Temos muito a aprender com a trajetória de outras pessoas e, pensando nisso, hoje vou contar a você a história de um empreendedor de grande sucesso, que começou de forma despretensiosa e hoje tem um negócio que fatura milhões. Trata-se de Luiz Quinderé, criador do Brownie do Luiz, que está presente em vários pontos de venda espalhados nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, além de estar disponível online para todo o Brasil. Continue acompanhando e conheça essa história fantástica!

A História do Brownie do Luiz: O Lanche da Escola Que Virou Negócio

Tudo começou em 2005, no Rio de Janeiro, quando Luiz tinha apenas 15 anos de idade e estava iniciando o ensino médio. Ele tinha o costume de levar para lanchar fatias de brownie que fazia em casa. Para quem não conhece, trata-se de um tipo de bolo de chocolate tradicional dos Estados Unidos que tem a massa mais densa e úmida do que a versão tradicional, bastante semelhante a outro doce americano, o cookie.

Voltando à história do Luiz, ao experimentarem o bolo, seus colegas se encantaram e começaram a pedir que ele fizesse para vender. O pedido foi aceito e sua clientela foi aumentando cada vez mais entre os alunos da escola. Com o fim do ensino médio, o jovem deu início ao curso de administração na PUC Rio. Lá, continuou vendendo seus brownies e conquistando cada vez mais admiradores do saboroso bolo de chocolate.

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Com o passar dos anos e o crescimento das vendas, ele percebeu que poderia vender para mais pessoas, em vez de continuar apenas no seu círculo de convivência. Passou, então, a fazer entregas em bairros próximos, usando sua bicicleta. Além de entregar diretamente ao consumidor final, Luiz começou a fornecer para estabelecimentos que revendiam o produto.

O grande divisor de águas da história do Brownie do Luiz aconteceu em 2011, quando ele recebeu um convite para ir até o programa Mais Você da Rede Globo. Lá, ele compartilhou sua receita com a apresentadora Ana Maria Braga e seus milhões de telespectadores. E, se você pensou que ele foi louco de dividir sua receita de sucesso se enganou, pois isso fez com que as vendas aumentassem significativamente.

A Expansão do Negócio

PSC

Com o aumento da demanda, Luiz percebeu que havia a necessidade de aumentar sua produção. Então, deixou de produzir em casa, mudou-se para uma cozinha maior, contratou funcionários e passou a produzir muito mais, superando o número de dez toneladas mensais. Isso permitiu que ele lançasse novos produtos, como brownies recheados de diversos sabores, embalagens para presente e uma série de novidades.

Uma sacada genial do jovem empresário foi pensar em uma forma de aproveitar as sobras laterais que ficam na forma após as fatias de brownie serem cortadas. Aproveitando a embalagem tradicional de seu produto principal, as latas, ele criou o que nomeou como “Veneno da Lata”, numa referência à canção de mesmo nome da cantora carioca Fernanda Abreu, exatamente utilizando essas sobras, que são tão deliciosas quanto o bolo, porém, têm uma consistência mais crocante.

Diferenciais do Brownie do Luiz

O sucesso do Brownie do Luiz pode parecer inexplicável para alguns, porém, basta analisar um pouco mais todo o negócio para encontrar os diferenciais responsáveis pelo seu crescimento. Veja, a seguir, os principais pontos que transformaram o bolo que um estudante preparava para levar como lanche na escola em uma empresa que fatura milhões por ano.

1 – Produto Sem Conservantes

É perceptível a constante busca por produtos mais saudáveis e livres de conservantes artificiais. E o Brownie do Luiz segue exatamente essa linha, pois, mesmo com o aumento da produção, continuou sendo feito de forma artesanal. No site da empresa é possível ver claramente o aviso de validade dos produtos, que é de 15 dias. Assim, o cliente sente que está saboreando uma sobremesa caseira, como se tivesse sido preparada por alguém da família, e isso é muito bem recebido nos dias de hoje.

2 – Inovação Constante

Apesar de o brownie tradicional ser um grande sucesso, Luiz Quinderé jamais se acomodou com um único produto. Prova é a quantidade de opções que a sua marca disponibiliza hoje. São opções recheadas de sabores diversos, embalagens diferentes, além de outros doces que podem ser consumidos juntamente com o brownie e deixá-lo ainda mais saboroso, como a pasta de amendoim e o brigadeiro. Isso sem contar no “Veneno da Lata” que citei anteriormente, que aproveita sobras e elimina desperdícios sem perder a qualidade.

3 – Comunicação Com o Público

Por ser um rapaz jovem, a marca já nasceu com essa identidade, o que faz com que o público tenha uma identificação instantânea. Com isso, a identidade visual, o modo de dar nome aos produtos e de se comunicar com o público, valorizam a marca e a tornam desejada. Isso sem contar na presença constante do fundador da empresa, que o aproxima dos clientes e cria uma conexão poderosa.

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4 – Parcerias de Sucesso

As parcerias são mais um aspecto bastante interessante do Brownie do Luiz. No site da empresa é possível ver mais de 20 projetos que unem a marca a várias outras, dando origem a doces muito especiais. Um exemplo disso é a junção do tradicional Brownie com uma casa especializada em tortas, resultando em uma deliciosa mistura dos produtos de ambos. Além disso, existe a parceria com a apresentadora Bela Gil, voltada para o público que busca por alimentos orgânicos.

5 – Preocupação Ambiental

Outro diferencial da empresa Brownie do Luiz envolve a preocupações com as questões socioambientais. Toda a produção é pensada para diminuir os impactos ao meio ambiente e, em 2019, a companhia firmou o compromisso perante os seus consumidores de mudar algumas práticas em relação ao tratamento dos animais que fornecem seus principais ingredientes, como leite e ovos. Até 2025, os ovos utilizados serão de galinhas criadas soltas.

Incrível, não é mesmo? Uma história verdadeiramente inspiradora e que merece ser compartilhada. Que lições acha que pode aprender através da trajetória desse jovem empreendedor? Deixe o seu comentário abaixo e aproveite para compartilhar o artigo com aquele seu amigo que sonha em abrir o próprio negócio!

 

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