A autoconfiança no trabalho é, sem dúvida, uma das competências mais necessárias para o sucesso de qualquer profissional. Confiar em si mesmo, nas suas ações, nas suas ideias e nos seus projetos é um grande passo para a conquista de bons resultados dentro do meio organizacional.

A autoconfiança nos permite propor soluções e projetos inovadores, ser criativos e pensar fora da caixa. Além disso, ela nos leva a produzir mais e com maior qualidade e, ainda, nos auxilia na conquista de metas e objetivos cada vez maiores em qualquer contexto.

No entanto, convenhamos que nem sempre é fácil ser autoconfiante. Há momentos em que a insegurança bate, e nós não nos sentimos tão capacitados para enfrentar os desafios que a vida coloca no nosso caminho. Por isso, convidamos você para a reflexão a seguir, que contém 4 lições para auxiliá-lo no desenvolvimento dessa característica. Preparado? Então, siga em frente e saiba mais!

MAS O QUE SIGNIFICA AUTOCONFIANÇA?

É importante lembrar que, antes de desenvolver essa habilidade no ambiente corporativo, ela precisa estar arraigada dentro de nós mesmos em todos os contextos. É algo que deve vir de dentro para fora.

Segundo o dicionário, a palavra autoconfiança significa confiança em si próprio. Trata-se do ato de estar seguro de si mesmo, suas convicções, pensamentos e opiniões sem se deixar levar por fatores internos ou externos, como baixa autoestima, frustrações pessoais e/ou profissionais, desilusões, acontecimentos negativos, timidez, entre outras coisas.

Ao contrário do que muitos pensam, a autoconfiança pode sim ser desenvolvida por qualquer pessoa, independentemente da sua personalidade, da sua formação acadêmica, das suas experiências de vida, da sua área de atuação, entre outras variáveis.

PSC

A autoconfiança só é possível se você está de bem com
a vida. Quer saber em qual nível está a
sua felicidade? Clique aqui

LIÇÕES PARA CONQUISTAR A AUTOCONFIANÇA

Diante de tamanha importância, é importante ter recursos que fortaleçam a nossa confiança em nós mesmos nas mais diversas situações do dia a dia. Dessa forma, confira na sequência algumas lições poderosas que podem ajudar você a conquistar a autoconfiança tão desejada.

1.  RESSIGNIFIQUE O PASSADO

Um dos maiores obstáculos da autoconfiança são os eventos negativos que acontecem na vida das pessoas e que afetam as suas emoções. Quer um exemplo disso? Um profissional que propõe um projeto que não é bem aceito pela empresa em que atua pode se sentir desmotivado e desencorajado a propor uma nova ideia futuramente, não é mesmo? Ou um colaborador de uma empresa que toma a iniciativa de iniciar um trabalho que não obtém bons resultados, por exemplo, dificilmente se sentirá seguro para tentar novamente.

Nesse sentido, é importante lembrar que nenhum de nós é perfeito. Grandes nomes no mercado erraram muito antes de conquistar o lugar em que estão hoje. Por isso, esta é uma dica valiosa: independentemente do que tenha acontecido na sua vida, como um evento frustrante ou uma decepção, não deixe que isso interfira no seu futuro, naquilo que você ainda pode fazer. Um erro não condiciona outro erro. Um erro ou uma decepção, na verdade, pode tornar você ainda mais forte.

Portanto, procure extrair aprendizados das suas falhas e ressignifique todas as situações que o desapontaram e o deixaram inseguro. Tente de novo, quantas vezes for preciso. Errar faz parte da trajetória de sucesso de qualquer profissional. Não se trata do oposto da vitória, mas apenas de uma das etapas da caminhada.

2.  EQUILIBRE as SUAS EMOÇÕES

Outra dica valiosa para conquistar a autoconfiança, seja na vida pessoal, seja na vida profissional, é lidar com as emoções. No dia a dia de trabalho, estamos fadados a lidar com diversos tipos de situações — algumas que poderemos lidar de forma tranquila e outras que talvez exijam de nós maior controle emocional e maturidade, como um problema interno, uma crise, uma queda nos resultados, entre outras situações adversas.

Por esse motivo, é importante lidar de forma positiva com os nossos sentimentos, sem deixar que eles atrapalhem ou influenciem o nosso trabalho. Se algum projeto não foi bem sucedido, por exemplo, não se deixe abater. Pelo contrário, verifique o erro e tente novamente, de forma melhor. Utilize as suas emoções a seu favor, prestando atenção ao que elas querem dizer a você, mas sem permitir que elas dominem tudo o que você faz.

3.  ELIMINE A BAIXA AUTOESTIMA

A baixa autoestima é um malefício que acomete centenas de profissionais, e eliminá-la é essencial para a conquista da autoconfiança. Por isso, avalie a si mesmo e pense em todas as suas qualidades, competências, valores, conhecimentos e talentos que fazem de você um profissional extraordinário.

Com certeza, se os colocarmos em uma balança, os seus pontos positivos superarão os pontos de melhoria, não é mesmo? E as características ruins são só uma oportunidade de mudar, se transformar, de inovar. Reflita sobre o passado. Pense nas dificuldades que você superou. Tudo parecia perdido, mas aqui está você, não é mesmo? Graças à sua competência. Portanto, lembre-se dela e valorize-se!

Elimine pensamentos destrutivos, como: “Não vou conseguir”, “Não está bom”, “O projeto do fulano é melhor”, “Beltrano é melhor do que eu” etc. por “Eu posso”, “Eu consigo”, “Eu sou capaz”, “Sou um profissional de sucesso”.

4.  AVALIE COMO O OUTRO o vê

Outro exercício interessante para estimular e exercitar a autoconfiança está em verificar como as outras pessoas o veem. Isso mesmo! Peça para as pessoas ao seu redor, como familiares, amigos, supervisores ou mesmo colegas de trabalho dizerem o que pensam a seu respeito.

Tenho convicção de que você ficará surpreendido com características positivas que nem mesmo você imagina que tem. Apenas certifique-se de não depender da aprovação alheia para sentir-se bem. É algo a se fazer de vez em quando, mas o importante é que você confie em si mesmo, Ok? Lembre-se: você é muito melhor do que imagina! Deixe que essa frase entre na sua mente e permaneça no seu coração. Assim, o desenvolvimento da autoconfiança será uma questão de tempo!

E você, ser de luz, se considera um profissional autoconfiante? Quais outras dicas você considera importantes para conquistar a autoconfiança? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!