Aprender a aprender é a grande Sacada da Vida. Aceitar os fatos, pessoas e acontecimentos como são, é um dos maiores aprendizados vida e uma das maiores contribuições que podemos dar a nós mesmos em nossa Jornada de Evolução Pessoal. A aceitação pode causar sensação de paz, entendimento, compaixão e amor. Já a Não Aceitação pode causar desconexão, sofrimento, dor, necessidade de comparação, crítica e julgamento.
Devemos sempre nos lembrar de nunca nos esquecer que qualquer experiência pela qual passamos na vida, seja ela boa ou não tão boa assim, servem de aprendizado.
Ouso dizer ainda que não existem experiências positivas ou negativas, porque ainda que possamos chama-las de experiências boas ou não tão boas assim, todas elas são positivas no sentido de que sempre tiramos lições dessas situações e isso é muito positivo.
Aprendemos até mesmo com a mais dolorosa das situações, aliás, a dor nos ensina muito mais, porque temos a chance de agir diferente em uma próxima situação, e nas tentativas, entre acertos e erros, adquirimos muito mais experiência, pois aprendemos a melhor forma de lidar com uma situação ou com uma pessoa, e também aprendemos na prática como e o que não devemos fazer.
A vida terrena nos foi concedida por Deus, ou pelo Universo ou aquilo em que cada um acredita para que possamos aprender a caminhar o caminho da evolução espiritual por meio de uma experiência humana. Nossa missão é descobrir e resgatar nossa divindade, é acessar o melhor de nós dentro de nós e expandir nossa consciência afim de nos conectarmos com o Universo e evoluir em nossa essência. Para isso, não existe nada melhor do que a oportunidade de tentar e tentar e tentar novamente até aprendermos a aprender que só se faz o caminho caminhando.
O segredo da vida é estarmos sempre abertos a aprender, experienciar e sentir cada momento, e o mais interessante e extraordinário é que nessa jornada da vida temos a oportunidade tanto de ensinar a aprender, quanto de aprender a ensinar. Não existe a aprendizagem sem a dualidade de aprender e ensinar. Tudo na vida é um canal de mão dupla, por isso tudo aquilo que damos, recebemos de volta na mesma proporção.
Como seres humanos somos curiosos, e temos a estranha mania de querer sempre mais do que aquilo que já conquistamos, mas isso não é ruim quando se trata de aprendizado. Podemos potencializar nosso aprendizado por meio de muita disciplina, determinação, senso de responsabilidade e resiliência para saber lidar com adversidades e fazer o que tiver de ser feito. Nos conectar a essas ações positivas otimiza o processo da evolução do nosso “Eu Maior”.
Um exercício interessantepara iniciar a aplicação e adesão de cada uma dessas ações positivas à nossa rotina é escrever tudo o que nos aconteceu. Isso sugere abrir mão do julgamento e nos ajuda no processo de autoconhecimento em um nível mais profundo. Ao escrever expressamostodas as intenções da nossa alma e quais sentimentos estão acompanhando cada uma dessas intensões.
Não temos o poder de controlar as palavras, ações, percepções e estilo de vida de outras pessoas, mas temos o poder de filtrar e dar o significado ao que ouvimos do outro, sem tomar para nós aquilo que não nos pertence.O único poder que possuímos é o de aprender o que precisarmos aprender com cada situação, por meio da observação e reflexão.
Uma ação que sempre me proponho a realizar antes de dormir para aprender a aprender é me conectar com o Universo e com Deus, porque para mim Deus é Amor, e Amor é a solução e a resposta mais adequada para qualquer tipo de situação. Se Deus não fizer sentido para você, sinta-se à vontade para trocar minhas palavras por aquilo em que você acredita que represente Amor para você.
Para sermos pessoas melhores a cada dia, devemos por Amor em nossas ações e palavras. Essa é a melhor maneira de construirmos nosso futuro.
Se quisermos ter riqueza financeira no futuro, devemos começar a aprender a aprender a melhor forma de poupar dinheiro ou administrá-lo melhor. O mesmo acontece com nosso corpo. Se quisermos ser pessoas melhores no futuro, devemos aprender a aprender a melhor maneira de cuidar de nosso corpo, de nossa mente, de nossa alimentação, de quem somos.
Ninguém gosta de ser comparado e julgado, nem pelos outros e nem por si mesmo, portanto, aprenda a aprender a se Amar, aprenda a aprender a não sofrer, aprenda a aprender a aceitar, aprenda a aprender a perdoar a si mesmo e aos outros.
As pessoas podem até não lembrar o que dizemos a elas, mas sem dúvidas, jamais se esquecerão de como as fizemos sentir. Aprenda a aprender a cultivar bons relacionamentos, seja com os outros ou consigo mesmo. Eles serão essenciais em sua Jornada Evolutiva.
Pensando, Agora, em tudo que acabo de escrever me vem uma pergunta que compartilho para gerar uma reflexão poderosa: O que realmente aprendemos ao aprender?
Qual o verdadeiro poder deste grande presente divino que é o Aprendizado?
Créditos da Imagem: Por Ivan Kovbasniuk – ID da foto stock livre de direitos: 789583474