Você já sentiu um cansaço tão intenso a ponto de não ter forças nem mesmo para caminhar até sua cama? E, quando conseguiu, acordou no dia seguinte com a mesma sensação de fadiga da noite anterior? Saiba que isso pode ser um sinal de cansaço emocional e é importante manter atenção aos sintomas para que o quadro não se agrave. Quando a mente dá sinais de esgotamento, é necessário buscar soluções para evitar que resulte em doenças, como ansiedade, depressão, gastrite, refluxo e hipertensão.

O Que é Cansaço Emocional?

O cansaço físico é um estado pelo qual o corpo humano passa após realizar atividades intensas por um longo período. É natural se sentir cansado fisicamente após realizar uma longa caminhada ou corrida, de carregar objetos pesados ou passar horas em pé, por exemplo. Nesse caso, basta se deitar por algumas horas para que o corpo renove as suas energias e esteja recuperado.

Em se tratando do cansaço emocional, as sensações são um pouco diferentes, como irritabilidade, desânimo, apatia e total falta de disposição. Mesmo após descansar durante horas, esses sintomas costumam permanecer. Ao perceber esses sinais em uma pessoa próxima, ou mesmo em seu próprio comportamento, é muito importante procurar ajuda profissional, para que seja definido o tratamento adequado para o caso.

O Coaching é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano!
Conheça mais sobre essa metodologia,acesse
“Tudo Sobre Coaching”!

Sintomas do Cansaço Emocional

Os sintomas do cansaço emocional são bastante característicos e demonstram que há algo que precisa ser verificado. Em estágios mais avançados, eles podem causar, até mesmo, intensas dores físicas. Conheça os principais:

Fadiga Incessante: não importa o quanto tempo descanse, a sensação de fadiga permanece e parece aumentar cada vez mais. É algo bem diferente do cansaço que se sente após realizar atividades de esforço físico.

PSC

Insônia: apesar de o cansaço ser intenso, os pensamentos o impedem de pegar no sono. Quando parece que vai conseguir dormir, surge uma nova preocupação e isso se torna cada vez mais frequente.

Choro Fácil: situações simples do cotidiano como derrubar algo no chão, se tornam motivo para choro. Isso acontece porque o esgotamento emocional faz com que a pessoa perca a capacidade de discernimento para diferenciar coisas banais de outras mais graves.

Desinteresse: quando o esgotamento emocional é grande ele gera desinteresse, fazendo com que o indivíduo não consiga se animar com nada, mesmo com coisas que, em seu estado normal, goste muito.

Irritabilidade: a irritação excessiva com coisas banais também pode ser outro sintoma de cansaço emocional. Um exemplo comum é ter uma reação exagerada porque um colega de trabalho está fazendo barulho.

Desmotivação: o indivíduo demonstra não ter motivos para agir. Isso pode se manifestar, principalmente, com a falta de cuidados com a aparência e higiene. A alimentação e a produtividade no trabalho são outras áreas que costumam sofrer alterações.

Manifestações Físicas: além dos sintomas relacionados à mente, o cansaço emocional pode gerar algumas manifestações físicas, como dores de cabeça e pelo corpo, falta de ar e sensação de desmaio.

Causas do Cansaço Emocional

Existem alguns fatores que podem desencadear no cansaço emocional e eles estão ligados, principalmente, com a forma com a qual cada indivíduo lida com os problemas. Saiba quais são as principais causas.

Pressão Psicológica: indivíduos que estudam e trabalham ou sofrem muitas cobranças de chefes e familiares, se não estiverem psicologicamente preparados, podem sofrer uma grande pressão e desenvolver um quadro de cansaço mental. O excesso de responsabilidades, aliado à uma grande cobrança, seja ela externa ou interna, é um dos principais fatores que gera esse tipo de estafa.

Acúmulo de Responsabilidades: aqueles que sentem dificuldade para dizer “não” têm grandes chances de acumular mais responsabilidades do que podem dar conta, resultando em um grande cansaço emocional. Trata-se de uma situação comum entre pessoas que querem sempre agradar aos outros ou que são centralizadoras e querem fazer tudo sozinhas.

Desequilíbrio das Emoções: quando uma pessoa não se conhece verdadeiramente, não consegue controlar suas emoções. Com isso, os sentimentos entram em conflito e geram reações desproporcionais da realidade, o que pode resultar em um quadro de cansaço mental.

Dicas Para Vencer o Cansaço Emocional

Além de buscar tratamento adequado para o cansaço emocional, existem algumas atitudes que podem te ajudar a resolver o problema e evitar que ele volte a se manifestar. São ações simples, mas que podem agregar ao tratamento e torná-lo mais eficaz.

Autoconhecimento

Se conhecer é o primeiro passo para desenvolver a chamada inteligência emocional e aprender a lidar melhor com o que sente, além de saber como blindar a sua mente de pensamentos negativos e elementos externos. O autoconhecimento te mostrará que é possível se manter bem e feliz mesmo quando as pessoas ao seu redor dizem o contrário.

Organização

Levar a vida de forma mais organizada é outro ponto bastante importante, e isso inclui tanto os ambientes, como a sua casa e local de trabalho, por exemplo, quanto a rotina de compromissos. Saber onde está o que procura e que tarefas precisa realizar em cada dia irão fazer uma grande diferença e trarão mais tranquilidade para o seu dia a dia.

Relaxamento

Encontrar atividades que relaxem a sua mente é outra forma de tratar e evitar o cansaço emocional. Os exercícios físicos estão entre as opções mais indicadas por especialistas, pois, além de promover o bem-estar mental, são ótimos para a saúde do corpo. Os benefícios também incluem melhores noites de sono e prevenção de diversas doenças, como o diabetes e hipertensão arterial.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Saber Dizer Não

Uma palavra tão simples e curta, mas que muitos têm dificuldade de dizer. Saber quando é necessário falar “não” é indispensável para viver de forma plena e tranquila. Isso envolve conhecer os seus limites e saber quando precisará negar algo, seja por não ter condições de realizar ou porque trará algo negativo para sua vida.

Depois de saber mais a respeito do cansaço emocional, permita-me fazer o seguinte questionamento: Em uma escala de 0 a 10, o quanto sua mente demonstra estar cansada? Você se identificou com alguma das características que citei? Reflita sobre isso e, se precisar se dê um tempo para relaxar!

Ao perceber qualquer um dos sintomas do cansaço emocional, procure ajuda e busque um tratamento adequado para lidar com seu problema. Saber identificar os sinais é fundamental para encontrar soluções e levar uma vida de forma equilibrada e feliz. Lembre-se que a saúde é o nosso maior tesouro, então a preserve e cuide bem do seu corpo e da sua mente.

Copyright: 670178659 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes