Pikselstock/Shutterstock Ter mais tempo para se dedicar às pessoas que ama é um dos objetivos dos empreendedores atuais

Recentemente vi uma pesquisa da Endeavor Brasil, sobre a Cultura Empreendedora, em nosso país, e um ponto me chamou bastante atenção. Segundo o estudo, 73% dos entrevistados querem mais qualidade de vida, ou seja, ter mais tempo para si mesmo, para aproveitar a vida, fazer o que gostam e estar ao lado das pessoas que amam.

Esta visão vai à contramão do que víamos alguns anos atrás e mostra uma mentalidade nova, trazida também por uma nova geração de empresários e profissionais. Se antes, muitos acreditavam que deviam se dedicar 24 horas ao seu negócio e deixar tudo de lado, até obter os resultados que pretendiam, hoje, a palavra de ordem é equilíbrio.

Mudança e Qualidade de Vida

Por mais importante que seja realizar seus sonhos e empreender uma empresa de sucesso, o empreendedor de hoje não quer mais deixar sua família, amigos e sua vida pessoal num canto. Muito pelo contrário, o ambiente ideal para ele é onde suas responsabilidades e desejos podem ser conciliados e onde possa exercer integralmente seus diversos papéis e estar mais feliz e satisfeito.

O que isso quer dizer? Somos seres integrais, múltiplos e, como tal, desejamos ter uma vida plena, onde caiba um sonho dentro de outro e, não, um de cada vez. Esta é uma geração de empreendedores que viu seus pais batalharem para oferecer-lhes o melhor e, que muitas vezes, não pode contar com eles em momentos importantes de sua vida.

Como herança desta experiência, além de ressaltar a importância do foco, comprometimento e dedicação ao trabalho; ficou também a vontade de fazer diferente deles e de buscar criar um contexto novo; onde os sonhos, desejos, metas e objetivos, pessoais e profissionais, possam estar alinhados e sejam mais congruentes com a vida que pretendem ter.

Assim, o empresário de hoje é aquele que também se permite tirar férias com sua família, ter momentos de lazer com seus amigos e um tempo para cuidar de si mesmo, sem sentir-se culpado ou achar que está negligenciando sua empresa. Este equilíbrio é o que renova suas energias e ideias, aumenta sua autossatisfação, o senso de propósito e reforça sua missão de vida.

PSC

Ter mais qualidade de vida é compreender podemos usar todas as evoluções à nossa volta para evoluir também e sem ter que abrir mão de viver nossa vida de forma plena e completa. Esta visão faz toda diferença para que o empreendedor sinta-se mais completo e possa construir uma história de vida extraordinária em todos os sentidos. E você, como está levando sua vida?