tema!

Quais são as principais características da personalidade narcisista?

Pessoas que recebem a classificação de narcisistas são aquelas que não aceitam críticas (mesmo que construtivas), que acreditam que nunca estão erradas e que consideram que as decisões da empresa devem ser tomadas de acordo com a sua visão e o seu bem-estar. Uma forma de perceber que o chefe tem uma personalidade narcisista é observar como ele age quando um funcionário da sua equipe começa a se sobressair por desempenhar bem as tarefas que lhe cabem.

Para um narcisista, não há nada pior do que sentir que outra pessoa está “tirando” a sua atenção e o seu foco. Nesses casos, o gestor passa a ter uma conduta desagradável com esse funcionário, em vez de parabenizá-lo pelo seu desempenho. Em geral, os narcisistas são pessoas egocêntricas que não conseguem visualizar situações em que não estejam no centro das atenções. Um narcisista considera que tem as melhores qualidades e que, por isso, deve ser reconhecido e admirado por todos.

Como lidar com quem tem esses traços?

Para quem identificou no próprio chefe uma personalidade narcisista, selecionamos algumas dicas de como lidar com ele de forma precisa e inteligente.

1.Dê atenção ao chefe narcisista

Pessoas com inclinação narcísica necessitam de atenção, e você pode se preservar desse chefe nocivo desenvolvendo um relacionamento amistoso com ele. Porém, fique atento para não se tornar o que os outros membros da equipe podem definir como bajulador, o conhecido “puxa-saco”. Ter uma relação boa com alguém não significa ignorar as suas atitudes negativas e defendê-las para aqueles que sofrem com elas.

PSC

É apenas uma questão de dar atenção ao chefe. Responda às suas solicitações, dê satisfações sobre o seu trabalho e mantenha-o bem-informado acerca do que você estiver fazendo. Assim, ele sentirá que você está atento às solicitações dele, e não ficará cobrando um posicionamento seu a todo instante.

3. Não fique chateado por não receber crédito pelo trabalho

Um chefe com personalidade narcisista jamais reconhecerá o trabalho da sua equipe, pois estará ocupado demais puxando as glórias para si mesmo. Para manter o emprego e não se tornar um profissional amargo, não dê tanta importância a esse comportamento, uma vez que outras pessoas da empresa certamente sabem que o seu chefe não faz tudo sozinho e reconhecem o seu trabalho árduo e dos colegas.

Nesse sentido, é importante que a própria equipe seja unida e que os colaboradores reconheçam e congratulem os trabalhos uns dos outros. Se o chefe não valorizar o seu trabalho, isso não quer dizer que ninguém o esteja percebendo. Além do mais, não leve isso para o lado pessoal, pois a pessoa narcisista age dessa forma com todo mundo, OK?

3. Inspire-se na sua coragem e desbrave os seus desafios

O grande segredo para quem está diante de uma personalidade narcisista e como lidar com ela é entender que nem todas as características precisam ser, necessariamente, negativas. Indivíduos que apresentam traços narcisistas tendem a ser mais corajosos diante de situações difíceis porque apresentam elevada autoestima.

Você pode se inspirar nessa capacidade para também alimentar, equilibradamente, a sua autoconfiança e seguir em frente, mesmo com obstáculos. No começo, pode ser muito complicado se adaptar ao comportamento de uma personalidade narcisista, mas, com o tempo, você aprende a contornar as atitudes que o desagradam.

4. Fortaleça a sua autoestima e limite a interação com esse chefe

Conviver com uma pessoa narcisista, que “pega” todos os créditos para si, pode provocar algumas crises de autoestima. Como ela não valoriza as suas habilidades e competências, você pode acabar desenvolvendo uma imagem negativa sobre si mesmo, ainda que não corresponda à verdade. Por isso, mantenha sempre a autoestima em dia, lembrando-se continuamente dos seus valores, da sua inteligência, da sua força e de todas as suas qualidades. Cuidar da sua saúde mental é a melhor defesa!

Além disso, tente limitar a sua exposição diante de um chefe narcisista. É importante desenvolver certo bloqueio emocional para que você não se sinta “atacado” pelos comportamentos ríspidos ou egoístas do indivíduo. Por fim, evite expor-se demais diante dele, especialmente no que diz respeito às suas fraquezas. Ele pode tentar tirar proveito disso sem compaixão. Tente estabelecer alguns limites e não se exponha muito. Se quiser desabafar, faça isso com algum colega da sua confiança.

Lidar com um chefe de personalidade narcisista é um desafio. Muitas vezes, as pessoas preferem trocar de departamento e até mesmo de emprego a conviver com um gestor com esse perfil. Contudo, enquanto não houver essa possibilidade, procure colocar as orientações acima em prática para conviver com essa pessoa da melhor forma possível!

E você, querida pessoa, já precisou lidar com chefes ou colegas narcisistas? Como foi essa experiência? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas reflexões a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!