Pressmaster Possibilidades do Coaching

Cada vez mais o coaching vem se difundindo no mundo, isso deve a sua capacidade de auxiliar pessoas a alcançarem objetivos, mudanças e transformações em vários âmbitos da vida, seja ela profissional, pessoal, familiar e até espiritual. Este processo ajuda ocoachee a alcançar os resultados planejados, e também a dar passos mais largos rumo ao seu desenvolvimento como um todo.

Todo ser humano nasce com a capacidade inata de crescer e amadurecer, o que nos leva, quando nos aprimoramos, ao que chamamos de auto realização. O processo de desenvolvimento humano acontece naturalmente o tempo todo e parece não ter fim. Porém não são todas as pessoas que conseguem trilhar a própria jornada de crescimento, uma vez que esta precisa ser uma ação consciente, é preciso ser fruto de um processo estruturado, capaz de fazer com que a pessoa tome decisões e faça escolhas assertivas.

Um processo de coaching precisa ser acompanhado, inevitavelmente, pela ação consciente e comprometida do coachee, ou então será apenas uma fonte de frustração. Cada nova competência adquirida é um objetivo alcançado. O processo de Coaching é uma importante ferramenta que apoia e intensifica o processo de desenvolvimento. É uma forma de suporte de um profissional preparado para aumentar a sua consciência sobre o seu potencial, oportunidades e desafios afim de que você continue a sua caminhada rumo à realização do seu objetivo.

Além disso, o Coaching ainda oferece ferramentas que ajudam a identificar essas novas oportunidades enxergando além das limitações, o que aumenta a sua capacidade de ação além de te dar o suporte necessário em um processo que requer energia e dedicação.

Com as técnicas de Coaching você pode:

  • Treinar pessoas através de seus potenciais, habilidades e competências.
  • Identificar metas e estabelecer uma programação clara para atingir mudanças.
  • Construir relações de confiança.
  • Obter técnicas e ferramentas para treinar profissionais e equipes vencedoras.
  • Desenvolver sua capacidade de raciocínio e descobrir como reprojetar estratégias pouco eficazes.
  • Alcançar o sucesso em uma atividade atraente e rentável.
  • Viver de acordo com seus valores mais profundos.
PSC

Destaco duas modalidades de Coaching presentes nas organizações:

Coaching Executivo

Europa e Estados Unidos já conhecem os benefícios do Coaching, onde as empresas usam com frequência esse tipo de Coaching afim de potencializar a performance de seus profissionais de alto escalão, o Coaching Executivo.

Mas esses resultados vão ainda mais além, o processo instaura nos executivos o fortalecimento de suas crenças motivadoras, eliminando as crenças limitantes, aumentando a autoestima e seu poder de decisão.

Os objetivos do Coaching Executivocompreendem ainda o desenvolvimento da liderança, competências de gestão, melhora nas relações interpessoais, motivação, foco, além da aceleração dos resultados e do alinhamento sistêmico desse profissional com a cultura organizacional.

Outro grande benefício do Coaching Executivo é estimulá-lo a oferecer todo o seu potencial, sem se desgastar, através do seu desenvolvimento contínuo.

Coaching de Grupo

A primeira diferença do Coaching de Grupo está na sua forma e na amplitude da técnica de condução a ser utilizada, o que reserva limites e melhorias. O limite está no menor aprofundamento pessoal que a situação de grupo exige, já que existem um número considerável de pessoas envolvidas. A condução do Coaching em Grupo exige maior maturidade e experiência do Coach, que terá que trabalha, ao mesmo tempo, de forma homogênea e individual.

O ganho é considerável já que a troca de experiências e posicionamentos individuais é um ponto alto do processo, sendo que fazem parte do todo, otimizando as relações.

Seja qual for a modalidade escolhida passar por um processo de Coaching requer disponibilidade e dedicação. O Coaching pode te ajudar, pois ele é uma ferramenta que faz com que você veja além do que está só a sua frente, e assim, você consegue traçar melhor metas e objetivos afim de alcançar os melhores resultados.

Convido você a vivenciar essa experiência maravilhosa, e aproveitar o máximo que essa jornada tem a oferecer.

Gostou do meu artigo? Quer contribuir com mais alguma informação? Deixe seu comentário e compartilhe nas redes sociais.