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Assuntos Para Conversar Com Colegas de Trabalho: Invista no Relacionamento Pessoal Sem Se Envolver em Polêmicas

Por: José Roberto Marques | Blog | 23 de maio de 2019

Manter uma relação amigável com colegas de trabalho é fundamental para que se sinta bem no ambiente e possa desempenhar todo o potencial que possui. Lembrando que você não precisa se tornar o melhor amigo de ninguém, basta que se relacione de forma cordial e respeitosa, afinal, passará uma boa parte do seu dia na companhia dessas pessoas. Continue acompanhando e saiba como encontrar assuntos para conversar com aqueles que trabalham na mesma empresa que você para promover a união e evitar polêmicas.

Sugestões de Assuntos Para Conversar Com Colegas de Trabalho

Conversar a respeito de assuntos extraprofissionais com colegas de trabalho é importante para manter um bom relacionamento interpessoal. Afinal, falar apenas de temas ligados à empresa o tempo todo torna-se cansativo, principalmente em momentos como as pausas para o café e almoço, confraternizações, entre outros. Contudo, é necessário se atentar para escolher tópicos leves e do interesse de todos, como as sugestões que poderá ver a seguir.

1 – Falar Sobre o Fim de Semana

O fim de semana é um momento que as pessoas costumam aproveitar para relaxar ou realizar atividades pessoais e pode ser interessante começar por aí a puxar um assunto para conversar. Você pode tanto perguntar e falar sobre planos para o próximo sábado quando comentar o que fez na segunda-feira. Dessa maneira, faça algum comentário sobre o que fez ou pretende fazer e dê espaço para que os seus colegas façam o mesmo, são grandes as chances de que o assunto se estenda e possam ter momentos produtivos e agradáveis.

2 – Filmes e Temas Ligados à Cultura Pop

Grande parte das pessoas costuma assistir filmes em seus momentos de lazer, então, pode ser interessante comentar a respeito de clássicos ou de produções que estão em cartaz. Experimente fazer um comentário sobre um filme que queira assistir e pergunte se o colega também gosta do gênero em questão. É interessante, também, falar sobre séries e livros, mas, claro, desde que você se interesse por isso, para que tenha informações relevantes a compartilhar.

3 – Fazer Perguntas Sobre Locais da Cidade

As pessoas, de um modo geral, gostam muito de dar sugestões, assim, pedir dicas sobre restaurantes, parques e outros locais da cidade em que moram pode ser uma excelente ideia. Aproveite, também, para comentar sobre lugares que conheceu e gostou. Essa troca de figurinhas tem grandes chances de ser extremamente rica, porque você poderá realmente se valer das informações obtidas e, claro, construir uma relação amigável com seus companheiros de trabalho.

4 – Comentar Temas da Atualidade

É bastante comum que pessoas comentem sobre temas atuais, que estejam acontecendo na cidade em que moram e no Brasil, o que pode incluir, dentre outros assuntos, esportes, acontecimentos e política. No caso deste último, é necessário tomar alguns cuidados por se tratar de um campo delicado, em que as pessoas costumam ter opiniões divergentes. Desse modo, para evitar problemas, o ideal é focar apenas nos fatos, deixando de lado a sua visão pessoal a respeito.

Você é feliz?

5 – Busque Assuntos nos Detalhes

Muitas vezes, é possível identificar possíveis assuntos para conversar nos detalhes, como em um chaveiro, no roupa que a pessoa está usando, em algo que ela disse. Ao se atentar a isso poderá descobrir, por exemplo, que tem um colega que torce pelo mesmo time de futebol que você, outro que é fã de quadrinhos, que ama livros de ficção científica e assim por diante. Adote o hábito de observar e certamente irá encontrar informações para começar assuntos interessantes.

Que Tipos de Assuntos Devem Ser Evitados?

Assim como falei a respeito de política, é importante tomar cuidado para não entrar em temas espinhosos que gerem discussão ou que possam comprometer a sua reputação na empresa. Jamais fale mal do chefe ou de outros colegas, mantendo sempre uma postura respeitosa em relação a todos. De um modo geral, evite falar de coisas polêmicas, mesmo que seja de indivíduos que nada tem a ver com a empresa.

Dicas Para Se Comportar Durante a Conversa

Além de se atentar aos assuntos a serem abordados, é interessante, também, que mantenha uma postura aberta ao diálogo, para que ofereça uma companhia agradável aos colegas. Confira algumas dicas que irão te ajudar nisso.

1 – Demonstre Interesse

Quando se está conversando com uma pessoa, é fundamental que demonstre a ela que tem interesse em ouvi-la. Para isso, faça perguntas e estimule-a a continuar falando. Evite, por exemplo, ficar olhando para o relógio ou celular, concentrando-se completamente a aquele momento.

2 – Saiba Ouvir as Pessoas

Outra forma de demonstrar interesse e, também, boa educação é ouvindo o que o outro tem a dizer, sem apenas esperar a sua vez de falar ou, pior, cortá-lo. Lembre-se que é ouvindo que se tem a oportunidade de conhecer uma pessoa e saber como agir em relação a ela.

3 – Faça Perguntas Abertas

As chamadas perguntas abertas são aquelas que dão espaço para respostas mais amplas e que não se resumem apenas a sim ao não. Nesse sentido, ao invés de perguntar “descansou bastante no fim de semana?”, prefira falar “Como foi seu fim de semana, o que fez de bom?”. Assim, seu interlocutor dará respostas completas que poderão se transformar em brechas para outros temas.

4 – Compartilhe Experiências

Quando alguém te contar algo e você tiver alguma experiência relacionada ao assunto que possa acrescentar, compartilhe-a também. Apenas tome o cuidado de não desmerecer a outra pessoa, contando alguma vantagem em relação a algo ruim que ela tenha vivido. Tenha a consciência de que a intenção desses comentários é acrescentar à conversa e não se mostrar superior.

5 – Perceba Quanto o Interlocutor Não Estiver Interessado em Conversar

É perceptível quando a outra pessoa não está interessada em continuar o papo, basta que tire o foco de si mesmo e a observe. Quando isso acontecer, encontre uma forma de encerrar o assunto, mas sem se chatear ou levar para o lado pessoal e desistir de construir um bom relacionamento com seus colegas de trabalho. Pense que talvez o outro esteja cansado ou mesmo com problemas pessoais e tente em outra oportunidade.

Quanto melhor for o seu relacionamentos com seus colegas de trabalho, mais à vontade irá se sentir no ambiente, tornando-o bastante propício para o desenvolvimento e a evolução. Portanto, faça a sua parte e contribua para a construção de um clima organizacional harmônico e positivo para todos!

 

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