sol-beneficios

Benefícios do Sol em Nossa Vida

Por: José Roberto Marques | Blog

Conhecido como o astro rei, o sol é um elemento essencial para que haja vida na Terra. Muito se ouve falar a respeito dos perigos do excesso de exposição aos raios solares, porém, devemos nos lembrar, também, dos benefícios do sol em nossas vidas, que são bastante importantes. Continue acompanhando e saiba como a luz solar é capaz de impactar positivamente a nossa saúde e promover o bem-estar.

7 Benefícios do Sol Pelos Quais Devemos Ser Gratos

Os povos antigos de muitas culturas utilizavam o sol para curar diversos tipos de doenças e se manterem saudáveis. Porém, com o passar do tempo, uma grande parcela da população começou a se expor de maneira excessiva, o que fez com que discussões sobre os perigos que ele pode oferecer se tornassem mais frequentes do que as informações em relação aos seus benefícios.

Para que você possa conhecer melhor o lado positivo do sol, preparei uma lista com sete dos principais benefícios que ele é capaz de proporcionar, confira.

Quer vivenciar uma oportunidade extraordinária na sua vida?
Acesse o meu curso “Introdução ao Coaching”,
é um presente!

1 – Produção de Vitamina D

Atualmente, grande parte das pessoas têm deficiência de vitamina D, o que pode ser resolvido através da exposição correta ao sol. É através da incidência de seus raios que o corpo produz essa substância, que é a responsável por manter a saúde dos ossos e dos dentes, prevenir o câncer e o envelhecimento, fortalecer o sistema imunológico, entre outras funções.

2 – Eliminação de Bactérias

A luz solar é capaz de eliminar as bactérias e, cientes desta informação, os soldados alemães utilizaram a luz solar para desinfetar suas feridas na Segunda Guerra e, assim, curá-las. Essa descoberta foi realizada pelo médico dinamarquês Niels Ryberg Finsen, em 1903, e rendeu a ele o Prêmio Nobel da Medicina.

3 – Auxilia o Tratamento de Certas Doenças de Pele

Pessoas que possuem psoríase, acne e outros tipos de inflamações da pele podem experimentar melhoras através da exposição solar. Contudo, é indispensável que um médico seja consultado, para que verifique cada caso e possa determinar como o paciente deverá se expor, incluindo principalmente o período do dia e a duração.

4 – Ajuda a Reduzir a Pressão Sanguínea

A exposição controlada do sol também pode ajudar a reduzir a pressão arterial e, assim, diminuir as chances de se sofrer de hipertensão. Isso foi descoberto após pesquisadores constatarem que os casos de pressão alta eram menos frequentes no verão e em regiões onde o sol é mais presente durante a maior parte do ano.

5 – Fortalece o Sistema Imunológico

O sistema imunológico é responsável por proteger o corpo de agentes ou moléculas que possam causar doenças. Por ter um papel de grande importância, é necessário buscar mantê-lo sempre forte e uma maneira de fazer isso é se expondo ao sol durante cerca de 15 a 30 minutos por dia. Assim, pode ocorrer o aumento dos glóbulos brancos, que desempenham um papel importante na defesa do organismo.

6 – Melhora a Função Cerebral

A luz do sol tem um efeito direto sobre a glândula pineal do cérebro, que é a responsável por produzir a melatonina, um poderoso antioxidante que é importante para manter a qualidade do sono e ajuda a prevenir a depressão.

Você é feliz?

7 – Melhora o Humor

Você já percebeu que nos dias ensolarados as pessoas tendem a se sentir mais animadas e energizadas? Isso não se deve apenas à aparência do dia lá fora, que é mais bonito e radiante, mas, principalmente, ao fato de que o sol estimula a produção de serotonina, o hormônio responsável pela sensação de bem-estar e felicidade.

Essa é apenas uma amostra de todos os benefícios que o sol pode nos oferecer. Entretanto, mais uma vez ressalto, que como tudo na vida é fundamental optar pelo equilíbrio, porque sabemos que a exposição em excesso pode causar uma série de problemas, incluindo desidratação, câncer de pele, queimaduras, envelhecimento precoce, melasmas, entre outros.

5 Dicas Para Desfrutar dos Benefícios do Sol de Forma Saudável

Para te ajudar a desfrutar do que de melhor o sol tem a oferecer de forma segura, preparei algumas dicas especiais. Mas, vale lembrar, que é sempre importante consultar o seu médico, para que ele indique as medidas ideais considerando as suas particularidades.

1 – Use Filtro Solar

Quando se trata de sol, um cuidado essencial a ser tomado é utilizar filtro solar diariamente, mesmo em dias nublados e principalmente se for permanecer diretamente exposto. Acessórios como roupas com proteção UV, chapéus e óculos escuros também podem ser bastante úteis no dia a dia daqueles que estão sempre expostos ao sol ou para aproveitar passeios em praias ou piscinas em segurança.

2 – Atente-se aos Horários da Exposição

Antes das dez da manhã e após as dezesseis horas são os períodos considerados mais seguros para se tomar sol, porque são horários em que os raios estão mais amenos. Entretanto, isso não significa que a proteção possa ser dispensada, mas sim que é possível desfrutar de momentos ao ar livre com mais tranquilidade.

3 – Crianças Precisam de Atenção Redobrada

As crianças têm a pele bem mais sensível se comparada aos adultos, portanto, é importante procurar protetores solares específicos que ofereçam a proteção adequada para os pequenos. Além disso, é indicado que se dê preferência para locais com sombra, em que possam brincar sem correr o risco de sofrerem com insolação e queimaduras.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

4 – Mantenha Atenção em Relação ao Tempo de Exposição

O tempo de exposição é outro fator que deve ser sempre considerado, mesmo quando há proteção, pois é o que diferencia o que é saudável do que é prejudicial. Portanto, principalmente quando estiver em momentos de lazer, como em praias e piscinas, em que é comum perder a noção das horas, mantenha sempre a atenção, para que não se exceda e acabe tendo problemas depois.

5 – Mantenha as Janelas e Cortinas Abertas

Por fim, a última dica é para que aproveite dos benefícios do sol mesmo quando estiver dentro de ambientes fechados, como em casa ou no trabalho, por exemplo. Evite manter as janelas e cortinas sempre fechadas e permita que os raios solares adentrem o local. Essa medida simples também pode te proporcionar uma maior sensação de bem-estar e felicidade.

Você já havia ouvido falar a respeito de todos esses benefícios que o sol é capaz de nos proporcionar? Espero que tenha gostado e que compartilhe essas informações para que mais pessoas saibam e utilizem os benefícios do astro rei com sabedoria e moderação.  

 

Copyright: 214015735 – https://www.shutterstock.com/pt/g/vitaminka

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: